Lançada em dezembro de 2024, a Plataforma AgroBrasil + Sustentável é a única ferramenta pública, universal e gratuita que visa auxiliar os produtores rurais a se qualificarem para atender às exigências socioambientais do mercado interno e externo.
Foi desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e é regida pela Portaria Mapa nº 745. Está em constante evolução, possibilitando a inclusão de novos serviços.
É o instrumento que o produtor rural pode utilizar para qualificar a sustentabilidade socioambiental da propriedade, auxiliando não só na agregação de valor à sua produção, mas também no processo de comercialização. Isso porque ela reúne, organiza e disponibiliza, em forma de relatório, informações contidas nas bases de dados do Governo Federal, possibilitando uma verificação precisa da situação legal e ambiental da propriedade.
Quem pode acessar?
Produtores rurais, empresas de certificação de programas de sustentabilidade e responsáveis técnicos que são delegados pelos produtores rurais para fazer a qualificação dentro dos serviços disponíveis na plataforma.
Como acessar?
O acesso é gratuito e voluntário por meio do portal universal do Gov.BR. Ao entrar na plataforma, o login é feito por meio do CPF ou CNPJ e senha do Gov.BR. Os dados do produtor são puxados automaticamente de acordo com a base de dados.
Como funciona?
Ao acessar a ferramenta, o produtor rural ou o representante legal vai subir as informações da propriedade. A partir daí, será emitido o relatório de verificação e conformidade, trazendo a situação real dessa propriedade (regularização social e ambiental).
Caso a propriedade tenha alguma inconformidade, ela aparecerá no relatório, permitindo ao produtor rural regularizar a pendência junto aos órgãos competentes
Por que acessar?
O relatório traz para o produtor a possibilidade de descontos nos juros do Plano Safra, a abertura de novos mercados e ganhos, além de maior acesso a políticas públicas de sustentabilidade nacionais e internacionais.
Plano Safra
Propriedades rurais que apresentem práticas de sustentabilidade vinculadas a programas do Mapa têm direito a uma bonificação de 0,5% de desconto nas operações de custeio, conforme a Resolução nº 5152 do Conselho Monetário Nacional (CMN).
As práticas de sustentabilidade para a concessão do desconto são: Produção Integrada Agropecuária, Produto Orgânico e o Programa de Boas Práticas Agrícolas. No dia 13 de fevereiro, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria Interministerial Mapa/MF nº 22, que reconhece instituições certificadoras, Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânica (Opacs) e instituições reconhecidas pelo Ministério.
Após preencher e subir as informações na plataforma, os dados são enviados para a certificadora, que analisa se são verídicos. Com as informações verificadas, o produtor recebe o relatório de conformidade e pode ir até as instituições financeiras para solicitar o desconto.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Proposta torna hediondo crime de roubo de criança e eleva pena de seis para dez anos de prisão
BRASILApostas para a Dupla de Páscoa começam nesta segunda-feira

Riedel ouve coletivo com demandas e sugestões para fortalecer proteção às mulheres

Yuri pede adesão de Dourados ao Programa "Porteira Pra Dentro"
Feriados prolongados em Abril: programe-se para conhecer o Brasil

Zé Teixeira busca infraestrutura para Nova Alvorada do Sul
Projeto prioriza pessoas com câncer na adoção de criança ou adolescente
CAMPO GRANDEMúsico que agrediu jornalista volta ser preso

Mutirão para inclusão leva identidade e título para comunidade indígena

Suspeito de matar homem a facadas em Dourados continuará preso, decide Justiça
Mais Lidas

Clínicas de recuperação para dependentes químicos são fechadas durante operação

Com pista entregue, corrida agora é para atrair companhias aéreas a Dourados

Souza alerta sobre o crescente número de moradores de rua em Dourados e cobra providências
