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Confira 10 hábitos para adotar em 2013 e ser mais saudável

04 janeiro 2013 - 11h41



Sair do sedentarismo

Deixe a desculpa da falta de tempo de lado e comece o ano reservando um período para fazer atividades físicas. Nem é preciso correr para se matricular na academia, comece aos poucos. Que tal estacionar o carro mais longe e andar um pouco mais para o trabalho? Ou subir alguns andares de escada em vez de tomar o elevador? Lembre disso: apenas 30 minutos de atividades separam os sedentários dos ativos.

Ir ao médico

Osteoporose , hepatite C, tireoidite e outras doenças conhecidas como silenciosas vão comprometendo a saúde aos poucos. Por não apresentarem sintomas, essas condições não são percebidas no dia-a-dia e só são identificadas por meio de um check-up com um especialista. Por isso, os médicos recomendam passar em um clínico geral uma vez por ano, pelo menos, para medir a pressão e fazer exames laboratoriais.

Tomar sol

A vitamina D é essencial na prevenção e no tratamento de uma série de doenças. Exposição curta – apenas 15 minutos – e sem protetor solar, nos horários recomendados pelos médicos (antes das 9h e depois das 16h), deve fazer parte de uma rotina saudável. Passados os 15 minutos recomendados, no entanto, o uso de proteção solar continua obrigatório. Os médicos recomendam também não se expor ao sol forte, principalmente no horário do meio-dia.

Aprender a dizer não

Dizer sim para tudo e todos parece a saída mais fáciil, mas nem sempre é aquela que nos deixará mais confortável. Dizer não vai evitar que você se sinta sobrecarregado e insatisfeito com as decisões que vem tomando. Escute primeiro os seus próprios desejos antes de dizer sim aos pedidos dos outros.

Mais legumes, menos gordura

A obesidade é a epidemia mais perigosa que o mundo vem enfrentando. Origem de doenças como a síndrome metabólica, o diabetes e a hipertensão , ela deve ser combatida com exercício e dieta. Uma alimentação saudável é peça chave para manter o peso sob controle. E por aí passa uma alimentação com pouca gordura, e rica em legumes, verduras e carnes de peixe ou frango.

Relaxar

Celular, telefone, internet, televisão, jornal. Deixe tudo de lado por uns instantes e tente relaxar. Você pode simplesmente deitar na cama e ouvir uma música que acalma ou passar alguns minutos olhando uma paisagem bonita. Respirar fundo também é um exercício simples que ajuda a relaxar – e pode ser feito em qualquer lugar. O estresse potencializa uma série de doenças, portanto, deixe-o longe da sua vida. Leia mais: Valorize o silêncio

Tirar um tempo para si

Com a atribulada rotina das grandes cidades, fica difícil separar um tempo para cuidar de você mesmo. E não estamos falando só de cortar o cabelo, cuidar das unhas ou da pele. É preciso tempo para olhar para os próprios anseios, fazer planos para o futuro e pensar de que forma se está aproveitando a vida.

Trocar o refinado por integral

Essa mudança simples pode fazer a diferença na hora de manter o peso e de garantir a saúde. Comer grãos integrais reduz a gordura ruim ao coração . Os alimentos com fibras deixam a pessoa saciada por mais tempo porque demoram mais do que os refinados para serem digeridos.

Tomar mais água

Hidratar-se corretamente faz o organismo funcionar direito e afasta possíveis problemas como cálculo renal, rinite, entre outros. No verão, por conta do suor, é preciso maior hidratação, portanto, reforce o consumo de água e sucos.

Fazer as pazes consigo

Não se culpe, não se cobre, não se reprima. Ser autoindulgente é o primeiro passo para encarar os obstáculos da vida sem criar rancor por si mesmo. Acolha somente as críticas construtivas, saiba que ser responsável é, muitas vezes, voltar atrás e cultive a autoestima.

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