Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Protetor Solar é o maior aliado contra o Câncer de Pele

13 dezembro 2012 - 16h30

O verão está chegando e, com ele, os dias de sol, férias e descanso. Apesar da diversão, a estação mais quente do ano oferece um risco silencioso para a saúde: o câncer de pele. Levantamento do INCA (Instituto Brasileiro de Câncer) indica que o Brasil deve registrar mais de 134 mil novos casos de câncer de pele em 2012. A doença corresponde a 25% do total de tumores malignos do país, sendo a maior incidência em pessoas com mais de 40 anos.

Neste cenário, a dermatologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) Ana Paula Raduan oferece dicas para prevenir a doença e o envelhecimento da pele. “O ideal é evitar a exposição excessiva ao sol das 10h às 16h, horário em que há maior concentração de radicais ultravioletas, que causam queimaduras e contribuem para o possível desenvolvimento do câncer”, alerta.

A dermatologista ainda lembra que o uso de um bloqueador é necessário mesmo com o céu nublado, porque entre 40% e 50% dos raios ultrapassam as nuvens. “Além da utilização de bloqueadores e protetores solares, o uso de chapéu, guarda-sol, óculos escuros e blusas com manga também auxiliam na proteção da pele”, diz.

No Brasil, é possível encontrar produtos que oferecem um Fator de Proteção Solar (FPS) contra raios UVB que varia de 2 a 60. O fator representa o número de vezes que a pele permanecerá protegida se comparada a uma pele desprotegida.A especialista ressalta que tanto o protetor quanto o bloqueador devem ser aplicados meia hora antes da exposição ao sol e reaplicados a cada duas horas ou em casos de suor excessivo e ao sair do mar ou piscina.

É importante aplicar o filtro solar em todo o corpo. “As pessoas geralmente se esquecem de passar o produto em regiões como orelhas, nariz, pernas e pescoço. São locais extremamente sensíveis e com grande incidência de câncer”, explica.

Beneficência Portuguesa de São Paulo
Com 153 anos, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano. As áreas de destaque são: cardiologia, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar 2012, o Hospital Santo Antônio foi inaugurado para oferecer atendimento exclusivo a pacientes de média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÁFICO
Casal é preso na tentativa de levar mais de 150 kg de droga para MG
DOURADOS
Temperatura permanece amena neste domingo
LOTERIA
Mega-Sena, concurso 2.266: ninguém acerta as seis dezenas, e prêmio vai a R$ 45 milhões
DADOS
Covid-19: Brasil tem quase 500 mil casos confirmados e 28.834 mortes
DURANTE A PANDEMIA
Saiba quais foram as maiores lives musicais realizadas na internet
SOLIDARIEDADE
Ação de ONG leva roupas e itens de higiene para famílias de Campo Grande
BRASIL
Parques e igrejas de maior porte reabrem no DF na quarta-feira
CORRIDA ESPACIAL
SpaceX e Nasa lançam foguete com astronautas nos EUA
BRASIL
Cidade de São Paulo prorroga quarentena até 15 de junho
"RAÍZES"
Documentário sobre sacis filmado em MS tem estreia online em junho

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos