Menu
Busca quinta, 09 de abril de 2020
(67) 9860-3221
VILA FORMOSA

Projeto “Mais Movimento”, reduz índices de doenças crônicas

24 janeiro 2020 - 22h20Por Da Redação

A comunidade urbana e rural da Vila Formosa está participando do Projeto “Mais Movimento” desenvolvido pela equipe multiprofissional do posto de saúde ESF 205 (Estratégia de Saúde Familiar) e obtendo resultados satisfatórios.

A informação é do coordenador do ESF, Edson Martins Flores. Ele destacar o empenho da equipe nas ações desenvolvidas e o apoio dado pela Secretaria Municipal de Saúde. O projeto está atendendo 22 pessoas por encontro, entre idosos, gestantes, deficientes mentais, HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e tabagistas.

O projeto, segundo Edson Flores, tem como objetivos reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas e da pressão arterial; diminuir o colesterol total, reduzir riscos de diabetes, câncer, obesidade na terceira idade.

Flores explicou que o projeto também pretende ajudar as pessoas a manter o peso ideal, reduzindo o sentimento de depressão e ansiedade; promover o bem-estar psicológico e amenizar o sentimento de estresse, ajudando a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis.

“Pretendemos também ajudar as pessoas a manter o tônus muscular mais adequado, reduzindo riscos de quedas e fraturas e lesões osteomusculares, incentivando a prática regular da atividade física como fator de melhora da qualidade de vida e redução de morbidades diversas”, diz o coordenador.

Integram a equipe um enfermeiro, uma educadora física e um médico. O próximo passo agora é conseguir a adesão de um profissional da área de nutrição.

Edson Flores afirmou que depois de um ano de duração do projeto já foram alcançados vários resultados positivos, como a redução média da pressão arterial nos portadores de HAS, redução da glicemia dos diabéticos; melhora no padrão respiratório; redução de peso em todos os participantes assíduos ao projeto e, redução das queixas de origem osteomusculares.

Os encontros acontecem duas vezes por semana no ginásio poliesportivo da vila, as terças e quintas-feiras, das 08h às 10h da manhã, quando os integrantes do projeto participam de atividades físicas individuais e coletivas; dança, palestras em diversos temas relacionados à saúde; atendimento clínico individual, avaliação antropométrica, acompanhamento da pressão arterial e de glicemia capilar.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVÍRUS
Universidades públicas em Dourados concentram ações na contenção da pandemia
CORUMBÁ
Polícia captura foragido do sistema prisional durante abordagem
ECONOMIA
Auxílio emergencial foi pago hoje para 2,5 milhões de pessoas
COVID-19
Pessoas com idade entre 30 e 39 anos são as que mais contraíram coronavírus em MS
TRÁFICO
Falso casal é preso com maconha que seria entregue em Dourados
DOURADOS
Polícia Penal flagra drogas e celulares na PED
BRASIL
Registro para vender produtos de cannabis pode ser pedido online
DOURADOS
Paciente confirmado com Covid-19 hoje já estava isolado e terminou quarentena
CORUMBÁ
MP dá 48h para bancos e lotéricas adotarem medidas de prevenção ao coronavírus
AGRONEGÓCIO
China comprou 84% da soja exportada por Mato Grosso do Sul em março

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tenta desviar de buraco, é atropelada por carreta e morre
DOURADOS
Assassinos de homem no Parque das Nações roubaram celular de testemunha
DOURADOS
Na volta ao atendimento, populares formam filas longas em frente a agências bancárias
DOURADOS
Mulher morta em acidente cursava pedagogia e terá corpo levado a Naviraí