Menu
Busca domingo, 15 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221

Eleição para Conselho Gestores de Saúde acontece hoje

11 dezembro 2009 - 07h06

Através do Conselho Municipal de Saúde e do Núcleo de Gestão Participativa, será realizada nesta sexta-feira, das 7 ás 16 horas, as eleições para o Conselho Gestores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF). A medida faz parte do controle social da população usuária do SUS - Sistema Único de Saúde.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Andréia Bondezan, todos os usuários das unidades de saúde com documento de identificação e comprovante de residência, maiores de 18 anos estão aptos a votar.

Os Conselhos Gestores de Saúde têm a finalidade de possibilitar a participação da população na busca por melhorias dos serviços prestados nas unidades de Saúde. Cada conselho é formado por oito integrantes, sendo dois gestores, dois trabalhadores e quatro usuários das unidades de saúde. O mandato é de dois anos.

Para o presidente do Conselho de Saúde, João Alves de Souza, existe todo um trabalho de mobilização para a realização das eleições nas unidades. Os Conselhos Gestores servem para ter a comunidade representada e participando do andamento da unidade de saúde.

“Com a própria comunidade fiscalizando as unidades, os setores da saúde através dos Conselhos Gestores, fica mais fácil a atuação da Rede Pública, já que todas as reclamações e sugestões são enviadas ao Conselho Municipal de Saúde, que por sua vez repassa à Secretaria”, enfatizou.

Ainda de acordo com Alves, uma eleição como essa deveria ter sido realizada no ano passado, mas em função do período eleitoral, o processo de votação precisou ser adiado. O secretário de saúde, Mário Eduardo Rocha, entende que os Conselhos Gestores contribuem com o funcionamento das unidades de saúde.

“Muitas pessoas não tem conhecimento de que o Conselho Municipal de Saúde pode ajudar em muitos casos. Os usuários das unidades de saúde pública devem ter mais conhecimento em relação aos Conselhos Gestores para saber o potencial do funcionamento com a sua participação”, afirmou Rocha.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AGENDA
ALEMS fecha ano com reuniões de CPI, de frente parlamentar e fórum
84 ANOS
Exposição de fotos ‘via Satélite’ de Dourados continua até dia 31
EM CARACOL
Novo campo de futebol deve beneficiar mais de 6 mil moradores
PRIMEIRA EDIÇÃO
Corrida Eldorado Run reúne cerca de mil corredores solidários em Três Lagoas
CORUMBÁ
Refém de bandidos, idoso passa horas amarrado em árvore
LEI
Bolsonaro diz que vetará aumento de pena para injúria na internet
MEIO AMBIENTE
Pesca, plástico, aquecimento global e óleo são ameaças para tartarugas
CULTURA
Período para cadastro de projetos do FIC começa neste domingo
INTERNACIONAL
Jamaicana vence Miss Mundo, e beleza negra domina concursos
SEGUNDO CASO EM 5 DIAS
Homem morre e deixa filho de 10 meses

Mais Lidas

CAARAPÓ
Homem é assassinado a golpes de faca após discussão em bar
DOURADOS
Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi
GRANDE DOURADOS
Quadrilha especializada em roubo de caminhonetes é desarticulada e seis são presos
FURTO
Polícia recupera objetos e fecha ponto de receptação em Dourados