Menu
Busca quinta, 23 de maio de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

XXV Jornada Acadêmica de Pedagogia da Unigran começa segunda-feira

17 maio 2019 - 20h50Por Da redação

Na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, tem início a XXV Jornada Acadêmica de Pedagogia da Unigran. A abertura oficial acontece às 19 horas, no Salão de Eventos, com a palestra ‘Pedagogia, pedagogo e formação de professores polivalentes’, que será ministrada pela professora doutora Selma Garrido Pimenta, importante cientista brasileira que integra o rol dos teóricos mais importantes da área de didática, metodologia e docência do Ensino Superior, autora de diversas obras publicadas.

O evento vai proporcionar aos participantes a oportunidade de refletir sobre a realidade educacional por meio de caminhos e perspectivas direcionadas à educação humanizada, a qual perpasse o saber, o conhecimento e as transformações educativas que envolvem os diversos campos de atuação do profissional.

Elizabete Velter Borges, coordenadora do curso de Pedagogia, explicou a importância do tema deste ano. “Hoje a Pedagogia está atuando em vários campos profissionais, não só na docência em sala de aula, seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, mas em outras áreas como a hospitalar, empresarial, social, entre outras, e esse é o perfil do professor polivalente. Por isso, convidamos todos os profissionais da área da Educação para participar da Jornada, que também comemora os 30 anos do curso na UNIGRAN. Teremos também dez minicursos, que vão abordar esses campos de atuação do pedagogo, como a Educação Especial e a Infantil, primeiros socorros, e outras”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, as escolas necessitam resgatar a educação humanizada para o conhecimento profissional da área da educação, focando no professor polivalente, que dê conta de práticas educativas direcionadas ao saber e ao fazer para a valorização do ser humano, que é o sujeito principal desse processo.

Além dos minicursos, que iniciam na manhã desta segunda-feira e seguem até a quarta-feira, a programação conta ainda com uma mesa temática na terça-feira, que vai abordar os temas ‘Crianças e Infâncias na perspectiva do desenvolvimento infantil’, ‘Educação Especial’, ‘Educação Inclusiva’ e ‘o trabalho coletivo entre os seus pares’. 

Já a palestra de encerramento acontece na noite da quarta-feira (22), com o tema ‘Inclusão escolar de crianças/alunos: numa perspectiva humanizada de atendimento educacional especializado na infância’, ministrada pela professor doutor Giovani de Bezerra. 

Durante o evento também haverá homenagens aos coordenadores, professores, egressos e acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIGRAN, em comemoração às três décadas de existência.

Dia do Brincar

Junto com a Jornada Acadêmica, acontece o XI Dia Mundial do Brincar, com o tema ‘Brincar de corpo e alma: O brincar como território de convivência das diferenças’, que vai receber a visitação de mais de 100 crianças que vão participar de atividades diversificadas, dentre elas o yoga, judô, karatê e brincadeiras tradicionais, com o intuito de promover atividades lúdicas e brincadeiras para todos, independente de idade.


Ainda será realizado o I Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID com os cursos de Pedagogia e Educação Física, para apresentar os relatos de experiências sobre as práticas e estudos desenvolvidos nos Centros de Educação Infantil Municipal – Ceim’s e escolas em que o Programa está atuando com os acadêmicos.
Mais informações podem ser obtidas na página do evento, disponível no link https://eventos.unigran.br/pedagogia.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEBATE
Governador defende simplificação tributária e diz que reforma da Previdência tem que acabar com privilégios
POLÍCIA
Mercadoria contrabandeada é apreendida pelo DOF em Ponta Porã
PRESO NA LAVA JATO
Justiça autoriza transferência de Eduardo Cunha para o Rio de Janeiro
SOCIAL
Famílias de baixa renda podem solicitar abatimento na conta de luz
PMA
Dono de imobiliária é autuado por prejuízo em área protegida durante construção de loteamento
FUTEBOL FEMININO
Seleção Brasileira começa trabalhos nesta tarde visando a Copa do Mundo
AMBIENTAL
Homem é autuado por desmatamento ilegal de 10 hectares em Corguinho
SAÚDE
Saúde confirma mais duas mortes por dengue em Dourados
DOURADOS
Mulher é presa na rodoviária com droga que seria levada para o interior de SP
POLÍCIA
Motorista de caminhonete receberia R$ 6,5 mil para levar droga até São Paulo

Mais Lidas

POLÍCIA
Após pescaria, marido encontra desconhecido na frente de casa e ameaça mulher com arma em Dourados
DOURADOS
Preso em operação estava sob monitoramento por assalto
PEDRO JUAN
Três suspeitos de chacina na fronteira são presos pela polícia paraguaia
PEDRO JUAN
Seis morrem e uma criança fica ferida após ataque de pistoleiros na fronteira