A Comissão Intergestores Bipartite, formada por representantes da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Saúde da capital e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, reúne-se amanhã para aprovar a Programação Pactuada Integrada (PPI) e assinar o termo de garantia de acesso aos serviços de saúde.
Também haverá atualização da habilitação dos municípios que têm gestão plena do sistema (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Coxim, Ivinhema, Maracaju, Nova Andradina Rio Brilhante e Três Lagoas). A reunião será realizada na Escola de Saúde Pública em Campo Grande, a partir das 9h15.
A PPI é um acordo entre os municípios para que cada um, segundo sua classificação, dê assistência à sua própria população e à população referenciada das cidades vizinhas, quando for o caso.
A finalização da PPI era o requisito que faltava para o Estado conseguir a habilitação como gestor pleno do sistema, uma luta de quase 10 anos. Se a documentação que compõe a PPI da Assistência for aprovada pela Comissão Bipartite, será encaminhada para Comissão Intergestores Tripartite, composta por membros do Conselho de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), e por representantes do Ministério da Saúde. A Comissão Tripartite reúne-se dia 14 em São Paulo. Na ocasião, o Secretário Estadual de Saúde, João Paulo Esteves, pedirá a qualificação do estado como Gestor Pleno do Sistema.
Com a gestão plena, o Estado terá maior autonomia financeira e administrativa na área de saúde. Quando o Estado for gestor pleno, ao invés do município devolver os recursos que não foram gastos para o Ministério da Saúde, devolverá para a Secretaria Estadual, para que sejam investidos no próprio estado
Deixe seu Comentário
Leia Também
Quatro árbitros de MS são escalados para os Brasileiros das Séries C e D

Demissões aumentam, mas acumulado do ano ainda é positivo

Comércio e shopping abrem normalmente neste sábado

Graciele Lacerda faz ensaio fotográfico e exibe corpão à beira da pescina
Justiça decide internar adolescente que matou advogada em Aquidauana

Temer defende governo e critica "torcida organizada pelo fracasso"

PRF recupera em MS veículo de luxo furtado no interior de São Paulo

Aposta única fatura sozinha prêmio de R$ 9,3 milhões da Mega-Sena

“Mobilização sem precedentes” marca desenvolvimento da Rila em MS
