domingo, 07 de dezembro de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MS

Programa destaca potencial para irrigar 4 milhões de hectares

01 dezembro 2025 - 07h18Por Da Redação

Com potencial para irrigar pelo menos 4 milhões de hectares, o Programa MS Irriga, do Governo do Estado, avança na etapa de capacitações técnicas. A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a Agraer e o Senar/MS realizam no fim de semana o Módulo 1 do curso prático de Fruticultura e Hortaliças, com foco em irrigação. A capacitação ocorre no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande, ministrada pelo instrutor Dr. Victor de Souza Almeida.

O treinamento reúne produtores, técnicos e profissionais para dois dias de atividades voltadas ao aperfeiçoamento de técnicas modernas de irrigação, incluindo dimensionamento de sistemas, manejo e fertirrigação – etapas essenciais para elevar a eficiência produtiva e garantir mais sustentabilidade às cadeias de frutas e hortaliças no Estado.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, ao lado do diretor-executivo da Agraer, Leandro Tortosa, do diretor da Famasul, Fábio Caminha, que apresentaram o MS Irriga – programa que incentiva o uso de irrigação como estratégia de aumento de produtividade e parte do Prosolo, o plano estadual de manejo e conservação de solo e água.

Segundo Beretta, o potencial irrigável de Mato Grosso do Sul, apontado em estudo da Esalq/USP, é expressivo. "O relatório evidencia que temos capacidade para irrigar 4 milhões de hectares. Hoje irrigamos entre 120 e 130 mil. Somando a área já irrigada à área fértil potencial, chegamos a 250 a 300 mil hectares. O potencial é considerável", destacou.

O secretário ressaltou que a irrigação traz benefícios como maior segurança produtiva em períodos de estresse hídrico, mas também novos desafios técnicos.

"Por isso, a capacitação é essencial, tanto para auxiliar na decisão do produtor quanto para garantir o manejo adequado da irrigação e da fertirrigação", afirmou.

Ele reforçou ainda que o programa tem impacto especial para pequenos produtores. "Para os pequenos, a segurança e a mitigação de riscos são fundamentais. O MS Irriga oferece suporte técnico e estratégico que pode ser decisivo para o sucesso das lavouras", frisou.

Parcerias e ações em andamento

Beretta destacou o trabalho integrado do grupo gestor do MS Irriga, que reúne Semadesc, Agraer, Senar/MS, Associação dos Irrigantes e outras entidades.

"Já encaminhamos diversas ações e políticas públicas, como a cartilha de orientação aos irrigantes e o incentivo de redução na tarifa de energia para quem utiliza irrigação — benefício que muitos produtores desconheciam", ressaltou.

Ele lembrou também que o Programa de Regularização de Barragens, integrante do MS Irriga, deverá ser lançado em breve. "Muitos produtores possuem barragens e reservatórios para irrigação, e a regularização é essencial. Todas essas ações são fruto do esforço conjunto do grupo gestor", completou.

Atividades práticas

Durante o curso, os participantes realizam práticas de campo voltadas ao planejamento de sistemas irrigados, incluindo visitação ao campo de demonstração, medição de vazão, análise de tubulações, peças e conexões. No período da tarde, o treinamento aborda definição de talhões, dimensionamento de tubulações e escolha da motobomba — etapas fundamentais para projetos eficientes.

A programação de amanhã contempla os sistemas de irrigação localizada, com foco em fitas e tubos gotejadores, microaspersão, montagem e manutenção de sistemas. O módulo encerra com conteúdo completo sobre fertirrigação, abordando tipos de adubos, compatibilidade de fertilizantes e melhores práticas de aplicação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Inscrições prorrogadas até 12 de dezembro para mapear boas práticas em proteção social à tuberculose

Do cerrado ao pantanal: Centro-Oeste revela riquezas culturais e ecológicas
CATÁLOGO

Do cerrado ao pantanal: Centro-Oeste revela riquezas culturais e ecológicas

Imóvel no Distrito Industrial é alvo de furto qualificado; dinheiro e eletrônicos são levados
DOURADOS

Imóvel no Distrito Industrial é alvo de furto qualificado; dinheiro e eletrônicos são levados

CULTURA

Gravuras são roubadas de exposição em biblioteca em São Paulo

Denúncia de descumprimento de medida protetiva é registrada em aldeia de Dourados
POLÍCIA

Denúncia de descumprimento de medida protetiva é registrada em aldeia de Dourados

POLÍCIA

Caminhonete furtada em SC é apreendida após perseguição e acidente na fronteira de MS

JUSTIÇA

STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira

DOURADOS

Moradora de Dourados denuncia ameaças do filho e pede medidas protetivas

SAÚDE

Atenção integral a pessoas com Parkinson entra na pauta da Comissão de Saúde

GERAL

Indefinições

Mais Lidas

IGREJA CATÓLICA

Frei Gilson se apresenta domingo em Dourados em comemoração dos 90 anos da Catedral

DOURADOS

Feriado na segunda-feira altera funcionamento do comércio e serviços; confira

Evento

Fiéis passam madrugada em fila e multidão acompanha show de Frei Gilson neste domingo em Dourados

DOURADOS

Homem confessa crime e diz que vítima teria mantido relação sexual com sua companheira