Menu
Busca terça, 21 de maio de 2019
(67) 9860-3221

Protetor Solar é o maior aliado contra o Câncer de Pele

13 dezembro 2012 - 16h30

O verão está chegando e, com ele, os dias de sol, férias e descanso. Apesar da diversão, a estação mais quente do ano oferece um risco silencioso para a saúde: o câncer de pele. Levantamento do INCA (Instituto Brasileiro de Câncer) indica que o Brasil deve registrar mais de 134 mil novos casos de câncer de pele em 2012. A doença corresponde a 25% do total de tumores malignos do país, sendo a maior incidência em pessoas com mais de 40 anos.

Neste cenário, a dermatologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) Ana Paula Raduan oferece dicas para prevenir a doença e o envelhecimento da pele. “O ideal é evitar a exposição excessiva ao sol das 10h às 16h, horário em que há maior concentração de radicais ultravioletas, que causam queimaduras e contribuem para o possível desenvolvimento do câncer”, alerta.

A dermatologista ainda lembra que o uso de um bloqueador é necessário mesmo com o céu nublado, porque entre 40% e 50% dos raios ultrapassam as nuvens. “Além da utilização de bloqueadores e protetores solares, o uso de chapéu, guarda-sol, óculos escuros e blusas com manga também auxiliam na proteção da pele”, diz.

No Brasil, é possível encontrar produtos que oferecem um Fator de Proteção Solar (FPS) contra raios UVB que varia de 2 a 60. O fator representa o número de vezes que a pele permanecerá protegida se comparada a uma pele desprotegida.A especialista ressalta que tanto o protetor quanto o bloqueador devem ser aplicados meia hora antes da exposição ao sol e reaplicados a cada duas horas ou em casos de suor excessivo e ao sair do mar ou piscina.

É importante aplicar o filtro solar em todo o corpo. “As pessoas geralmente se esquecem de passar o produto em regiões como orelhas, nariz, pernas e pescoço. São locais extremamente sensíveis e com grande incidência de câncer”, explica.

Beneficência Portuguesa de São Paulo
Com 153 anos, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano. As áreas de destaque são: cardiologia, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar 2012, o Hospital Santo Antônio foi inaugurado para oferecer atendimento exclusivo a pacientes de média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe seu Comentário

Leia Também

INOCÊNCIA
Polícia prende dupla por corrupção de menor e tráfico de drogas
JULGAMENTO
STF adia decisão sobre denúncia contra parlamentares do PP
POLÍTICA
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, rompe relações com líder do governo
ECONOMIA
Caixa vai dar desconto de até 90% para clientes com dívidas
TECNOLOGIA
Sistema está fora do ar e serviços do Detran/MS estão interrompidos
DOURADOS
Após motim, Sejusp diz que reforçará segurança na PED
BRASIL
Após 4 altas seguidas, dólar fecha em queda
DOURADOS
Duas chapas concorrem às eleições da Aced
PREVENÇÃO
Empresas esclarecem riscos e medidas preventivas relacionados às barragens de mineração em Corumbá e Ladário
CULTURA
Festival de Inverno de Bonito 2019 terá shows com Gal Costa, Lenine e Chrystian e Ralf

Mais Lidas

ITAPORÃ
PM da reserva morre em acidente próximo a ponte do Rio Santa Maria
DOURADOS
Comissão vota contra o próprio parecer e Idenor se salva de cassação
EDUCAÇÃO
Inscrições do Encceja 2019 começam nesta segunda-feira
DOURADOS
Ex-líder da prefeita Délia Razuk é alvo de pedido de cassação