06/02/2012 15h37

Saiba o que é e como evitar acidentes de trabalho

 

Eduarda Rosa
 

Devido a acidentes de trabalhos ocorridos em Dourados e região, o Dourados News, foi saber o que é um acidente de trabalho e quais são as atitudes preventivas recomendadas pelos técnicos de segurança do trabalho.

O que é?

Segundo Maria Vasconcelos Carneval , Técnico do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Dourados, acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, “provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Porém acidente do trabalho pode ser doença profissional ou doença de trabalho. “As doenças profissionais são intimamente ligadas à determinada profissão, como a tendinite no digitador. Já as doenças do trabalho possuem relação com as condições de trabalho como, por exemplo, os problemas auditivos”, explica a Técnico do Seguro Social.

Os acidentes de trabalho podem ser caracterizados como:

*os que ocorrem dentro da empresa durante a jornada do trabalhador;

*os que ocorrem fora da empresa, desde que o trabalhador esteja a serviço;

*e os que ocorrem durante o trajeto, ou seja, no deslocamento da casa para o trabalho e/ou do trabalho para casa.

Riscos

A Técnica de Segurança do trabalho, Dayse Cristina Quevedo, explica que existem basicamente 3 riscos: riscos ergonômicos, riscos de acidentes e riscos ambientais (químicos, físicos e biológicos).

Ergonômicos são posturas inadequadas, assédio moral, pressão no trabalho, trabalho excessivo;

Os riscos de acidentes são os riscos de quedas, cortes, batidas, queimaduras;

Os riscos ambientais, químicos: substâncias químicas, poeiras, gases, vapores;

Os riscos físicos: ruídos, calor, frio, radiações;

Os riscos biológicos: bactérias, vírus, protozoários, fungos.

É fundamental as pessoas conhecerem os riscos relacionados ao seu trabalho. “As informações aos trabalhadores sobre todos os riscos e meios de prevenção que envolve o seu trabalho É UM DIREITO DO TRABALHADOR E UMA OBRIGAÇÃO DO EMPREGADOR, sendo esta amparada pela lei. O trabalhador bem informado e consciente é peça chave na prevenção”, afirma a Técnica de Segurança do trabalho.

 

Prevenção

As boas práticas preventivas passam necessariamente pela organização do trabalho, que segundo a Técnica de Segurança, deve ser em todos os níveis. Ou seja, organização no setor administrativo para evitar acúmulo de tarefas para uma só pessoa, organização no recebimento e armazenamento de mercadorias e produtos, organização nos métodos de produção e que o ambiente de trabalho seja um local limpo, arejado e com espaço físico condizente com as tarefas desenvolvidas.

Equipamentos de segurança

Os equipamentos utilizados para a segurança dos funcionários é obrigatório se o resultado das avaliações ambientais forem acima dos limites de tolerância e/ou níveis de ação.

Para a técnica de segurança do trabalho a construção civil tem sido campeã em acidentes, devido à utilização de materiais cortantes e trabalho em altura. Já na indústria são menos acidentes, porém mais doenças do trabalho, as causas são diversas, ruídos acima do limite de tolerância, frio excessivo, calor extremo, iluminação fora dos parâmetros e outros.

Cuidados para quem trabalha em frente ao computador

Para evitar Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho (DORT) é preciso evitar posturas incômodas (muito tempo sentado), cadeiras inadequados, iluminação fora dos parâmetros exigidos para este tipo de função (veja as dicas na foto a baixo).

 

A recomendação é que para cada 50 minutos de digitação devem ser dados uma pausa de 10 minutos, sendo este o tempo máximo recomendado de digitação ininterrupta.

“Os exercícios de alongamentos são fundamentais para quem fica muito parado, pois relaxam as estruturas exigidas durante a postura de trabalho e melhoram na circulação do sangue, prevenindo riscos de lesões por sobrecarga. É recomendada também a realização de ginástica laboral pelo menos uma vez em cada período de trabalho”, aconselha a fisioterapeuta Ione Marsura Salomão.

