Menu
Busca Segunda, 22 de Janeiro de 2018
(67) 9860-3221
Corpal - Dezembro 2017

Diabetes pode estar ligada à perda de audição, aponta estudo

04 Dezembro 2012 - 09h57



Já foram encontradas provas de que a diabetes está ligada ao aumento do risco de problemas cardiovasculares e nos rins, além de perda da visão, mas um novo estudo de uma universidade japonesa aponta que a doença também tem relação com a perda da audição.

Os pesquisadores indicaram que as pessoas jovens que têm diabetes estão sob um risco ainda maior que as mais velhas, embora não souberam explicar as razões. "A análise sugere que a perda da audição foi mais consistente em pacientes diabéticos quando comparados a pacientes não-diabéticos, qualquer que fosse a idade", escreveu Chika Horikawa, da Faculdade de Medicina da Universidade de Niigata.

Não é a primeira vez que pesquisadores encontraram uma ligação entre diabetes e a perda da audição. Em 2008, pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos verificaram padrões semelhantes em um corpus de 11 mil pessoas. Os diabéticos tinham duas vezes mais chance de perderem a audição que os indivíduos saudáveis.

De acordo com Horikawa, é provável que os altos níveis de açúcar no sangue - que causam a diabetes - levem à surdez ao danificar os vasos sanguíneos da área dos ouvidos.

Horikawa e seus colegas reuniram informações de 13 estudos anteriores sobre o assunto, publicados entre 1977 e 2011. No total, foram analisadas 7.377 pessoas com diabetes e 12.817 sem essa condição. A equipe japonesa descobriu que os diabéticos tinham 2,15 vezes mais chances de perder a audição que as pessoas saudáveis. Mas quando os resultados foram divididos por faixa etária, eles descobriram que diabéticos com menos de 60 anos tinham 2,61 mais risco, enquanto os com mais de 60 anos tinham 1,58 mais chances.

Alguns especialistas, porém, alertam que esse tipo de estudo não prova que a diabetes é diretamente responsável pela surdez. "Não responde definitivamente à questão, mas levantam um ponto importante sobre o qual os pacientes podem ter dúvidas", afirma Steven Smith, especialista em diabetes de uma clínica do Minnesota.

Horikawa, por sua vez, indica que as pessoas devem reconhecer a diabetes como um fator importante na perda de audição. "Além disso, esses resultados propõem que os pacientes diabéticos sejam examinados ainda quando jovens", conclui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Carreta do Hospital do Câncer de Barretos realiza exames gratuitos
TRÁFICO
PRF, Receita Federal e Polícia Militar apreendem mais de meia tonelada de maconha
BATAGUASSU
Motoristas são presos por direção perigosa e falta de documento
SELEÇÃO
Comarca de Três Lagoas abre processo seletivo para estagiários
FUTEBOL
Clube da Turquia anuncia "princípio de acordo" com atacante Robinho
CORUMBÁ
Moto colide em tubo de concreto e condutor morre após queda
RESULTADO
Leitores do Dourados News afirmam ser favoráveis à vacinação em farmácias e drogarias
ALBINO TORRACA
Garota perde motocicleta ao estacionar no centro de Dourados
IMPOSTO
IPVA 2018: pagamento à vista segue até 31 de janeiro com 15% de desconto
BRASILÂNDIA
Jovem de 23 anos morre após cair com moto em buraco aberto na BR-158

Mais Lidas

DOURADOS
Homem morre após veículo bater em árvore na Hayel
PONTA PORÃ
Veículo furtado no centro de Dourados capota na BR-463
BR-463
Após perseguição, homem é preso com 700 quilos de maconha
WEIMAR
Mineiro perde veículo ao estacionar no centro de Dourados