domingo, 21 de abril de 2024
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
RECONHECIMENTO

Brasil se destaca no controle da gripe aviária

28 março 2024 - 08h00Por Da redação

A missão do Reino Unido que esteve no Brasil na última semana, encerrou nesta terça-feira (26/3) os trabalhos de auditoria do sistema de controle da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (SFA-SP). Os técnicos visitaram laboratórios, granjas, frigorífico de abate de aves, incubatórios e outras estruturas de controle da doença em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. O trabalho começou no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Distrito Federal.

Segundo as informações do Mapa, os auditores destacaram a transparência do Brasil em relação ao controle da doença. O país não registrou casos de gripe aviária em granjas comerciais e tem recebido missões estrangeiras que importam ou têm interesse em importar carne de frango, ovos e material genético avícola brasileiros. No dia 1º de março, uma missão japonesa finalizou trabalho semelhante no país.

Em Santa Catarina o grupo conheceu o Serviço de Defesa Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura do Estado, executado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), em Florianópolis, além de propriedades em Forquilhinha e Maracajá e um frigorífico de abate de aves, no município de Forquilhinha.

No Rio Grande do Sul, eles visitaram a SFA-RS, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Estado e o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) do Mapa em Porto Alegre. O laboratório é vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa.

Em São Paulo, os quatro auditores estiveram no LFDA de Campinas, em um laboratório credenciado em Descalvado e em um incubatório de avós em Rio Claro. Balazs Toth, Ana Belen Obeso Prieto, Alex Royden e Marco Falchieri disseram sair satisfeitos da auditoria no Brasil. Em seguida, eles vão preparar um documento relatando suas impressões ao governo brasileiro.

A reunião final foi híbrida e contou com técnicos do Mapa diretamente de Brasília, como o diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SRI), Augusto Billi; do diretor do Departamento de Saúde Animal da SDA, Eduardo de Azevedo; e da coordenadora de Temas Internacionais da SDA, Virgínia Carpi. Em São Paulo, os trabalhos foram acompanhados pela chefe da Divisão de Gestão de Planos de Vigilância do Mapa, Daniela de Queiroz Baptista; pela chefe da Divisão de Gestão de Demandas Internacionais, Eliana Lara; pelo superintendente Guilherme Campos; e pelo chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Mapa em São Paulo, Fabio Paarmann.

O Mapa destacou o profissionalismo e o profundo conhecimento técnico dos auditores do Reino Unido. Guilherme Campos lembrou que o ministro Carlos Fávaro tem conduzido a gestão com muita determinação, buscando fortalecer as equipes de Defesa Agropecuária, as condições de controle e monitoramento e as parcerias com outras esferas de governo, que são fundamentais para se construir uma rede de proteção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil garante vaga na prova do revezamento misto dos Jogos de Paris
ESPORTE

Brasil garante vaga na prova do revezamento misto dos Jogos de Paris

ENCONTRO DE LÍDERES RURAIS

Produtoras de café e cacau contam como lidam com mudanças climáticas

MATO GROSSO DO SUL

Pequenos produtores aderem projeto que insere agricultura familiar no mercado de créditos de carbono

Rayssa Leal conquista etapa da Liga Mundial de Street Skate
TÍTULO

Rayssa Leal conquista etapa da Liga Mundial de Street Skate

Safra de cana 2024/25 entra em campo com risco de perder produtividade
PRODUÇÃO

Safra de cana 2024/25 entra em campo com risco de perder produtividade

CAPITAL

Pane provoca incêndio em casa e susto em local de festa

TECNOLOGIA

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

AGROPECUÁRIA

Comissão ouve ministro do Desenvolvimento Agrário sobre planos da Pasta para este ano

FUTEBOL

Sem o título, Dourados perde ainda duas vagas para competições nacionais

CAMPEONATO ESTADUAL

Operário domina partida, vence o DAC por 3 a 1 e conquista o título Estadual

Mais Lidas

COTAÇÃO

Soja segue em destaque no mercado do agro em Dourados, confira cotação

DOURADOS

Jovem morre a caminho de hospital após ser atingido por facada no abdômen

DOURADOS

Justiça manda arquivar processo de improbidade contra envolvidos na Operação Pregão

DOURADOS 

Jovem é estuprada após ser abordada por desconhecido em Saveiro branco