Menu
Busca quinta, 20 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
SMARTPHONES

Saúde entrega novos smartphones para ações contra o Aedes aegypti

08 setembro 2017 - 13h50

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul através da Superintendência de Vigilância em Saúde entregou à Prefeitura de Bonito 16 smartphones que farão parte dos trabalhos de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti no município. A entrega dos aparelhos integra as ações de monitoramento realizadas pelos agentes municipais de saúde, auxiliando no levantamento de informações sobre os focos e criadouros do mosquito na região monitorada.

A ação faz parte de um projeto piloto da Secretaria de Estado de Saúde implantado no município em janeiro do ano passado, utilizando um novo sistema de informação contra a disseminação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. O sistema Endemias é um aplicativo desenvolvido pela SES/MS e instalado nos smartphones dos agentes que fornecerão os dados de cada imóvel visitado na região e a existência de criadouros.

Desde 2015, a Secretaria Estadual de Saúde distribuiu aos municípios integrantes do programa tablets contendo o programa chamado Endemias 1.0. A partir de então, foram realizadas atualizações com base na realidade dos municípios e nas dificuldades encontradas pelos agentes, que são os responsáveis pela operação do equipamento.

Os aperfeiçoamentos resultaram no programa Endemias 2.0, melhorando a funcionalidade do aplicativo, que tem como função: Monitorar em tempo real o trabalho de campo dos Agentes Comunitários de Endemias; Monitorar imóveis com foco do mosquito através de um mapa que mostra a localização dos mesmos; Registrar com fotos os pontos críticos e depósitos de água não eliminados, para que ações imediatas sejam tomadas; Acompanhar o índice de infestação predial, que determina as áreas críticas de proliferação do mosquito e Mapear imóveis com moradores que apresentam sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya.

Além de várias outras opções de ícones de funções que o Programa oferece. Com a operação no município de Bonito, o objetivo é ampliar as atualizações gradativamente para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.


Deixe seu Comentário

Leia Também

CINEMA
Com Jack Black, "O Mistério do Relógio na Parede" traz fantasia na medida certa
TACURU
Tiroteio em bar termina com homem morto e dois feridos
HOMENS
Urologistas alertam sobre os principais problemas de saúde masculinos
GERAL
Grupo ABV distribui mudas de árvore em Dourados
MINAS GERAIS
Pico da Bandeira, terceiro maior do Brasil, é objeto de desejo dos visitantes; conheça
FUTEBOL
Bahia e Botafogo fazem duelo brasileiro pela Sul-americana
ATENÇÃO MENINAS
Jasmine, Tiana e outras princesas da Disney inspiram coleção linda de make
DOURADOS
Homem encontrado caído morre no HV e família suspeita de atropelamento
QUINTA DO CHOCOLATE
Bolo de cacau com cobertura de chocolate é a dica de hoje
CONTRABANDO
Carro com 1,5 mil pacotes de cigarros é apreendido

Mais Lidas

DOURADOS
Colisão frontal mata passageiro de caminhonete e deixa três pessoas feridas
DOURADOS
Homem esfaqueado pelo filho morre no Hospital da Vida
BR-163
Acidente envolvendo caminhão e caminhonete deixa dois em estado grave e um morto
DOURADOS
Ladrão é amarrado por populares após tentar roubar bolsa de mulher