Menu
Busca domingo, 22 de julho de 2018
(67) 9860-3221

Por inadimplência com o Itaprev e INSS,Itaporã pode perder recursos federais

05 janeiro 2013 - 10h45





A situação financeira da prefeitura de Itaporã tem sido motivo de muita preocupação para o novo prefeito, Wallas Milfont (PDT). O motivo é às inúmeras dívidas herdadas da administração passada, que, segundo o prefeito, podem prejudicar o planejamento inicial de trabalho da nova gestão e inviabilizar a execução de obras em setores fundamentais para a melhoria da vida da população, como na saúde, infraestrutura, esporte e lazer e habitação.

Conforme o novo gerente municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Rosales, a prefeitura de Itaporã corre até mesmo o risco de perder recursos federais, destinados através de emendas parlamentares para a execução de obras, por estar inadimplente em diversos setores. Segundo Rosales, uma das situações mais preocupantes está relacionada à construção do novo terminal rodoviário de Itaporã. Isto porque, no momento, o município está impedido de receber os R$ 800 mil, alocados pelo Ministério do Turismo, em virtude da inadimplência e irregularidades nos repasses mensais do Itaprev (Fundo Municipal de Previdência Social de Itaporã) e ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

O gerente explica que no final do ano passado a antiga administração conseguiu a autorização da Câmara de Vereadores para fazer o parcelamento dos valores não repassados pelo município ao Itaprev. No entanto, a prefeitura não efetuou o pagamento do parcelamento até o dia 31 de dezembro, fato que colocou Itaporã na lista de inadimplência do governo federal e impede o município de receber o recurso para construção do terminal rodoviário, enquanto a irregularidade não for sanada.

Segundo Rosales, logo após ter conhecimento do problema, a atual administração passou a tomar todas as medidas cabíveis junto aos órgãos competentes e espera regularizar a situação nos próximos dias e dar aptidão ao município para receber os recursos.

MEDIDAS

Diante da situação financeira e administrativa em que assumiu a Prefeitura de Itaporã, o prefeito Wallas Milfont (PDT) baixou decreto determinando um amplo levantamento das finanças municipais. O decreto foi publicado na edição de terça-feira (2) do Diário Oficial do Município.

Conforme Wallas, o diagnóstico se tornou necessário para que a nova administração municipal possa tomar conhecimento sobre a situação financeira do município, incluindo as obrigações a pagar, a conferência dos bens que compõem o patrimônio público e a análise apurada da folha de pagamento. Após esse trabalho, o município vai elaborar relatórios para encaminhar ao TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Mulher fica gravemente ferida após ser lançada contra arame farpado
AMPLAVISÃO 1315
Nas pontes de Roma a lembrança de André
DOURADOS
Poste derrubado após roubo de veículos continua caído na Marcelino Pires
TRADIÇÃO CATÓLICA
27ª Festa a São Cristóvão leva caminhões às ruas de Dourados
EDUCAÇÃO
IFMS encerra nesta segunda inscrições para transferências
FÓRMULA 1
Hamilton vence após Vettel parar no muro no GP da Alemanha
SINOP
Adolescente é flagrando com maconha que seria comercializada no MT
DIRETRIZES
Período eleitoral impõe restrições na Comunicação da UFGD
CRIME AMBIENTAL
Homem é multado por construir muro que degrada matas ciliares
ELEIÇÕES
PSL faz convenção neste domingo para lançar candidatura de Bolsonaro

Mais Lidas

ÁGUA BOA
Ferido com tiro durante comemorações na Copa é preso com drogas em Dourados
CAMPO DOURADO
Jovem nega tráfico e diz que pedido de carona o levou até casa com droga
DOURADOS
Índios invadem fazenda, torturam e fazem caseiro refém por 6h
CAMPO GRANDE
Mulher morre ao bater carro na traseira de caminhão parado