Menu
Busca domingo, 13 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
CURSO

Sanesul promove treinamento para funcionários sobre governança pública

18 setembro 2019 - 07h53Por Da Redação

Diretores da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), membros do Conselho de Administração, funcionários do departamento jurídico e de licitação, e demais gerentes de setores estratégicos da empresa, começaram uma jornada de conhecimento. Eles participam de um curso sobre governança pública para empresas estatais, a fim de aprimorar os processos de contratação e maximizar os resultados. O segundo módulo foi finalizado, cujo tema foi integridade, ética e compliance, com Claudio Sarian, dirigente do TCU por 18 anos. Serão quatro módulos no total. 

O curso inclui também as novidades trazidas pela Lei 13.303/2016, também chamada de Lei das Estatais, ou Estatuto das Empresas Estatais, que foi promulgada em 2016. A nova lei regulamentou diversos aspectos relacionados às empresas públicas e sociedades de economia mista no âmbito da União, Estados, Municípios e Distrito Federal.

A capacitação é técnica e gerencial, para os servidores e empregados das empresas estatais que atuam ou pretendem aprimorar seus conhecimentos a respeito de governança, gestão por resultados na Administração Pública, e sobre inovações trazidas pelo legislador para as contratações no âmbito das referidas entidades.

“As empresas estatais também estão sendo provocadas a aprimorar a sua eficiência organizacional e a Sanesul teve uma excelente iniciativa, pois há muitas mudanças ocorrendo no cenário público. O curso não é somente sobre a Lei das Estatais, mas sobre como administrar de forma positiva para atingir bons resultados, porque as estatais também precisam dar bons resultados. Serão abordados vários assuntos na área administrativa, mas também falaremos sobre ética, responsabilidade e integridade. Por fim, é um debate sobre gestão de risco, o processo de organizar e planejar recursos humanos e materiais de uma empresa de forma a reduzir ao mínimo possível os impactos dos riscos na organização”, afirmou Rafael Jardim Cavalcante, atual Secretário de Controle do Sistema Financeiro Nacional, que ministrou o primeiro módulo sobre ética.

O curso é da Editora Fórum, empresa com experiência e conhecimento Jurídico, e comandado por um time de profissionais especializados e atuantes no cenário nacional: Rafael Jardim Cavalcante, Advogado e Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Controle do Sistema Financeiro Nacional e ex-Secretário de Combate à corrupção do TCU;  Claudio Sarian, Engenheiro e Advogado,  Palestrante e Autor de livros na área de licitações e de governança pública, e Dirigente do TCU por 18 anos; e Ismar Barbosa, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Auditor Federal de Controle Externo há 20 anos.

Entre os temas provocados para serem debatidos, estão a Gestão e governança pública; Ética e compliance; Controles internos; Gestão de riscos, Auditoria interna; Licitações e contratos no âmbito das empresas estatais.

“A Sanesul está oportunizando essa capacitação, que o Conselho Diretor entendeu que era necessário, para poder avançar na nossa gestão interna de processos e na nossa organização de trabalho.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Bebê é sexta vítima de acidente na Via Dutra, sentido Rio de Janeiro
Unicef
26% das adolescentes brasileiras casam-se antes dos 18 anos
MS 42 ANOS
Identidade do Estado revela “Brasil profundo” nas artes plásticas
TUFÃO
Passagem do Hagibis no Japão provoca pelo menos 24 mortes
DOURADOS
Programação do “Outubro Rosa” tem evento no dia 16
FAMOSOS
Em meio aos rumos sobre affair, Grazi faz trilha com Caio Castro
DOURADOS
Universidade levará serviços à Praça Antônio João dia 23
ESTADO
Judiciário fará Semana da Conciliação no início de novembro
CRIME
Caçador foge da PMA, mas abandona moto, rifle e munições e acaba identificado
BRASIL
Após dez dias internado, general Villas Bôas recebe alta hospitalar

Mais Lidas

CONFUSÃO
Homem morre em confronto com a Guarda Municipal de Dourados
DOURADOS
Acionados para atender queda de moto, Bombeiros só encontram vítima no local
CLIMA
Previsão aponta dias chuvosos e queda de temperatura em Dourados
RIO BRILHANTE
Acidente envolvendo carro de passeio e carreta mata motorista na BR-267