Menu
Busca terça, 16 de julho de 2019
(67) 9860-3221

Protetor Solar é o maior aliado contra o Câncer de Pele

13 dezembro 2012 - 16h30

O verão está chegando e, com ele, os dias de sol, férias e descanso. Apesar da diversão, a estação mais quente do ano oferece um risco silencioso para a saúde: o câncer de pele. Levantamento do INCA (Instituto Brasileiro de Câncer) indica que o Brasil deve registrar mais de 134 mil novos casos de câncer de pele em 2012. A doença corresponde a 25% do total de tumores malignos do país, sendo a maior incidência em pessoas com mais de 40 anos.

Neste cenário, a dermatologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) Ana Paula Raduan oferece dicas para prevenir a doença e o envelhecimento da pele. “O ideal é evitar a exposição excessiva ao sol das 10h às 16h, horário em que há maior concentração de radicais ultravioletas, que causam queimaduras e contribuem para o possível desenvolvimento do câncer”, alerta.

A dermatologista ainda lembra que o uso de um bloqueador é necessário mesmo com o céu nublado, porque entre 40% e 50% dos raios ultrapassam as nuvens. “Além da utilização de bloqueadores e protetores solares, o uso de chapéu, guarda-sol, óculos escuros e blusas com manga também auxiliam na proteção da pele”, diz.

No Brasil, é possível encontrar produtos que oferecem um Fator de Proteção Solar (FPS) contra raios UVB que varia de 2 a 60. O fator representa o número de vezes que a pele permanecerá protegida se comparada a uma pele desprotegida.A especialista ressalta que tanto o protetor quanto o bloqueador devem ser aplicados meia hora antes da exposição ao sol e reaplicados a cada duas horas ou em casos de suor excessivo e ao sair do mar ou piscina.

É importante aplicar o filtro solar em todo o corpo. “As pessoas geralmente se esquecem de passar o produto em regiões como orelhas, nariz, pernas e pescoço. São locais extremamente sensíveis e com grande incidência de câncer”, explica.

Beneficência Portuguesa de São Paulo
Com 153 anos, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano. As áreas de destaque são: cardiologia, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar 2012, o Hospital Santo Antônio foi inaugurado para oferecer atendimento exclusivo a pacientes de média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Prazo para participar da lista de espera do ProUni termina hoje
BR-267
Carreta bate em 3 veículos durante interdição após acidente com morte
INFORME PUBLICITÁRIO
Para alguns alunos de Dourados, o futuro da Educação já é realidade
TEMPO
Terça-feira nublada, ainda com possibilidade de chuva em Dourados
SHOWBIZZ
Geisy Arruda posa de biquíni e avisa: “De volta à dieta e treinos”
CORUMBÁ
Flagrado pedindo propina, ginecologista foi denunciado por abuso sexual
SAÚDE
No Dia do Homem, endocrinologistas fazem campanha contra anabolizantes
TRÊS LAGOAS
Durante manutenção em terreno, trator gera faíscas e incendeia aeroporto
CAMPO GRANDE
Homem manteve ex grávida em cárcere porque 'não queria ter filhos' diz Polícia
PREVIDÊNCIA
Senado pode aprovar reforma em 60 dias, diz Simone Tebet

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é assassinado a tiros em conveniência
DOURADOS
Homem é morto no Jardim Pantanal; segundo homicídio da noite
DOURADOS
Homem é baleado no Jardim Pelicano
DOURADOS
Homem assassinado no Jardim Pantanal tinha 23 anos