segunda, 18 de março de 2024
Dourados
29ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Vacinação contra a gripe entra nos últimos dias para grupos de risco

25 maio 2018 - 14h05

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza entra na reta final na próxima semana e o Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou que a cobertura vacinal atingiu 53% até esta sexta-feira (25), com a aplicação de 32.317 das 60.885 previstas para os grupos de risco estipulados no escalonamento até aqui. Ainda foram vacinadas 3.562 pessoas no grupo das comorbidades, ou seja, aqueles indivíduos que apresentam alguma patologia comprovada.

Segundo Edvan Marcelo Morais Marques, diretor do departamento, em mais uma semana outras 11 mil pessoas foram vacinadas, mas ainda falta bastante gente. “Convocamos as pessoas que compõem os grupos de risco a procurarem as unidades de saúde para vacinação. Isto contribui muito com o combate à esta doença”, disse. Até o dia 18, semana passada, eram 21 mil doses aplicadas.

O grupo que está perto de cumprir a totalidade é o de professores, com 91% de cobertura. São 2.538 doses aplicadas de um total de 2.758 previstas. Em seguida, está o grupo de profissionais da saúde, com 73,4% de cobertura. São 5.539 doses aplicadas de um total de 7.543 previstas. O grupo dos idosos também já passou de 70% de cobertura, tendo 12.983 doses aplicadas para um total de 18.231 previstas.

Dos demais grupos ainda preocupa a falta de procura pela vacinação de crianças de até 5 anos, com 7.034 doses aplicadas de um total de 14.896, representando apenas 47% de cobertura. “Junto aos idosos, crianças são os grupos que mais preocupam, pela vulnerabilidade. No entanto, obviamente dependem da atuação dos pais para os levarem. Então pedimos que as pessoas procurem vacinar os filhos”, disse Edvan.

A população indígena, que entrou no escalonamento na semana passada, também teve poucas pessoas vacinadas, no grupo previsto. São 3.099 doses aplicadas para um total de 14.027. Gestantes e puérperas já tiveram imunizadas 53% e 64% das pessoas previstas no levantamento.

Edvan Marcelo ressalta que a vacinação não pode ser encarada como privilégio deste ou daquele cidadão por conta da existência de grupos. Ele explica que os grupos de risco estipulados, quando vacinados, são responsáveis por uma estratégia que anula a circulação do vírus entre pessoas mais suscetíveis e torna o combate à doença mais eficaz. “O que deve ocorrer é o incentivo aos grupos de risco. As pessoas querem tomar a vacina, mas se incentivarem quem realmente deve tomar, o efeito é maior na sociedade”, disse.

A vacinação acontece das 7h as 11h e das 13h as 17h nos postos de saúde. Qualquer horário excedente terá prévia divulgação. A disponibilidade de vacinas está normatizada. A vacinação será com uma dose de vacina trivalente, com antígenos para os tipos Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza tipo B, e será feita exclusivamente nos postos de saúde.

Para receber a dose, professores, funcionários do sistema prisional e funcionários da saúde precisam apresentar documento que comprove a condição. Doentes crônicos precisam de prescrição médica com o motivo da indicação. Demais grupos precisam apenas de documento de identificação, mas recorrer a unidade de saúde a que está vinculado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

CENTRO

Ex-funcionário é preso após furtar dinheiro em guichê da rodoviária em Dourados

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá