Menu
Busca terça, 20 de agosto de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

XXV Jornada Acadêmica de Pedagogia da Unigran começa segunda-feira

17 maio 2019 - 20h50Por Da redação

Na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, tem início a XXV Jornada Acadêmica de Pedagogia da Unigran. A abertura oficial acontece às 19 horas, no Salão de Eventos, com a palestra ‘Pedagogia, pedagogo e formação de professores polivalentes’, que será ministrada pela professora doutora Selma Garrido Pimenta, importante cientista brasileira que integra o rol dos teóricos mais importantes da área de didática, metodologia e docência do Ensino Superior, autora de diversas obras publicadas.

O evento vai proporcionar aos participantes a oportunidade de refletir sobre a realidade educacional por meio de caminhos e perspectivas direcionadas à educação humanizada, a qual perpasse o saber, o conhecimento e as transformações educativas que envolvem os diversos campos de atuação do profissional.

Elizabete Velter Borges, coordenadora do curso de Pedagogia, explicou a importância do tema deste ano. “Hoje a Pedagogia está atuando em vários campos profissionais, não só na docência em sala de aula, seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, mas em outras áreas como a hospitalar, empresarial, social, entre outras, e esse é o perfil do professor polivalente. Por isso, convidamos todos os profissionais da área da Educação para participar da Jornada, que também comemora os 30 anos do curso na UNIGRAN. Teremos também dez minicursos, que vão abordar esses campos de atuação do pedagogo, como a Educação Especial e a Infantil, primeiros socorros, e outras”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, as escolas necessitam resgatar a educação humanizada para o conhecimento profissional da área da educação, focando no professor polivalente, que dê conta de práticas educativas direcionadas ao saber e ao fazer para a valorização do ser humano, que é o sujeito principal desse processo.

Além dos minicursos, que iniciam na manhã desta segunda-feira e seguem até a quarta-feira, a programação conta ainda com uma mesa temática na terça-feira, que vai abordar os temas ‘Crianças e Infâncias na perspectiva do desenvolvimento infantil’, ‘Educação Especial’, ‘Educação Inclusiva’ e ‘o trabalho coletivo entre os seus pares’. 

Já a palestra de encerramento acontece na noite da quarta-feira (22), com o tema ‘Inclusão escolar de crianças/alunos: numa perspectiva humanizada de atendimento educacional especializado na infância’, ministrada pela professor doutor Giovani de Bezerra. 

Durante o evento também haverá homenagens aos coordenadores, professores, egressos e acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIGRAN, em comemoração às três décadas de existência.

Dia do Brincar

Junto com a Jornada Acadêmica, acontece o XI Dia Mundial do Brincar, com o tema ‘Brincar de corpo e alma: O brincar como território de convivência das diferenças’, que vai receber a visitação de mais de 100 crianças que vão participar de atividades diversificadas, dentre elas o yoga, judô, karatê e brincadeiras tradicionais, com o intuito de promover atividades lúdicas e brincadeiras para todos, independente de idade.


Ainda será realizado o I Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID com os cursos de Pedagogia e Educação Física, para apresentar os relatos de experiências sobre as práticas e estudos desenvolvidos nos Centros de Educação Infantil Municipal – Ceim’s e escolas em que o Programa está atuando com os acadêmicos.
Mais informações podem ser obtidas na página do evento, disponível no link https://eventos.unigran.br/pedagogia.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTADO
Com a inauguração em Ribas do Rio Pardo, 34 municípios passam a contar com Procon
TRÁFICO
Polícia prende traficante que vendia drogas há oito anos em bairro
FISCALIZAÇÃO
Foragido da Justiça de MG é preso na região de Maracaju
PAÍSES VIZINHOS
Portaria impede entrada de altos funcionários da Venezuela no Brasil
FLAGRANTE
Veículo de luxo roubado no ES é recuperado em Rio Brilhante
AQUIDAUANA
Policial aposentado morre ao ser atropelado pelo próprio veículo
EDITAL
Assinatura de convênios garante repasse de R$ 1,5 milhão para pesquisas no Estado
DOURADOS
Inscrições para seleção de novas Famílias Acolhedoras são abertas
CAMPO GRANDE
Polícia encontra maconha escondida em armário de escola
POLÍTICA
Haddad suspende agenda e Caravana Lula Livre é cancelada em Dourados

Mais Lidas

NO PARANÁ
Douradense morre ao ser prensado por caminhão em laticínio
DOURADOS
Acusado de participação no sequestro de família douradense se apresenta à polícia
DOURADOS
Em ato de filiação ao PSL, reitora temporária diz não ter prazo para deixar comando da UFGD
MS-376
Veículo fica completamente destruído e homem morre em acidente entre Vicentina e Fátima do Sul