Menu
Busca Quinta, 14 de Dezembro de 2017
(67) 9860-3221
Reveillon - Clube Indaiá
SMARTPHONES

Saúde entrega novos smartphones para ações contra o Aedes aegypti

08 Setembro 2017 - 13h50

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul através da Superintendência de Vigilância em Saúde entregou à Prefeitura de Bonito 16 smartphones que farão parte dos trabalhos de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti no município. A entrega dos aparelhos integra as ações de monitoramento realizadas pelos agentes municipais de saúde, auxiliando no levantamento de informações sobre os focos e criadouros do mosquito na região monitorada.

A ação faz parte de um projeto piloto da Secretaria de Estado de Saúde implantado no município em janeiro do ano passado, utilizando um novo sistema de informação contra a disseminação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. O sistema Endemias é um aplicativo desenvolvido pela SES/MS e instalado nos smartphones dos agentes que fornecerão os dados de cada imóvel visitado na região e a existência de criadouros.

Desde 2015, a Secretaria Estadual de Saúde distribuiu aos municípios integrantes do programa tablets contendo o programa chamado Endemias 1.0. A partir de então, foram realizadas atualizações com base na realidade dos municípios e nas dificuldades encontradas pelos agentes, que são os responsáveis pela operação do equipamento.

Os aperfeiçoamentos resultaram no programa Endemias 2.0, melhorando a funcionalidade do aplicativo, que tem como função: Monitorar em tempo real o trabalho de campo dos Agentes Comunitários de Endemias; Monitorar imóveis com foco do mosquito através de um mapa que mostra a localização dos mesmos; Registrar com fotos os pontos críticos e depósitos de água não eliminados, para que ações imediatas sejam tomadas; Acompanhar o índice de infestação predial, que determina as áreas críticas de proliferação do mosquito e Mapear imóveis com moradores que apresentam sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya.

Além de várias outras opções de ícones de funções que o Programa oferece. Com a operação no município de Bonito, o objetivo é ampliar as atualizações gradativamente para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.


Deixe seu Comentário

Leia Também

PARLAMENTAR
Senado aprova refinanciamento de dívidas para micro e pequenas empresas
DOURADOS
Dez são detidos em 2ª fase da Operação Thanos
SAÚDE
Doenças ligadas à gripe matam até 650 mil por ano no mundo, diz OMS
CAMPO GRANDE
Motociclista fica ferido após atropelar e matar duas capivaras em avenida
MUDANÇA
Confraternização de Fim de Ano da UEMS de Dourados tem novo local definido
BRASIL
Laboratórios provocam desabastecimento de remédios para vender mais caro, aponta ministro
NOVA DATA
Temer não terá alta nesta quinta-feira, e posse de Marun é adiada
AQUIDAUANA
Corpo de ex-presidente da OAB é encontrado carbonizado na BR-419
É LEI
Exame de trombofilia para mulheres deve ser oferecido pelo SUS em MS
TRÁFICO
Motorista foge deixando mais de 1,2t de maconha em veículo

Mais Lidas

DOURADOS
Homem encontrado morto estava acorrentado e jogado no rio Dourados
BARBÁRIE
Acusado de esquartejar mãe é levado para audiência
DOURADOS
Juiz manda acusado de esquartejar a mãe para hospital da Capital
THANOS
Megaoperação cumpre mandados em bairros de Dourados