Um dos projetos sociais de maior tradição em Dourados, o LeiloDom, chega a sua 20ª edição na noite desta segunda-feira, 13/5, durante a 58ª Expoagro. O evento realizado no Tatersal do Sindicato Rural, traz a parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), com a qual esperam arrecadar até R$ 250 mil reais que poderá beneficiar as 27 instituições douradenses, cadastradas no Projeto MP-Social, que existe desde 2019, com o objetivo de fomentar parcerias públicas e privadas que possam impactar positivamente a comunidade da Grande Dourados, por meio de investimentos e outras formas de apoio em ações sociais.
“Nós temos vários projetos de diferentes demandas, então com o valor arrecado não só no leilão, mas ao longo da Expoagro, vamos poder ajudar essas instituições ao longo do ano. Temos o privilégio de trabalhar com essas mulheres inspiradoras, que nos motivam muito, todos os dias, a gente consegue entender que esse projeto deve ser ampliado cada vez mais por nós”, ressalta o Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, titular da 16ª Promotoria de Justiça de Dourados.
Os representantes do MPMS e do LeiloDom contam que ambos os órgãos sempre caminharam lado a lado, atuado por projetos em comum, foi a partir daí que resolveram unir forças, para juntos ampliarem os trabalhos desenvolvidos.
“Os meninos do MP vestiram literalmente, a camisa do LeiloDom, eles têm um trabalho exaustivo, agendas diárias, participam de audiências. Mesmo assim eles conseguem conciliar trabalho, família e o LeiloDom. Esse é um trabalho muito além do leilão, nós fazemos visitas, buscamos prendas, procuramos parceiros, visitamos os projetos beneficiados. Enfim é um trabalho árduo que agora, com essa parceria, vai ser ainda maior e melhor”, explica uma das diretoras da Associação LeiloDom, Elizabeth Rocha Salomão.
O Promotor de Justiça Juliano Albuquerque, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Dourados, explica que neste ano, além do trabalho no LeiloDom, o Projeto MP-Social apresenta a parceria inédita com os produtores dos shows da Expoagro e o Sindicato Rural com o ‘ingresso social’.
“Com essa iniciativa, 30% dos ingressos vendidos dos shows da Expoagro serão ingressos sociais. Uma parte do valor desses ingressos (R$10) será destinado às causas sociais que o Projeto MP-Social e o LeiloDom irão atender, então a população, além de aproveitar os shows, vão ajudar na promoção de benfeitorias para as entidades que desenvolvem trabalhos sociais em dourados”, afiram.
Ele ainda ressalta que outra causa importante deste ano é o repasse de 10% de todo valor arrecadado no projeto LeiloDom para as vítimas das enchentes no Estado do Rio Grande do Sul.
NOVIDADE
Em sua 20ª edição, o LeiloDom traz uma novidade, pela primeira vez em Dourados, a leiloeira Patrícia Cáceres, responsável por animar e comandar o leilão. Gaúcha residente no Rio de Janeiro, ela é fonoaudióloga e a primeira leiloeira mulher do campo rural no Brasil, que tem se destacado por seu trabalho até mesmo fora do país.
“É um grande prazer, uma honra estar aqui. Eu estou encantada com todo esse projeto, com todas essas instituições que serão beneficiadas e com a maneira com que tudo isso comove a população de Dourados. Como as pessoas contribuem, se unem, ajudam, eu fico emocionada. Ainda mais nessa particularidade com os 10% de todo o montante arrecadado encaminhado para o Rio Grande do Sul. Eu como gaúcha, fico emocionada”, ressalta.
Para quem quiser participar do leilão, basta comparecer no Tatersal do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, a partir das 20h nesta segunda-feira, ou através do grupo oficial do leilão no WhatsApp, mais informações através da página oficial do LeiloDom no Instagram, no @leilodom.