Menu
Busca Sexta, 24 de Novembro de 2017
(67) 9860-3221
Sertão - Novembro 2017

Saiba o que é e como evitar acidentes de trabalho

06 Fevereiro 2012 - 16h37

Devido a acidentes de trabalhos ocorridos em Dourados e região, o Dourados News, foi saber o que é um acidente de trabalho e quais são as atitudes preventivas recomendadas pelos técnicos de segurança do trabalho.

###O que é?

Segundo Maria Vasconcelos Carneval , Técnico do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Dourados, acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, “provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Porém acidente do trabalho pode ser doença profissional ou doença de trabalho. “As doenças profissionais são intimamente ligadas à determinada profissão, como a tendinite no digitador. Já as doenças do trabalho possuem relação com as condições de trabalho como, por exemplo, os problemas auditivos”, explica a Técnico do Seguro Social.

###Os acidentes de trabalho podem ser caracterizados como:


*os que ocorrem dentro da empresa durante a jornada do trabalhador;

*os que ocorrem fora da empresa, desde que o trabalhador esteja a serviço;

*e os que ocorrem durante o trajeto, ou seja, no deslocamento da casa para o trabalho e/ou do trabalho para casa.

###Riscos

A Técnica de Segurança do trabalho, Dayse Cristina Quevedo, explica que existem basicamente 3 riscos: riscos ergonômicos, riscos de acidentes e riscos ambientais (químicos, físicos e biológicos).

Ergonômicos são posturas inadequadas, assédio moral, pressão no trabalho, trabalho excessivo;

Os riscos de acidentes são os riscos de quedas, cortes, batidas, queimaduras;

Os riscos ambientais, químicos: substâncias químicas, poeiras, gases, vapores;

Os riscos físicos: ruídos, calor, frio, radiações;

Os riscos biológicos: bactérias, vírus, protozoários, fungos.

É fundamental as pessoas conhecerem os riscos relacionados ao seu trabalho. “As informações aos trabalhadores sobre todos os riscos e meios de prevenção que envolve o seu trabalho É UM DIREITO DO TRABALHADOR E UMA OBRIGAÇÃO DO EMPREGADOR, sendo esta amparada pela lei. O trabalhador bem informado e consciente é peça chave na prevenção”, afirma a Técnica de Segurança do trabalho.

###Prevenção

As boas práticas preventivas passam necessariamente pela organização do trabalho, que segundo a Técnica de Segurança, deve ser em todos os níveis. Ou seja, organização no setor administrativo para evitar acúmulo de tarefas para uma só pessoa, organização no recebimento e armazenamento de mercadorias e produtos, organização nos métodos de produção e que o ambiente de trabalho seja um local limpo, arejado e com espaço físico condizente com as tarefas desenvolvidas.


###Equipamentos de segurança

Os equipamentos utilizados para a segurança dos funcionários é obrigatório se o resultado das avaliações ambientais forem acima dos limites de tolerância e/ou níveis de ação.

Para a técnica de segurança do trabalho a construção civil tem sido campeã em acidentes, devido à utilização de materiais cortantes e trabalho em altura. Já na indústria são menos acidentes, porém mais doenças do trabalho, as causas são diversas, ruídos acima do limite de tolerância, frio excessivo, calor extremo, iluminação fora dos parâmetros e outros.

###Cuidados para quem trabalha em frente ao computador

Para evitar Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho (DORT) é preciso evitar posturas incômodas (muito tempo sentado), cadeiras inadequados, iluminação fora dos parâmetros exigidos para este tipo de função (veja as dicas na foto a baixo).



A recomendação é que para cada 50 minutos de digitação devem ser dados uma pausa de 10 minutos, sendo este o tempo máximo recomendado de digitação ininterrupta.

“Os exercícios de alongamentos são fundamentais para quem fica muito parado, pois relaxam as estruturas exigidas durante a postura de trabalho e melhoram na circulação do sangue, prevenindo riscos de lesões por sobrecarga. É recomendada também a realização de ginástica laboral pelo menos uma vez em cada período de trabalho”, aconselha a fisioterapeuta Ione Marsura Salomão.

###Em caso de acidente

Se o acidente ocorrer deve-se inicialmente socorrer a vítima prestando total assistência, cabe também ao empregador emitir um Comunicado de Acidente do Trabalho e enviar para o INSS. Nos primeiros 15 dias de afastamento o pagamento de salário fica ao encargo do empregador, mas se for prolongado à responsabilidade pelo pagamento é do INSS/Governo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Assaltante morre em confronto com a polícia após roubo
TELEVISÃO
Monique Amin é eliminada de A Fazenda com 33,46% dos votos
ESPORTES
Projeto Escola de Esporte realiza nesta sexta Festival de Ginástica Rítmica
TECNOLOGIA
Governo lança programa para levar internet de alta velocidade às escolas
MEIO AMBIENTE
Pecuarista é multados em R$ 2,1 mil por exploração e uso de madeira
UFGD
Inscrições para residências Médica e Multiprofissional terminam hoje
ROCHEDO
Traficantes fogem da polícia e caem com carro às margens de córrego
UEMS
Inscrições para seleção de Tutores Presenciais terminam nesta sexta
DOURADOS
Governador assina hoje ordem de serviço para construção do Hospital Regional
TEMPO
Sexta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

Mais Lidas

DOURADOS
Ação termina com 6 presos e R$ 3,5 milhões apreendidos
DNA
PF faz ação contra o tráfico em Dourados e cidade vizinha
TRÁFICO
Douradense é preso com mais de 150kg de pasta base no RS
DOURADOS
Servidores bloqueiam Guaicurus em protesto por melhor educação pública