Menu
Busca segunda, 10 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221

Veja 10 alimentos que aliviam má digestão após festas

27 novembro 2012 - 09h28



Festa de fim de ano, Natal, ano novo, o excesso de alimentos nesta época do ano pode causar diversos problemas digestivos, como estufamento e azia. Além da alimentação rica em proteínas e gorduras, outro fator que gera alterações no organismo é a ingestão de bebidas alcoólicas. “O fígado, principalmente, precisa reestabelecer o equilíbrio do organismo”, explica o nutricionista e fisiologista Ricardo Zanuto. Porém, segundo o especialista, alguns alimentos podem diminuir o desconforto e mal-estar. Conheça 10 opções e aproveite melhor as festas:

Arroz integral: é rico em fibras insolúveis, sendo uma boa alternativa durante as refeições, pois atuam como laxante natural, auxiliando no funcionamento do intestino. A quantidade recomendada desse tipo de fibra é entre 20 e 35 gramas por dia.

Couve: rica em fibras, tanto as solúveis quanto as insolúveis, é um potente aliado no processo digestivo e nas funções gastrointestinais. Contém flavonoides e carotenoides, importantes antioxidantes que auxiliam nas funções normais das células do corpo. Além disso, possui sulforafano, isotiocianato e indóis, que são substâncias anticancerígenas e que atuam no fígado. Em 100 gramas de couve-flor há 2,4 gramas de fibras e a cada 100 gramas de couve manteiga há 3,1 gramas de fibras.

Gengibre: pode ser muito utilizado em problemas que afetam o trato digestório, como náuseas e dores abdominais, além de melhorar o funcionamento do intestino e acelerar o esvaziamento gástrico. A recomendação varia de 2 a 4 gramas ao dia.

Brócolis: é outra excelente opção de vegetal, fonte de fibras, que pode ser preparado junto com o arroz, nas saladas ou carnes. Para cada 100 gramas são 2,9 gramas de fibras. Apresenta substâncias, como isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e sulforafano, que atuam no organismo como antioxidantes e na eliminação de substâncias tóxicas.

Cenoura: é bastante utilizado na preparação de carnes, risotos, saladas e sucos. Uma ótima fonte de fibra, ela auxilia nas funções gastrointestinais e no sistema imunológico por meio da vitamina C.

Ameixa: é ideal para incluir em sobremesas, pois possui uma grande quantidade de fibras. É muito utilizada como laxante natural. As ameixas possuem, dentre outras substâncias, os fenóis (ácido neoclorogênico e ácido clorogênico) que são importantes antioxidantes, auxiliando no funcionamento normal das células do corpo.

Abacaxi e mamão: são duas frutas conhecidas por suas propriedades digestivas, além de possuírem grandes quantidades de fibras solúveis. Contêm promelina e papaína, respectivamente, potentes enzimas digestivas que auxiliam na digestão de alimentos com alto teor de proteínas, como as carnes. Consumir uma fatia de abacaxi, ou um quarto de mamão papaya já é o suficiente para auxiliar na digestão dos alimentos ricos em proteínas.

Chá verde: ele tem efeito antioxidante e capacidade anti-mutagênica, que garante proteção ao fígado. A recomendação é de até 500 ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado para gestantes e lactantes, pessoas com gastrite, úlceras gastrointestinais, com doenças cardiovasculares, doenças renais, hipertireoidismo, ansiedade, insônia e taquicardia.

Chá vermelho: acelera o metabolismo hepático (fígado), favorecendo a redução do colesterol e facilitador da digestão. A recomendação de ingestão é de até 500 ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado durante a gestação e lactação, para pacientes hipertensos, com úlcera gástrica e diabetes.

Ricardo Zanuto aconselha ainda a apostar em sucos que misturam vegetais, frutas e verduras para auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. Frutas, como abacaxi, limão, laranja, mamão e a melancia, podem ser consumidas com vegetais, como cenoura, agrião e hortelã.

Deixe seu Comentário

Leia Também

IMPRENSA
Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados completa 29 anos de luta
CORUMBÁ
Homem perde perna e braço após ser atropelado por trem
DOCUMENTO
Carteira de Motorista com chip é adiada para o final de 2022
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Vestibular indígena Teko Arandu começam nesta segunda
FACILIDADE
Pedidos de indenização do DPVAT podem ser feitos por smartphone
BRASIL
Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele
POLÍCIA
Dados da Sejusp apontam redução da criminalidade em MS neste ano
ECONOMIA
Dólar fecha em alta e sobe a R$ 3,92, com temores de desaceleração global
DINHEIRO PÚBLICO
Decreto torna mais rígida a tramitação de processos de licitação em Dourados
PANTANAL
Pedágio na ponte sobre o rio Paraguai é reajustado

Mais Lidas

VIOLÊNCIA
Idosa é espancada, esfaqueada e vai parar na UTI após assalto em Dourados
DOURADOS
Criança morre no HV três dias após ser atropelada na Cachoeirinha
DOURADOS
Dupla é presa por tráfico de drogas na Vila Mariana
INVESTIGAÇÃO
Brasileira desaparecida na Austrália é encontrada morta em praia