Menu
Busca Segunda, 22 de Janeiro de 2018
(67) 9860-3221

Por inadimplência com o Itaprev e INSS,Itaporã pode perder recursos federais

05 Janeiro 2013 - 10h45





A situação financeira da prefeitura de Itaporã tem sido motivo de muita preocupação para o novo prefeito, Wallas Milfont (PDT). O motivo é às inúmeras dívidas herdadas da administração passada, que, segundo o prefeito, podem prejudicar o planejamento inicial de trabalho da nova gestão e inviabilizar a execução de obras em setores fundamentais para a melhoria da vida da população, como na saúde, infraestrutura, esporte e lazer e habitação.

Conforme o novo gerente municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Rosales, a prefeitura de Itaporã corre até mesmo o risco de perder recursos federais, destinados através de emendas parlamentares para a execução de obras, por estar inadimplente em diversos setores. Segundo Rosales, uma das situações mais preocupantes está relacionada à construção do novo terminal rodoviário de Itaporã. Isto porque, no momento, o município está impedido de receber os R$ 800 mil, alocados pelo Ministério do Turismo, em virtude da inadimplência e irregularidades nos repasses mensais do Itaprev (Fundo Municipal de Previdência Social de Itaporã) e ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

O gerente explica que no final do ano passado a antiga administração conseguiu a autorização da Câmara de Vereadores para fazer o parcelamento dos valores não repassados pelo município ao Itaprev. No entanto, a prefeitura não efetuou o pagamento do parcelamento até o dia 31 de dezembro, fato que colocou Itaporã na lista de inadimplência do governo federal e impede o município de receber o recurso para construção do terminal rodoviário, enquanto a irregularidade não for sanada.

Segundo Rosales, logo após ter conhecimento do problema, a atual administração passou a tomar todas as medidas cabíveis junto aos órgãos competentes e espera regularizar a situação nos próximos dias e dar aptidão ao município para receber os recursos.

MEDIDAS

Diante da situação financeira e administrativa em que assumiu a Prefeitura de Itaporã, o prefeito Wallas Milfont (PDT) baixou decreto determinando um amplo levantamento das finanças municipais. O decreto foi publicado na edição de terça-feira (2) do Diário Oficial do Município.

Conforme Wallas, o diagnóstico se tornou necessário para que a nova administração municipal possa tomar conhecimento sobre a situação financeira do município, incluindo as obrigações a pagar, a conferência dos bens que compõem o patrimônio público e a análise apurada da folha de pagamento. Após esse trabalho, o município vai elaborar relatórios para encaminhar ao TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Deixe seu Comentário

Leia Também

RIO BRILHANTE
Após ultrapassagem proibida, polícia aprende carro com maconha
SAÚDE
Carreta do Hospital do Câncer de Barretos realiza exames gratuitos
TRÁFICO
PRF, Receita Federal e Polícia Militar apreendem mais de meia tonelada de maconha
BATAGUASSU
Motoristas são presos por direção perigosa e falta de documento
SELEÇÃO
Comarca de Três Lagoas abre processo seletivo para estagiários
FUTEBOL
Clube da Turquia anuncia "princípio de acordo" com atacante Robinho
CORUMBÁ
Moto colide em tubo de concreto e condutor morre após queda
RESULTADO
Leitores do Dourados News afirmam ser favoráveis à vacinação em farmácias e drogarias
ALBINO TORRACA
Garota perde motocicleta ao estacionar no centro de Dourados
IMPOSTO
IPVA 2018: pagamento à vista segue até 31 de janeiro com 15% de desconto

Mais Lidas

DOURADOS
Homem morre após veículo bater em árvore na Hayel
PONTA PORÃ
Veículo furtado no centro de Dourados capota na BR-463
BR-463
Após perseguição, homem é preso com 700 quilos de maconha
WEIMAR
Mineiro perde veículo ao estacionar no centro de Dourados