segunda, 18 de março de 2024
Dourados
29ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

UEMS Acolhe devolve esperança para migrantes e estrangeiros

06 dezembro 2019 - 19h20Por Da Redação

Uma noite de formatura, com cerimonial, decoração, fotógrafos e autoridades marcou a certificação de 88 alunos do projeto UEMS Acolhe – acolhimento linguístico, humanitário e educacional a migrantes e refugiados. Familiares e amigos prestigiaram mostrando a importância da certificação e do acolhimento linguístico na vida dessas famílias.

“Vim para o Brasil em busca de esperança e estou conseguindo muito mais”, conta emocionada a venezuelana Maribel Astudillo, que recebeu sua certificação ao lado da filha Rubi de 10 anos e do filho Rafael, de 19 anos. “Agora meu marido está no curso, minha filha já vai para escola e meu filho está sonhando com a faculdade. Nunca pensamos que poderíamos conquistar tudo isso. O Brasil nos salvou de uma vida de muita tristeza”, conta lembrando da situação difícil que viveu na Venezuela.

Maribel é uma das 88 pessoas certificadas no programa que ensina a Língua Portuguesa como forma de acolhimento para migrantes e refugiados. “O programa é um somatório de acolhimento do migrante e refugiados pela aprendizagem da Língua Portuguesa e de outros atendimentos que possam inseri-los na comunidade”, explica coordenador do programa, professor João Fábio Sanches.

Um dos atendimentos especiais é realizado em uma parceria entre a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e a FUNSAT (Fundação Social do Trabalho). Os participantes do Projeto UEMS Acolhe recebem orientações para emitirem carteira de trabalho e são encaminhados para o mercado de trabalho. Joshua, que é da Nicarágua, conta que teve muita dificuldade ao chegar no Brasil, mas que depois do projeto sua vida mudou. “Quando eu cheguei no Brasil, em janeiro desse ano, não queria abrir a minha boca. Achava que as pessoas iriam rir de mim e que não poderia me comunicar fluentemente. Meu amigo Marcelo Durval comentou que tinha um curso de Língua Portuguesa para estrangeiros e foi assim como eu conheci o professor João Fábio. Fomos a Funsat e no dia seguinte eu já estava fazendo uma entrevista. Uma semana depois eu estava começando a trabalhar em uma empresa”, conta Joshua.

Marta Yorladis Rave Sanchez também recebeu sua certificação nesta quinta-feira (05). A colombiana veio para o Brasil com a família. “Eu quero agradecer o grande esforço e todo amor dos nossos professores, principalmente minha professora, Isabella. Nós adquirimos muito conhecimento”, disse Yorladis.

Para o Reitor da UEMS, professor Laércio Alves de Carvalho, com o  UEMS Acolhe a Universidade cumpre seu papel de transformar a vida das pessoas através da educação. “Nós recebemos esses migrantes e refugiados e devolvemos para a sociedade com uma formação de acolhimento da Língua Portuguesa. Em um evento como este, com toda essa comemoração e alegria, nós vemos o quanto isso é importante na vida dessas pessoas e de suas famílias”, ressaltou o Reitor Laércio.

Criado em 2017 o programa já atendeu mais de trezentas pessoas, com cursos em Campo Grande e Dourados. Para saber mais sobre o UEMS Acolhe acesse aqui, ou ligue (67) 3901 1888.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

CENTRO

Ex-funcionário é preso após furtar dinheiro em guichê da rodoviária em Dourados

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá