Menu
Busca sexta, 22 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221

Veja 10 alimentos que aliviam má digestão após festas

27 novembro 2012 - 09h28



Festa de fim de ano, Natal, ano novo, o excesso de alimentos nesta época do ano pode causar diversos problemas digestivos, como estufamento e azia. Além da alimentação rica em proteínas e gorduras, outro fator que gera alterações no organismo é a ingestão de bebidas alcoólicas. “O fígado, principalmente, precisa reestabelecer o equilíbrio do organismo”, explica o nutricionista e fisiologista Ricardo Zanuto. Porém, segundo o especialista, alguns alimentos podem diminuir o desconforto e mal-estar. Conheça 10 opções e aproveite melhor as festas:

Arroz integral: é rico em fibras insolúveis, sendo uma boa alternativa durante as refeições, pois atuam como laxante natural, auxiliando no funcionamento do intestino. A quantidade recomendada desse tipo de fibra é entre 20 e 35 gramas por dia.

Couve: rica em fibras, tanto as solúveis quanto as insolúveis, é um potente aliado no processo digestivo e nas funções gastrointestinais. Contém flavonoides e carotenoides, importantes antioxidantes que auxiliam nas funções normais das células do corpo. Além disso, possui sulforafano, isotiocianato e indóis, que são substâncias anticancerígenas e que atuam no fígado. Em 100 gramas de couve-flor há 2,4 gramas de fibras e a cada 100 gramas de couve manteiga há 3,1 gramas de fibras.

Gengibre: pode ser muito utilizado em problemas que afetam o trato digestório, como náuseas e dores abdominais, além de melhorar o funcionamento do intestino e acelerar o esvaziamento gástrico. A recomendação varia de 2 a 4 gramas ao dia.

Brócolis: é outra excelente opção de vegetal, fonte de fibras, que pode ser preparado junto com o arroz, nas saladas ou carnes. Para cada 100 gramas são 2,9 gramas de fibras. Apresenta substâncias, como isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e sulforafano, que atuam no organismo como antioxidantes e na eliminação de substâncias tóxicas.

Cenoura: é bastante utilizado na preparação de carnes, risotos, saladas e sucos. Uma ótima fonte de fibra, ela auxilia nas funções gastrointestinais e no sistema imunológico por meio da vitamina C.

Ameixa: é ideal para incluir em sobremesas, pois possui uma grande quantidade de fibras. É muito utilizada como laxante natural. As ameixas possuem, dentre outras substâncias, os fenóis (ácido neoclorogênico e ácido clorogênico) que são importantes antioxidantes, auxiliando no funcionamento normal das células do corpo.

Abacaxi e mamão: são duas frutas conhecidas por suas propriedades digestivas, além de possuírem grandes quantidades de fibras solúveis. Contêm promelina e papaína, respectivamente, potentes enzimas digestivas que auxiliam na digestão de alimentos com alto teor de proteínas, como as carnes. Consumir uma fatia de abacaxi, ou um quarto de mamão papaya já é o suficiente para auxiliar na digestão dos alimentos ricos em proteínas.

Chá verde: ele tem efeito antioxidante e capacidade anti-mutagênica, que garante proteção ao fígado. A recomendação é de até 500 ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado para gestantes e lactantes, pessoas com gastrite, úlceras gastrointestinais, com doenças cardiovasculares, doenças renais, hipertireoidismo, ansiedade, insônia e taquicardia.

Chá vermelho: acelera o metabolismo hepático (fígado), favorecendo a redução do colesterol e facilitador da digestão. A recomendação de ingestão é de até 500 ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado durante a gestação e lactação, para pacientes hipertensos, com úlcera gástrica e diabetes.

Ricardo Zanuto aconselha ainda a apostar em sucos que misturam vegetais, frutas e verduras para auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. Frutas, como abacaxi, limão, laranja, mamão e a melancia, podem ser consumidas com vegetais, como cenoura, agrião e hortelã.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Bruna Griphao deixa tanquinho à mostra durante passeio na cachoeira
RORAIMA
Venezuela fecha fronteira com o Brasil no horário determinado por Maduro
BR-060
Perseguição acaba com 3 presos e caminhonete com maconha apreendida
REPASSES
Ministro do STF dá mais um ano para Congresso regulamentar a Lei Kandir
CAPITAL
PM encontra saco com 78 quilos de maconha em terreno baldio
MEIO AMBIENTE
Duas jibóias e uma jararaca foram capturadas nesta quinta na Capital
UFGD
Trote do Bem aumenta o número de doadores de medula óssea
APOSENTADO
Sargento da PM pega 4 anos de prisão por matar mulher a tiros
DOURADOS
Guarda Mirim abre turma e recebe título de Utilidade Pública Estadual
MEC
Instituições federais de ensino de MS recebem R$ 2,61 milhões

Mais Lidas

OPORTUNIDADE
Prorrogadas inscrições em processo seletivo para contratação de Assistentes de Atividades Educacionais
MAIS UM
Délia exonera secretário de Saúde e adjunta assume o posto
TURISMO
Deputado "mata" trabalho para passar nove dias em peregrinação
AMAMBAI
Homem mata a ex-mulher a facadas na frente dos sete filhos