Em caso de acidente

Se o acidente ocorrer deve-se inicialmente socorrer a vítima prestando total assistência, cabe também ao empregador emitir um Comunicado de Acidente do Trabalho e enviar para o INSS. Nos primeiros 15 dias de afastamento o pagamento de salário fica ao encargo do empregador, mas se for prolongado à responsabilidade pelo pagamento é do INSS/Governo.

(7) Comentários

Muito bom, estas orientações foram específicadas clara e objetiva de acordos com norma regulamentadora NR17, de modo a proposionar um máximo de conforto, segurança e desempenho e eficiencia no seu ambito de trabalho.

 
Mário Francisco Silva Santos em 24 de março de 2014 - segunda às 15:05

Eu estou começando a curso tecnico de segurança do trabalho e tenho um seminario para apresentar eu amei o texto. PARABÉNS

 
Daniele em 22 de novembro de 2013 - sexta às 12:14

eu vejo a preocupação pela vida como um todo, e por esse motivo voçes estão de parabens

 
LEANDRO BARBOSA em 18 de dezembro de 2012 - terça às 20:50

trabalho em uma empresa multi nacional há 23 anos, com instrutor de trainamento e desenvolvimento de pesssoas, em comjunto com a área de egenhariae área de seguraça do trabalho,em nossa fábrica o meu trabalho e bucar todas as informaçoes de segurança/qualidade/meio ambiente/custos e produçaõ,e levar aos colaboladores através de palestras em sala de aula.
todo inicio de tumas como nóz chamamos nenhum operador inicia o trabalho sem antes passar por uma paletra de segurança chamada palestra de inicio de tumas nas tres turmas.,os funcionarios iniciantes antes de quaquer atividade funcional fazem um toour pela fabrica acompanhados pelos tecnicos de segurança, assim no término do turno são enviados para mim onde eu aplico palestras com conteudo de seurança/qualidade/meio ambiente custos e produção,ficam comigo mais ou menos uma semanasó na teoria aprendendo e fazendo provas,perguntando sobre duvidas e respondendo.
quando estiverem prontos para ir para as maquinas,já vão preparados com todos os e.p.i.s nesçesarios para a função que irão exerçer.
então começo o treinamento prático eu faço mostro como se faz e ele aprende só olhando,aos poucos vou colocando o apemdiz a execurtar a tarefa,fica comigo mais ou menos 15 dias dependendo da pessoa, quando eu entender quê ele esta pronto eu o certifico na função e libero ele para a chefia da área pronto para execultar o serviço
mesmo assim em todos estes anos obsercervei acompanhado diariamente as pessoas quê com o tempo elas começam atrabalhar fora de tudo quê lhe foi ensinado,fazendo operaões que nãoestão escritas no maunal de trabalho da função no nosso caso obt,( treinamento baseado na operação ) é por isto quê acontesçe muitos acidentes no geral a pessoa é treinada certificada para fazer da forma quê aprendeu mais agem como se nada foi lhe ensinado.
estou interessado em receber informações de seguranaça do trabalho atravéz do meu facebook doni rezende se for posivel postar algunhas informações estarei compartilhando com meus amigos
grato doni rezende

 
Donizetti Aparaecido Rezende em 10 de novembro de 2012 - sábado às 06:29

Estou fazendo curso técnico em segurança do trabalho, gostei muito do que foi publicado pelo Dourados News, mas seria legal que vocês também falassem sobre as INR . Obrigada!

 
Karina em 16 de outubro de 2012 - terça às 17:00

Trabalho na vale fertilizantes a gigante em segurança. este testo tem tudo a ver. Parabéns...

 
Dennys em 03 de junho de 2012 - domingo às 16:41

OTIMO TEXTO SOBRE PREVENÇÃO NO TRABALHO.

 
JULIANA em 07 de fevereiro de 2012 - terça às 23:19

Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O DouradosNews não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
* Obrigatório
 
2011 © - Dourados News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet
Tel. (67) 3423-5060 - 55 (67) 3421-6196
Rua Hilda Bergo Duarte, 462 - 1º Andar - Sala 01 - Edifício Dinho
Cep. 79.806 - 020 - Centro - Dourados - MS.