Menu
Busca segunda, 12 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
SMARTPHONES

Saúde entrega novos smartphones para ações contra o Aedes aegypti

08 setembro 2017 - 13h50

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul através da Superintendência de Vigilância em Saúde entregou à Prefeitura de Bonito 16 smartphones que farão parte dos trabalhos de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti no município. A entrega dos aparelhos integra as ações de monitoramento realizadas pelos agentes municipais de saúde, auxiliando no levantamento de informações sobre os focos e criadouros do mosquito na região monitorada.

A ação faz parte de um projeto piloto da Secretaria de Estado de Saúde implantado no município em janeiro do ano passado, utilizando um novo sistema de informação contra a disseminação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. O sistema Endemias é um aplicativo desenvolvido pela SES/MS e instalado nos smartphones dos agentes que fornecerão os dados de cada imóvel visitado na região e a existência de criadouros.

Desde 2015, a Secretaria Estadual de Saúde distribuiu aos municípios integrantes do programa tablets contendo o programa chamado Endemias 1.0. A partir de então, foram realizadas atualizações com base na realidade dos municípios e nas dificuldades encontradas pelos agentes, que são os responsáveis pela operação do equipamento.

Os aperfeiçoamentos resultaram no programa Endemias 2.0, melhorando a funcionalidade do aplicativo, que tem como função: Monitorar em tempo real o trabalho de campo dos Agentes Comunitários de Endemias; Monitorar imóveis com foco do mosquito através de um mapa que mostra a localização dos mesmos; Registrar com fotos os pontos críticos e depósitos de água não eliminados, para que ações imediatas sejam tomadas; Acompanhar o índice de infestação predial, que determina as áreas críticas de proliferação do mosquito e Mapear imóveis com moradores que apresentam sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya.

Além de várias outras opções de ícones de funções que o Programa oferece. Com a operação no município de Bonito, o objetivo é ampliar as atualizações gradativamente para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.


Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE PÚBLICA
MS pode ter 89 casos de câncer de próstata a cada 100 mil homens, aponta Inca
ELEIÇÕES 2018
Prazo para prestação de contas do segundo turno termina neste sábado
QUADRINHOS
Stan Lee, criador de heróis da Marvel, morre aos 95 anos
PRIMEIRA EDIÇÃO
PIB promove encontro da terceira idade em Dourados
ERRO
Facebook sai do ar por cerca de 30 minutos; rede social já voltou
TV
O Sétimo Guardião: entenda a trama da próxima novela das 9
CLIMA
Segunda quente leva sensação térmica a quase 40ºC em Dourados
BRASILEIRÃO
Santos e Chapecoense entram em campo nesta segunda
CAMPO GRANDE
Evento sobre sistemas agroalimentares reúne pesquisadores do Brasil e de cinco países
BRASIL
Ministério pede imunização contra febre amarela antes do verão

Mais Lidas

DOURADOS
Dupla é presa após tentar matar homem no Centro e fugir de abordagem pela contra-mão
DOURADOS
Bandido coloca revólver na cabeça de mulher e rouba moto no Água Boa
ÑU VERA
Homem morre em Dourados após bebedeira
TRÁFICO
Homem é preso transportando mais de uma tonelada de maconha em caminhão baú