Menu
Busca quinta, 26 de abril de 2018
(67) 9860-3221
SENAI CURSO TÉCNICO

Saiba quais são os alimentos que aliviam a má digestão após festas

01 dezembro 2012 - 11h30



Festa de fim de ano, Natal, ano novo, o excesso de alimentos nesta época do ano pode causar diversos problemas digestivos, como estufamento e azia. Além da alimentação rica em proteínas e gorduras, outro fator que gera alterações no organismo é a ingestão de bebidas alcoólicas. “O fígado, principalmente, precisa reestabelecer o equilíbrio do organismo”, explica o nutricionista e fisiologista Ricardo Zanuto. Porém, segundo o especialista, alguns alimentos podem diminuir o desconforto e mal-estar. Conheça 10 opções e aproveite melhor as festas:

Arroz integral: é rico em fibras insolúveis, sendo uma boa alternativa durante as refeições, pois atuam como laxante natural, auxiliando no funcionamento do intestino. A quantidade recomendada desse tipo de fibra é entre 20 e 35 gramas por dia.

Couve: rica em fibras, tanto as solúveis quanto as insolúveis, é um potente aliado no processo digestivo e nas funções gastrointestinais. Contém flavonoides e carotenoides, importantes antioxidantes que auxiliam nas funções normais das células do corpo. Além disso, possui sulforafano, isotiocianato e indóis, que são substâncias anticancerígenas e que atuam no fígado. Em 100 gramas de couve-flor há 2,4 gramas de fibras e a cada 100 gramas de couve manteiga há 3,1 gramas de fibras.

Gengibre: pode ser muito utilizado em problemas que afetam o trato digestório, como náuseas e dores abdominais, além de melhorar o funcionamento do intestino e acelerar o esvaziamento gástrico. A recomendação varia de 2 a 4 gramas ao dia.

Brócolis: é outra excelente opção de vegetal, fonte de fibras, que pode ser preparado junto com o arroz, nas saladas ou carnes. Para cada 100 gramas são 2,9 gramas de fibras. Apresenta substâncias, como isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e sulforafano, que atuam no organismo como antioxidantes e na eliminação de substâncias tóxicas.

Cenoura: é bastante utilizado na preparação de carnes, risotos, saladas e sucos. Uma ótima fonte de fibra, ela auxilia nas funções gastrointestinais e no sistema imunológico por meio da vitamina C.

Ameixa: é ideal para incluir em sobremesas, pois possui uma grande quantidade de fibras. É muito utilizada como laxante natural. As ameixas possuem, dentre outras substâncias, os fenóis (ácido neoclorogênico e ácido clorogênico) que são importantes antioxidantes, auxiliando no funcionamento normal das células do corpo.

Abacaxi e mamão: são duas frutas conhecidas por suas propriedades digestivas, além de possuírem grandes quantidades de fibras solúveis. Contêm promelina e papaína, respectivamente, potentes enzimas digestivas que auxiliam na digestão de alimentos com alto teor de proteínas, como as carnes. Consumir uma fatia de abacaxi, ou um quarto de mamão papaya já é o suficiente para auxiliar na digestão dos alimentos ricos em proteínas.

Chá verde: ele tem efeito antioxidante e capacidade anti-mutagênica, que garante proteção ao fígado. A recomendação é de até 500 ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado para gestantes e lactantes, pessoas com gastrite, úlceras gastrointestinais, com doenças cardiovasculares, doenças renais, hipertireoidismo, ansiedade, insônia e taquicardia.

Chá vermelho: acelera o metabolismo hepático (fígado), favorecendo a redução do colesterol e facilitador da digestão. A recomendação de ingestão é de até 500 ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado durante a gestação e lactação, para pacientes hipertensos, com úlcera gástrica e diabetes.

Ricardo Zanuto aconselha ainda a apostar em sucos que misturam vegetais, frutas e verduras para auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. Frutas, como abacaxi, limão, laranja, mamão e a melancia, podem ser consumidas com vegetais, como cenoura, agrião e hortelã.

Veja algumas sugestões de sucos:

Suco de abacaxi com hortelã

Ingredientes:

2 rodelas de abacaxi

1 colher de sopa de hortelã

300 ml de água

Modo de fazer:

Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado.

Suco de cenoura com limão

Ingredientes:

2 cenouras sem casca bem cortadas

100 ml de suco de limão

Modo de fazer:

Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado.

Suco de laranja/limão com agrião

Ingredientes:

Suco de 1 limão

100 ml de suco de laranja

2 folhas de agrião com talos

Modo de fazer:

Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado

Deixe seu Comentário

Leia Também

EVASÃO DE DIVISAS
Três carretas de cigarros contrabandeados são abordadas em BR's em menos de 12h
BRASIL
Ação contra Lula tem “outras provas” e fica em Curitiba, diz Moro
BRASILEIRÃO SÉRIE D
Novo enfrenta o Sinop domingo buscando primeira vitória
ORDEM DO DIA
Mês Abril Verde dedicado à segurança do trabalho é aprovado na Assembléia
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Délia autoriza licitação para três obras na área em Dourados
INOVAÇÃO
Dia da Propriedade Intelectual destaca papel das mulheres
CÃES FAREJADORES
Mulher é presa com 22 quilos de skunk em rodovia do MS
EM ALTA
Juro do cartão de crédito e do cheque especial sobe em março
PENALIDADES
Prazo para enviar o IRPF 2018 termina em 4 dias
GUARDA MUNICIPAL
Violência contra a mulher é tema de palestra em curso

Mais Lidas

DOURADOS
Dono de barracão diz ter comprado reciclados sem saber de maconha
DOURADOS
Bombeiros encontram veículo incendiado durante treinamento próximo a pedreira
VIOLÊNCIA
Idoso é preso suspeito de estuprar menina de 9 anos
FRONTEIRA
FAB aborda e força pouso de avião suspeito de tráfico em MS