O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que o atual cenário de desabastecimento de vacinas contra clostridioses é resultado, principalmente, de decisões mercadológicas adotadas por fabricantes, que interromperam a produção e a comercialização desses imunizantes entre o fim de 2025 e janeiro de 2026.
Segundo o ministério, para reduzir os impactos da falta de vacinas, o governo vem atuando junto à indústria de insumos veterinários para incentivar a ampliação da fabricação nacional e das importações, além de acelerar os procedimentos de fiscalização e liberação dos produtos.
De acordo com o Mapa, as medidas emergenciais já permitiram a liberação de 14.640.910 doses de vacinas contra clostridioses nos meses de março e abril de 2026. O volume inclui produtos de fabricação nacional e vacinas importadas.
O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) informou ao ministério, em 5 de maio de 2026, uma estimativa inicial de entrega entre 8 milhões e 10 milhões de doses mensais até dezembro deste ano, com possibilidade de ampliação da oferta no segundo semestre.
A projeção apresentada pelo setor é de que mais de 100 milhões de doses possam ser disponibilizadas até o fim de 2026.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Projeto Acolhida debate melhorias no amparo a vítimas na comarca de Dourados

Gianni reforça combate à violência sexual infantil durante reunião do COMCEX em Dourados

Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação diretamente no portal Meu Detran

Unigran Decor 2026 celebra edição histórica em comemoração aos 50 anos da Instituição

STF apura emenda parlamentar para produtora de filme sobre Bolsonaro

Após cobranças de Franklin, licitação do CEU da Cultura avança em Dourados

Deputado Zé Teixeira reitera pedidos de manutenção e melhorias em rodovias

Vizinho de MS, Estado de SP confirma mais duas mortes por febre amarela

Laudo confirma que mulher morreu por causas naturais no Panambi

Hilux furtada em Minas Gerais é recuperada em MS
Mais Lidas

Começa obra que encurtará distância entre Capital e município do interior

Mulher é encontrada morta dentro de casa e polícia suspeita de crime

Furto de veículo é registrado no Jardim Caramuru após vítima estacionar em frente a supermercado
