23/02/2012 15h30

Psicopedagoga, Luciane Sperafico, explica sobre dificuldades de aprendizagem

 

Eduarda Rosa
 
Psicopedagoga, Luciane Zanchi Sperafico Psicopedagoga, Luciane Zanchi Sperafico

Com o inicio das aulas, pais e professores começam a enfrentar alguns problemas com as crianças, uma delas é a dificuldade de aprendizado. A Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial, Luciane Zanchi Sperafico, em entrevista ao Dourados News explica o que é e como lidar com esses obstáculos.

Ddos News: O que são as dificuldades de aprendizagem?

Luciane : As dificuldades de aprendizagem podem ser consideradas de duas formas:

Dificuldades Escolares (DE) que podem ter como causas, as falhas no processo de alfabetização, inadequação do método pedagógico aos estilos e características de aprendizagem do aluno, excesso de mudanças de escolas, problemas escolares diversos (na dinâmica escolar), além de poderem ser resultantes de condições neurológicas diversas (epilepsia, paralisia cerebral e outros quadros neurológicos), deficiências em geral (física, mental, auditiva, visual, múltipla) e psicossociais (problemas na dinâmica familiar, estimulação inadequada e outros problemas sociais). É evidente que tais condições não são determinantes para que uma criança apresente uma dificuldade de aprendizagem, no entanto, irão influenciar o processo de aprendizagem.

Distúrbios de Aprendizagem (DA) caracterizados por uma disfunção no Sistema Nervoso Central e decorrentes de uma falha no processamento das informações. Desse modo, a criança recebe adequadamente as informações do meio externo (visuais, auditivas e cinestésicas), porém há uma falha na integração, processamento e armazenamento dessas informações resultando em problemas na "saída" das informações sejam pela escrita, leitura ou cálculo.

O diagnóstico dos Distúrbios de Aprendizagem deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas: Psicologia/Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Neurologia e Psiquiatria, uma vez que o quadro pode ser acompanhado por alterações em funções diversas que comprometem a aprendizagem da criança ou jovem.

 

Ddos News: Quais são as dificuldades de aprendizagem mais comuns?

Luciane : As queixas relatadas pelos professores com maior incidência sobre o aluno que não aprende são:

→ Falta de atenção;

→ Dificuldade na leitura e na escrita;

→ Dificuldade na matemática;

→ Dificuldade nos processos de pensamento;

→ Dificuldade nas atitudes de trabalho

Dentre os Distúrbios de Aprendizagem, atualmente o que mais tem sido discutido e abordado é a Dislexia, Disgrafia, Discalculia e TDAH.

DISLEXIA:

A Dislexia caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.

DISGRAFIA:

Falha na aquisição da escrita; implica uma inabilidade ou diminuição no desenvolvimento da escrita, é também chamada de letra feia.

Atinge de 5 a 10% da população escolar e pode ser dos seguintes tipos: Disgrafia do pré-escolar; construção de frases; ortográfica e gramatical; caligrafia e espacialidade.

DISCALCULIA:

Falha na aquisição da capacidade e na habilidade de lidar com conceitos e símbolos matemáticos. Basicamente, a dificuldade está no reconhecimento do número e do raciocínio matemático. Atinge de 5 a 6% da população com DA e envolvem dificuldades na percepção, memória, abstração, leitura, funcionamento motor; não entendem enunciado dos problemas nem a seqüência lógica.

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade):

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Características: Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas; tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; distrai-se com estímulos externos; mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; interrompe os outros ou se intromete (p.ex. mete-se nas conversas / jogos).

 
Dificuldades de aprendizagem derrubam a auto-estima e promovem dificuldades de relacionamento Dificuldades de aprendizagem derrubam a auto-estima e promovem dificuldades de relacionamento

Ddos News: Essas dificuldades podem interferir na vida da criança?

Luciane: As dificuldades de aprendizagem constituem o principal desafio para os educadores. O fracasso escolar atinge as crianças em desenvolvimento, derrubam sua auto-estima, promovem dificuldades de relacionamento, distúrbios de comportamento e a marginalização daqueles que não se adaptam a regras sociais que não o reconhecem como sujeito em processo de aprendizagem.

Do enorme contingente de crianças com fracasso escolar, apenas uma minúscula fração consegue ser encaminhada a um recurso que permita compreender suas dificuldades, para obter algum atendimento a respeito da dificuldade que apresenta.

O diagnóstico precoce do distúrbio de aprendizagem é fundamental para a superação da dificuldade. Desta forma se verifica a área mais comprometida e se encaminha para a abordagem terapêutica mais adequada.

Ddos News: Essas dificuldades são provocadas por quais fatores?

Luciane : Sabemos que existem vários fatores que afetam a cognição, como por exemplo:

Fatores Emocionais que invadem os processos de pensamento (ansiedade, insegurança...); Orgânicos ( baixa visão/ audição...);

Neurológicos ( lesão cerebral...);

Comportamentais ( TDAH, Asperger...);

Sindrômicos e muitos outros, os quais dificultam o diagnóstico, impedindo assim, que se faça uma intervenção precisa e eficaz.

Por este motivo, é importante que se faça um trabalho em equipe, onde médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, especialistas em Educação Especial, cada um em sua área, lançam mão de suas técnicas e conhecimentos específicos, a fim de oferecer um diagnóstico preciso, para que se faça uma intervenção apropriada para cada caso.

Quanto mais cedo qualquer distúrbio e/ou dificuldade de aprendizagem for percebida, maior a chance de iniciar o tratamento e alcançar êxito satisfatório no processo cognitivo e consequentemente, na aprendizagem.

 
A ajuda da família é fundamental no tratamento A ajuda da família é fundamental no tratamento

Ddos News: Existem tratamentos?

Luciane : Torna-se necessário orientar aluno, família e professor, para que juntos, possam buscar formas para lidar com alunos/filhos, que apresentam dificuldades e/ou que fogem ao padrão, buscando a intervenção de um profissional especializado. Algumas vezes, recomenda-se psicoterapia individual ou em família. Os medicamentos podem ser receitados pelo médico para algumas patologias quando necessário.

É importante reforçar a confiança da criança consigo mesma, tão vital para um desenvolvimento saudável.

Ddos News: Como os pais e professores podem detectar?

Luciane: A identificação precoce das Dificuldades de Aprendizagem no ensino pré-primário, ou mesmo antes, constitui, portanto, uma das estratégias preventivas mais importantes para a redução e minimização dos seus efeitos, pois, neste período crítico de desenvolvimento, a plasticidade neuronal é maior, o que quer dizer que os efeitos de uma intervenção compensatória e em tempo útil podem ter conseqüências muito positivas nas aprendizagens posteriores.

Para se desenvolverem estratégias preventivas temos que considerar para além dos educadores e dos professores, os próprios pais, pois como conhecem muito bem os seus filhos, podem notar neles padrões de desenvolvimento diferentes, mesmo no seio da mesma família.

Os pais, por exemplo: podem notar que um dos seus filhos tem mais dificuldades em dominar o alfabeto que outro, ou que tem mais relutância para aprender a ler ou é mais distraído e descoordenado. As preocupações dos pais a respeito destas questões devem ser seriamente consideradas, pois, na sua observação diária e na sua reflexão não profissional, podem evocar sinais muito importantes para organizar uma avaliação dinâmica do potencial de aprendizagem dos seus filhos.

 
É necessário prestar atenção nos sinais de dificuldades das crianças É necessário prestar atenção nos sinais de dificuldades das crianças

Os sinais mais importantes que devem ser observados durante os primeiros anos de escolaridade no Ensino Fundamental são:

• esquecimento;

• dificuldades de expressão lingüística;

• inversão de letras (escrita do nome em espelho);

• dificuldades em relembrar as letras do alfabeto;

• dificuldades em recuperar a seqüência das letras do alfabeto;

• dificuldades psicomotoras (tonicidade, postura, lateralidade, somatognosia, estruturação e organização do espaço e do tempo, ritmo, praxia global e fina, lentidão nas auto-suficiências);

• dificuldades nas aquisições básicas de atenção, concentração, interação e imitação;

• confusão com pares de palavras que soam iguais (por exemplo: nó-só; tua - lua, vaca-faca; etc.);

• dificuldade em nomear rapidamente objetos e imagens;

• dificuldades em reconhecer e identificar sons iniciais e finais de palavras simples;

• dificuldades em juntar sons (fonemas) para formar palavras simples;

• dificuldades em completar palavras e frases simples;

• dificuldades em memorizar e reproduzir números, sílabas, palavras, frases, pequenas histórias, lengalengas, etc.

• relutância em ir à escola e em aprender a ler;

• sinais de desinteresse e de desmotivação pelas tarefas escolares;

• dificuldade em aprender palavras novas;

• dificuldades em identificar e nomear rapidamente letras e sílabas;

• dificuldades grafomotoras (na cópia, na escrita, no colorir e no recortar de letras);

• dificuldades com sons de letras (problemas de compreensão fonológica);

• memória fraca;

• dificuldades psicomotoras;

• perda freqüente e desorganização sistemática dos materiais escolares, etc.

 
Os pais deve ficar atentos se as dificuldades persistem em outras fases. Os pais deve ficar atentos se as dificuldades persistem em outras fases.

Os sinais mais importantes que devem ser observados no fim do 1ºCiclo de Escolaridade:

• continua a evidenciar todas as dificuldades acima referidas;

• problemas de comportamento e de motivação pelas atividades escolares;

• frustração e fraca auto-estima;

• problemas de estudo e de organização;

• fracas funções cognitivas de atenção, processamento e planificação;

• fraco aproveitamento escolar;

• pode evidenciar habilidades fora dos conteúdos escolares;

• dificuldades em concluir os trabalhos de casa;

• hábitos de leitura, de escrita e de estudo muito vagos;

• fraco conhecimento global;

• mais tempo para terminar testes ou avaliações escritas;

Todos estes sinais são facilmente identificáveis por pais, professores e pelo profissional, razão pela qual devem trabalhar em conjunto, pois a sua permanente interação e comunicação pode encontrar vias alternativas de suporte e de apoio psicopedagógico, com a finalidade de oferecer um diagnóstico preciso, para que se faça uma intervenção apropriada para cada caso.

Em suma, cabe aos professores e profissionais da escola, além, é claro, dos familiares, acompanharem o crescimento e o desenvolvimento de suas crianças e jovens, ao menor sinal de problema de aprendizagem, procurar verificar as causas e consultar um profissional.

Serviço: Contato da entrevistada - 3421-0550

(34) Comentários

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Olá boa noite!! eu tenho uma filha de 8 anos , ela tem muita dificuldade de aprender as coisas, desde dela bebê que percebo na ela dificuldade de conhecer os nomes das pessoas e também de fazer as atividades escolar... Eu não sei o que faço , fico muito preocupada com isso!! preciso muito de uma ajuda , o que eu devo fazer?

 
Fran Gois em 23 de novembro de 2013 às 19:03

oi, sua matéria chamou muito minha atençao! Tenho uma filha de 5 anos que preenche alguns desse requisitos. Quero saber por onde começar, que especialidade devo procurar.

 
claudineide leal em 28 de setembro de 2013 às 10:20

Tenho um filho de 09 anos, demorou a andar ( 1 ano e 04 meses), demorou falar e quando começou ninguém entendia. ( Só os pais); Aos 04 anos a professora apontou uma lentidão na escrita e troca de fonemas.
Iniciei com a fonoaudiologia....
No 1° ano tudo piorou...... Não queria ir para o colégio, troca de fonemas importantíssima....Comecei com a psicóloga
Estudava em colégio tradicional e aos 07 anos foi para uma outra construtivista.... Mas infelizmente mudei e voltei para tradicional.....
Repetiu...
É desorganizado, esquece tudo.... Preciso estudar literalmente com ele, mas depois de 2 dias já esqueceu... Principalmente tabuada....
É desestimulado para aprender.... Preguiçoso e não há interesse algum em aprender...
Também é muito ansioso..... Faz tratamento para ansiedade e déficit de atenção sem hiperatividade- Tofranil
Fez fono por 05 anos e nada.... Fez o PAC - Resultado grave Tenho que fazer fono em cabine..... Estou perdida????? Meu filho pode ter dislexia????

 
hELEN KELLER SARAIVA E SILVA BARRETO em 13 de setembro de 2013 às 20:33

oi bom dia gostei muito boa as informações tenho um filho de 17 anos não gosta de estudar não entende nada não aprende nada não aguento mais de tanta reclamação na escola percebo muitas coisas que acabei de ler acima que existem com ele fez 3 anos de terapia na apae com a fonoaudióloga mas não me deram o diagnostico e fico sem saber o que fazer queria saber por qual medico começar por que esta demais .

 
angela em 13 de setembro de 2013 às 11:11

Ola! Luciana,

Adorei sua matéria, tenho um filho de 11 anos que tem Sindrome de Noonan e tem um cognitivo lendo (Apende mais no seu tempo), e não consigo escola pra ele, ja fui em varias e quando consigo uma que fara um trabalho bom e muito cara a mensalidade.
Voce poderia me ajuda quanto a algumas escolas na região aonde moro.
Estou na zona norte.
Obrigada

Shirley

 
shirley almeida em 05 de fevereiro de 2013 às 13:23

Bom Dia.Eu tenho uma amiga que tem problema de aprendizagem e memorização,ela tem 70 anos é lúcida e muito ativa,mais tem este problema que só agora ela com muita dificuldade e vergonha me contou. Preciso ajudá-la e ela quer ser ajudada.Preciso de uma resposta e orientação neste caso. Como podem me ajudar e ajudá-la.
Desde já agradeço a oportunidade. Um abraço.

OBS;NÓS MORAMOS NO RIO DE JANEIRO
Atenciosamente,


CRISTINA DOS SANTOS MORENO.

 
Cristina dos Santos Moreno em 12 de janeiro de 2013 às 09:46

Minha filha tem sete anos e estuda em escola particular e estar com dificuldade de juntar palavras . Vou levar nos medicos para corrigir este problema de dislexia

 
maricaia em 04 de novembro de 2012 às 17:10

Excelente essa matéria!
Tenho uma filha de 10 anos com distúrbio de aprendizagem, gostaria de saber se a Dra. poderia indicar um colégio na zona leste ou na zona norte que trabalhe com crianças assim.
Muito obrigada.

 
Alessandra Tosato em 27 de setembro de 2012 às 21:46

Excelente a entrevista da Dra. Luciane, é bom saber que tem uma profissional tão competente como ela para trabalhar com esses casos mencionados acima, tenho um sobrinho com dislexia e gostaria de saber qual o endereço da clínica onde a dra atende, para procurá-la. ( poderíam dizer?)



 
Roberta Ramos de Almeida em 23 de março de 2012 às 23:38

Quero parabenizar a dra.Luciane pela entrevista tão esclarecedora, pois é importante conhecer e tratar o quanto antes estes problemas de Aprendizagem e seu trabalho realizado é de excelência.





Dra.Ma. do Carmo

 
Ma.Carmo em 19 de março de 2012 às 23:37

A Dra Luciane Sperafico está de Parabéns pelo assunto abordado na entrevista e pelo seu trabalho Psicopedagógico nas dificuldades de Aprendizagem.




Rose, (mãe de paciente)

 
Rose em 15 de março de 2012 às 00:09

Oi minha irmã Lú,
È maravilhoso ver o mover de Deus nas vidas daqueles que O temem. Você é uma vencedora, parabéns pelo sucesso profissional, e acima de tudo ser vencedora como mãe, esposa e ser humano. Louvo a Deus pela sua vida.Lógico que estende ao maridão e aos filhoes.
Marilda G. Pisoni

 
Marilda G. Pisoni em 09 de março de 2012 às 21:14

Muito esclarecedora esta entrevista, a Dra Luciane está de parabéns pelo trabalho desenvolvido com tanto esmero e competencia junto a sua equipe no Cenaipp, tenho acompanhado vários atendimentos que foram realizados na escola onde trabalho.
Sucesso!



Júnior- coordenador pedagógico

 
Júnior em 09 de março de 2012 às 00:00

Parabenizo a Dra Luciane pela excelente entrevista e pelo seu profissionalismo, tenho acompanhado seu maravilhoso trabalho na clínica Cenaipp!
Sucesso, vc merece!



Mary mãe do Lucas( paciente)

 
Mary em 07 de março de 2012 às 22:05

Lu... amei. Você é demais, ta muito completa a entrevista. Bjo grande, saudades.

 
Gisley Saris Hernandes em 07 de março de 2012 às 15:31

Parabéns Dra. Luciane, foi muito importante sua explicação nesta entrevista, seu trabalho é de grande valia para ajudar essas crianças que apresentam essas dificuldades, somente profissionais competentes como você poderá melhorar a autoestima e a qualidade de vida destas crianças e jovens.



Lorena Campos-Professora universitária

 
Lorena em 05 de março de 2012 às 22:32

ola Drª Luciane eu gostaria de saber se uma pessoa que tem TDAH ja adulta tem tratamento,acredito que pelos sintomas que foi sitados na reportagem meu namorado tenha essa dificuldade.aguardo respostas obrigado

 
sonia em 05 de março de 2012 às 14:26

Dra. Luciane


Parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido junto a psicopedagogia infantil, saiba que tem todo meu respeito e admiração,.

Beijinhos, muito sucesso

Lourdes Mendes

 
LOURDES MARIA MENDES em 04 de março de 2012 às 16:03

Parabenizo! ao jornal pela escolha do profissional e da matéria tão importante, a Dra. Luciane é uma ótima profissional, pois eu trabalho em escola como professora do ensino fundamental e tive o privilégio de ver um aluno com dislexia ser atendido por ela, seu conhecimento e dedicação, foi de suma importancia no resgate deste aluno para o aprendizado, além do trabalho que auxiliou na escola, com palestra aos pais e professores. Parabéns pelo belo trabalho!
É muito enriquecedor esta troca de experiências com estes profissionais! Pois nós educadores somos limitados para ajudar essas crianças que apresentam estes sérios problemas de Aprendizagem.

 
Malu em 03 de março de 2012 às 21:44

Parabéns Luciane.. Sucesso!!!!

 
Flavio e Noemi Fagundes em 02 de março de 2012 às 17:19
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