quarta, 25 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Maior feira agropecuária do MS; retomada da Expoagro ressalta a força do Agronegócio

14 maio 2022 - 07h00Por Jhonatan Xavier

A maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul teve início na noite desta sexta-feira (13), no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, com a presença de autoridades, representantes de associações e entidades e a expectativa de incrementar cerca de R$ 400 milhões na economia local.

Em sua 56ª edição, a Expoagro retoma o formato presencial após o intervalo de dois anos, em decorrência da pandemia do Coronavírus, e a edição de 2021, realizada no formato digital. A volta da feira marca também a retomada dos produtores que enfrentram uma crise econômica agravada pela seca histórica que atingiu boa parte do país, em especial o Mato Grosso do Sul. Para se ter uma ideia, na última safra da soja, Dourados que é a maior cidade do interior do Estado teve uma quebra de 50% na produção, segundo dados do Sindicato Rural.

Ângelo Ximenes, presidente do Sindicato Rural de Dourados falou da importância da Expogro, não apenas para o Sindicato, mas para trazer inovações aos produtores que impulsionam a economia.

“Temos orgulho de ser a maior feira do Estado e mostrar a grandeza do agronegócio. Nossa expectativa de movimentar R$ 400 milhões na economia de Dourados. O agro funciona 24 horas e segue com a missão de sustentar a economia do país”, afirmou o presidente.

A maior edição da feira também trouxe o número recorde de expositores, são mais de 80 empresas instaladas no Parque de Exposições para atender ao público e trazer as novidades do mundo do agronegócio aos produtores.

“Essa é a maior Expoagro de todos os tempos, o número de expositores depois de uma crise tão severa é prova da força que a nossa Expogro tem. A prefeitura de Dourados é parceira do agro é vamos fazer o possível para incentivar e apoiar os produtores”, disse o prefeito municipal Alan Guedes (PP) 

Ex-ministra da Agricultura Tereza CristinhaRecém filiada ao partido de Alan Guedes, o Progressistas (PP), a ex-ministra Tereza Cristina também exaltou a importância do agro para a economia nacional e os programas do governo implantados para incentivar os produtores, com maior atenção aos pequenos produtores.

“Voltamos! A Expoagro está de volta e eu voltando para pro meu querido Mato Grosso do Sul. Nessa noite tão importante não posso deixar de agradecer aos produtores rurais, grande e pequenos, que tanto fizeram por nossa economia”, ressaltou a deputada federal e atual pré-candidato ao senado.

O Secetário Jaime Verruk, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) afirmou que o MS é o Estado que melhor venceu a pendência e que mais cresceu no país, impulsionado ao agronegócio. Ele também apresentou os dados a agricultura que segue em expansão alinhada à responsabilidade com o meio-ambiente.

“Ao final desse ano vamos ter os melhores indicadores da história do MS, são mais de 3 milhões de hectares plantados e até 2025 teremos mais de 5 milhões de hectares plantados. Sempre primando pela sustentabilidade”, finalizou o secretário.

A expectativa para o bom resultado da feira é tão boa que o Sindicato Rural já se programa para edicção de 2023, quando a Expoagro acontece entre os dias 12 a 22 de maio

A 56ª Expoagro segue até o dia 22 de maio e o Agro é DNews acompanha diariamente toda a progração.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL

Homem é morto a tiro ao atacar guarnição da polícia com faca

JUDICIÁRIO

Sergio Moro vira réu em ação movida pelo PT por prejuízos à Petrobras

Polícia apreende carga de maconha na rodovia MS-164 em Ponta Porã
FRONTEIRA

Polícia apreende carga de maconha na rodovia MS-164 em Ponta Porã

ELEIÇÕES 2022

TSE aprova registro de federação partidária entre PT, PCdoB e PV

ESTADOS UNIDOS

Atirador mata 14 crianças e uma professora em escola no Texas

MERCADO FINANCEIRO

Dólar fecha em alta com mercado à espera de nova sinalização do Fed

BATAGUASSU

Polícia apreende 118 tabletes de maconha em tanque de combustível

FÁTIMA DO SUL

Pedido de cassação de vereador suspeito de agredir a esposa é arquivado

COSTA RICA

Adolescente que participou de execução para vingar estupro é apreendido

ENSINO SUPERIOR

Senado aprova MP que estabelece regras para renegociação de dívidas do Fies

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista

MARCELINO PIRES

Vítima de acidente tinha 33 anos e era sargento na Venezuela antes de se mudar para Dourados

DOURADOS

Segunda vítima de acidente na Marcelino Pires morre no Hospital da Vida