domingo, 10 de novembro de 2024
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
FUTURO DA AGROPECUÁRIA

Produção de grãos atingirá 379 milhões de toneladas nos próximos dez anos, com crescimento de 27%

29 outubro 2024 - 17h08Por MAPA

Aprojeção de produção do agro brasileiro para os próximos dez anos mostra importante crescimento nas principais cultura, como soja, milho da safra de inverno, arroz, feijão, sorgo e trigo. As culturas perenes como café, cacau e frutas também sinalizam um crescimento sustentável no período. 

Os dados são do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 20203/2024 a 2033/2034, realizado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Neste período, a área plantada aumentará 15,5%, atingindo 92,2 milhões de hectares, mostrando a produtividade como importante fator de crescimento na próxima década, como indica o estudo. 

Para o diretor de Análise Econômica e Políticas Públicas do Mapa, Silvio Farnese, “é relevante considerar que parte importante do crescimento da área plantada será apoiada pelo Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, com linhas de crédito favorecidas para regeneração produtivas de superfícies, atualmente com baixa produtividade”, enfatizou. 

As culturas que terão maior crescimento nas áreas plantadas são soja (25,1%), milho da safra de inverno (24,9%), trigo (18,4%), arroz (+20,3%) e, feijão (+38,1%).  

A participação do consumo interno de milho, farelo e óleo de soja sustentam o crescimento na produção de proteína de origem animal, mantendo o consumo interno e garantindo as exportações destas proteínas, de 24,7 milhões de toneladas. 

CULTURAS EM DESTAQUE 

A produção de arroz deverá aumentar em 3,1 milhões de toneladas, atingindo 13,7 milhões de toneladas, permitindo o atendimento ao consumo que está estimado 10,8 milhões de toneladas, havendo espaço para os compromissos de exportação do setor produtivo, atualmente da ordem de 1,3 milhão de toneladas. 

Já a cultura do milho, atingirá 153,1 milhões de toneladas com crescimento de 32,3%, e aumento de 37,4 milhões de toneladas principalmente na safra de inverno, seguindo a prática adotada pelos produtores de plantio em sucessão à soja. O consumo estimado em 109,8 milhões de toneladas, crescendo 30,4% está sintonizado com a crescente utilização do grão para a produção de etanol que, atualmente processa 17,0 milhões de toneladas. 

A soja continuará com maior produção entre os grãos, com estimativa de atingir 199,4 milhões de toneladas, com aumento de 52,0 milhões de toneladas, e o farelo de soja atingirá 48,5 milhões de toneladas, aumentando 8,36 milhões de toneladas nos próximos 10 anos. 

Quanto ao café, as estimativas mostram aumento de produção de 31,9%, atingindo 72,0 milhões de sacos, ou seja, uma maior oferta de 17,0 milhões de sacos que cobrirão o aumento no consumo crescendo para 27,0 milhões de sacos e, as exportações, que estão estimadas em 45,0 milhões de sacos. 

Na estimativa da produção de proteína animal, o maior crescimento será de aves (+28,4%), seguido por suínos (+27,5%) e, bovina (+10,2%). O consumo terá um crescimento menor com aves crescendo 26,9%, suíno com 25,4% e, bovina com 0,6%. 

As exportações destas proteínas estão estimadas com crescimento de 29,7% para aves, 22,5% para suínos e, 27,1% para bovinos. Este cenário está sendo fortalecido pelos diversos acordo feitos pelo governo brasileiro com países consumidores, representando fortalecimento de mercados já sedimentados e, novos países que importarão carnes brasileiras, garantindo a posição de destaque no mercado internacional.

PROJEÇÃO DO AGRONEGÓCIO 

A publicação é realizada anualmente, com a finalidade de prospectar o desempenho futuro da agropecuária, servindo como balizador para as políticas públicas para o setor e, de indicativo para o setor privado sobre o comportamento da área plantada, produção, consumo e, exportação dos principais produtos da pauta da agropecuária. 

São projetados dados para 28 produtos: algodão em pluma, arroz, feijão, milho, soja grãos, farelo e óleo, sorgo, cana-de-açúcar, açúcar, trigo, café, cacau, laranja, fumo, batata-inglesa, mandioca, banana, maçã, mamão, melão, uva, carnes bovina, avícola e suína, leite, ovos e, celulose. 

A publicação completa está disponível na página do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto prevê instrumentos para gestão urbana e prevenção de desastres naturais
BRASIL

Projeto prevê instrumentos para gestão urbana e prevenção de desastres naturais

Festa Literária das Periferias celebra cultura de mulheres negras
GERAL

Festa Literária das Periferias celebra cultura de mulheres negras

EDUCAÇÃO

IFMS está com inscrições abertas em cursos técnicos para jovens e adultos

ESPORTE

Corinthians elimina São Paulo e vai à final do Paulistão Feminino

BRASILÂNDIA

Jovem é esfaqueado pela namorada durante confraternização

EDUCAÇÃO

Segundo dia do Enem: candidatos respondem a 90 questões até 18h30

TRÊS LAGOAS

Após gritos, mulher é encontrada morta no quintal de residência

UEMS

Inscrições para apoio a eventos científicos, tecnológicos e de inovação encerram em dezembro

ESPORTE

Brasil goleia pelo Mundial de futebol de paralisados cerebrais

POLÍCIA

Discussão entre vizinhos termina em ameaça de morte

Mais Lidas

LOTERIA

Bolão feito em MS leva prêmio de mais de meio milhão na Mega-Sena

COXIM

Trabalhador rural vai à cidade comemorar aniversário e desaparece

INVESTIGAÇÃO

Suspeito de tentativa de homicídio em SP é preso em Dourados

DOURADOS

Dono de fazenda é multado em R$ 15 mil por deixar gado morrer de fome