domingo, 16 de fevereiro de 2025
Dourados
35ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ACORDO

Brasil e Singapura assinam acordo de regionalização para comércio de carne suína

21 janeiro 2025 - 13h42Por MAPA

Na última quarta-feira (15), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) firmou acordo de regionalização com Singapura para garantir o comércio de carne e produtos suínos em caso de surto de Peste Suína Africana (PSA) no Brasil.

A medida, que já está em vigor, permitirá o comércio desde que a doença seja contida em uma zona específica e que as medidas de controle sanitário sejam implementadas de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O acordo trará maior segurança e previsibilidade para o comércio de carne suína entre os dois países, favorecendo os representantes das indústrias de ambos.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Marcelo Mota, o protocolo é fruto do reconhecimento das autoridades de Singapura, da eficiência do serviço veterinário oficial do Brasil e da eficiência do setor produtivo, em cooperar na segurança alimentar com aquele país.

O Brasil é livre de Peste Suína Africana desde 1988 e mantém reconhecimento internacional, como livre da doença, emitido ela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O acesso ao mercado de Singapura, um dos mais exigentes da Ásia, é uma oportunidade de mais comércios na região.

A PSA é uma doença viral altamente contagiosa que afeta suínos domésticos e selvagens. A doença não representa risco à saúde humana, mas pode causar graves perdas econômicas para a indústria suína. O Brasil é um dos principais exportadores de carne suína do mundo, e Singapura é um importante mercado para a carne suína brasileira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é assassinado durante a madrugada deste domingo
IVINHEMA

Homem é assassinado durante a madrugada deste domingo

Disputa pela liderança e contra degola nos jogos de hoje pelo Estadual
FUTEBOL

Disputa pela liderança e contra degola nos jogos de hoje pelo Estadual

DOURADOS

Traficante é flagrado com haxixe que seria levado para São Paulo

SAÚDE

Fila de espera por cirurgias no SUS cresce 26% em 2024

PONTA PORÃ

Homem é preso em cumprimento de mandado de prisão em aberto

NOVA ALVORADA DO SUL

Vereador é denunciado por extorsão contra prefeitura e nega acusação

DOURADOS

Homem é preso após ser flagrado furtando loja de departamento

BENEFÍCIO

Acadêmicos da UFGD têm até hoje para concorrer ao 'Bolsa Cultura'

TRISTE ROTINA

Enfermeira é agredida por mulher no interior da UPA de Dourados 

FUTEBOL

Brasil encara o Chile e vitória vale o título do sul-americano sub-20

Mais Lidas

DOURADOS

Justiça condena sócio e empresa por abandono de obra que se tornou abrigo para moradores de rua

DOURADOS

Operadora de caixa e colega são detidas após atacadista flagrar esquema de furto de mercadorias

DOURADOS

Defesa Civil interdita quadra de escola com risco de desabamento

DOURADOS

Mais de 70 contribuintes são notificados por dívida ativa