Menu
Busca segunda, 25 de junho de 2018
(67) 9860-3221
MEIO AMBIENTE

Projeto Florestinha faz Educação Ambiental e atende 309 alunos

13 março 2018 - 20h05Por Da Redação

No mês passado, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha retomaram as atividades de Educação Ambiental e atenderam 305 alunos da Escola Municipal Irene Linda Ziole Crivelle, na cidade de Taquarussu.

Na manhã desta terça-feira, dia 13 de março, os trabalhos aconteceram na escola Municipal Plínio Mendes em Campo Grande e foram atendidos 309 alunos.

O Projeto Florestinha de Campo Grande possui um cronograma de todo mês atender em Educação Ambiental, pelo menos a um município do Interior. Por enquanto estão agendados para o primeiro semestre de 2018: Jaraguari e Paranaíba em março, Três Lagoas em abril, Corumbá em maio e Ladário em junho.

Os trabalhos também não deixam de ser executados na Capital. Durante a semana da água que ocorrerá na próxima semana (19 a 23) várias escolas serão atendidas em Campo Grande e durante os meses seguintes.

METODOLOGIA DE TRABALHO

A vantagem do trabalho de Educação Ambiental executado pelo Projeto Florestinha é que ele todo é realizado em metodologia lúdica e, além disso, são entregues folhetos patrocinados pela empresa MS-GAS, que é parceira no Projeto, sobre os temas discutidos aos professores, em quantidades dos alunos participantes, para que eles continuem a discussão dos temas, de forma que os estudantes entendam que o ambiente é um sistema complexo, de onde saem todas as riquezas e serviços que servem e mantêm viva à humanidade. Ou seja, trata-se de uma metodologia, em que a Educação Ambiental não-formal incentiva à formal, que será desenvolvida no dia-dia pelos professores.

A ideia é que os alunos entendam que nesse sistema complexo e interativo, qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeia, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano. As oficinas didáticas são as seguintes temáticas:

1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

4.  Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

5.  Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA DO MUNDO
Seleção faz treino tático a dois dias de duelo decisivo
EDUCAÇÃO
ProUni abre inscrições amanhã; estudantes podem consultar vagas
VAQUINHA VIRTUAL
Populares dizem que não vão contribuir com dinheiro em campanha política
MUNDIAL 2018
Juiz do ouro olímpico, iraniano apitará duelo decisivo entre Brasil e Sérvia
PREVENÇÃO
Seminário sobre dependência química é nesta quarta-feira
PRAZO
Prazo para parcelamento do Simples Nacional termina dia 09 de julho
41ª FESTA JUNINA DE DOURADOS
Evento consolida participação popular em Dourados
PONTO DIGITAL
Prefeitura de Campo Grande tem 30 dias para implantar pontos eletrônicos nas Unidades de Saúde
COTAÇÕES
Com alta do dólar, gastos no exterior estão desacelerando
EDUCAÇÃO
Publicado edital de seleção do programa Projovem Urbano

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Mulher morre e 8 ficam feridos após colisão na MS-379
POLÍCIA
Homem é assassinado em bar em Dourados
BR-163
Adolescente morre após ser atropelado por motorista bêbado em Dourados
POLÍCIA
Veículo é roubado e recuperado horas depois em Dourados