Menu
Busca sábado, 21 de julho de 2018
(67) 9860-3221

Subsecretaria da Mulher e Ejud lançam campanha de compromisso pela Lei Maria da Penha

07 dezembro 2012 - 17h45

A Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania e a Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud), através do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), realizaram na manhã de hoje (7), na Assebleia Legislativa, o lançamento da campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha- a Lei é mais forte”.



O evento, que faz parte do cronograma da campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, é o quarto lançamento regional em que Mato Grosso do Sul representa a região Centro-Oeste numa série de lançamentos regionais que acontecem desde o final de agosto, quando o Espírito Santo (ES) recebeu a campanha. Em novembro foi a vez do Nordeste, através do Estado de Alagoas e do Norte, com ações no Pará. No próximo dia 14, será a vez do Paraná, representando a região Sul. De acordo com a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Ana Teresa Iamarino, todos os Estados fazem parte da campanha, mas alguns foram escolhidos para o lançamento. “Fizemos uma avaliação com base no mapa da violência para definir os Estados”, explicou.



Segundo a titular da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, Tai Loschi, o objetivo da campanha é mobilizar e sensibilizar os operadores do direito e a sociedade em geral para a compreensão do movimento e a importância do enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres. “Com a campanha buscamos fortalecer a Lei Maria da Penha, agilizar os processos, não deixar que eles prescrevam, fazer com que os agressores cumpram a pena ao todo, enfim, fortalecer a rede de enfrentamento à violência”, concluiu Tai.



Após a abertura do evento, Ana Teresa Iamarino realizou a palestra “Polítcias Públicas: mecanismos para defesa e reconstrução”. A tarde, a juíza auxiliar da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresenta “Atuação do CNJ para aplicação da lei Maria da Penha”.



O lançamento da campanha é parte do Curso de Aperfeiçoamento para Fins de Atualização, Vitaliciamento, Promoção e Acesso dos Magistrados de Mato Grosso do Sul. “A campanha trata do enfrentamento à violência como um todo, nela está inserida sociedade e profissionais da rede, com o curso buscamos capacitar ainda mais e aperfeiçoar também os homens e mulheres que lidam com os agressores, porque se o agressor não for bem trabalhado, de nada adiantará a penalização”, explicou o desembargador Ruy Celso Florence, titular da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e diretor geral da Ejud.







Compareceram ao evento a deputada estadual Mara Caseiro; o desembargador, Hidelbrando Coelho Neto; o superintendente da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), André Gonçalves; o desembargador, Ney de Freitas; a conselheira Nacional do Ministério Público (CNMP), Maria Ester Tavares; a subsecretaria da Mulher, Tai Loschi; a delegada, Roseli Molina e a titular da Coordenadoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Raimunda de Brito.




A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher” acontece em 159 países e tem quatro datas-marco: 25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres; 1º de Dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids; 6 de Dezembro – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, Campanha Laço Branco e 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LOTERIA
Mega Sena pode pagar R$ 62 milhões neste sábado
CAMPO GRANDE
Homem escala torre de energia e cai ao encostar na rede de alta tensão
ELEIÇÕES 2018
Mesmo com Puccinelli preso, MDB retoma na segunda preparativos para lançamento de sua candidatura
ELEIÇÕES 2018
PDT lança Odilon ao governo e se alia ao Pros e Podemos
CAMPO GRANDE
Mulher morre ao bater carro na traseira de caminhão parado
SUB-19
Sete sai na frente, toma a virada e perde a liderança para o União ABC
FLAGRANTE
Maconha apreendida em Dourados deve chegar a 2t
FUTEBOL DE BASE
Fase quartas de final do Estadual Sub-17 começa neste sábado
DOURADOS
Trio armado invade lanchonete e leva dinheiro de comerciantes
DOURADOS
Polícia apreende carreta na Presidente Vargas com droga que seria levada até SP

Mais Lidas

ALBINO COM A JOAQUIM
Músico morre quatro dias após acidente no Centro de Dourados
LAMA ASFÁLTICA
Puccinelli, filho e advogado são presos na Capital
ÁGUA BOA
Ferido com tiro durante comemorações na Copa é preso com drogas em Dourados
DOURADOS
Vereador é assaltado por dupla armada ao chegar em casa