Menu
Busca domingo, 19 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221
SAÚDE

Nelsinho Trad faz palestra sobre câncer de próstata e recorda prevenção

12 novembro 2019 - 20h35Por Da Redação

O senador Nelsinho Trad (PSD) ministrou palestra na tarde desta terça-feira, dia 12 de novembro, sobre os cuidados com a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata, no auditório do Instituto Brasileiro Legislativo (Interlegis) do Senado Federal. “Se o paciente se previne e descobre a doença no estágio inicial, pode ser operado e ficar curado, sem a necessidade de quimioterapia e de radioterapia em alguns casos”, alertou o parlamentar sul-mato-grossense, médico urologista.

Essa doença, segundo o senador, é uma das principais causas de morte entre os homens no país. De acordo com o Ministério da Saúde, foram registradas 14 mil óbitos em 2018 no Brasil. Só em Mato Grosso do Sul, 256 mortes, sendo 84 em Campo Grande. Esse número vem crescendo; foram 120 mortes no Estado e 32 na Capital em 2017. “A prevenção e o diagnóstico precoce são aliados no combate à doença. Por isso, faço questão de divulgar o Novembro Azul e de homenagear a equipe da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Eles percorreram, durante quatro anos, comigo as 79 cidades de Mato Grosso do Sul para prevenção contra essa doença”, comentou o senador Nelsinho Trad, em sua palestra.

Segundo o palestrante, 90% dos casos identificados de câncer de próstata precocemente têm cura. No evento, #azultitude, campanha do Instituto Lado a Lado pela Vida, o senador Nelsinho Trad esclareceu que na fase inicial da doença, a maioria dos pacientes não apresenta sintomas. “Quando o tumor cresce, os mais comuns estão relacionados ao ato de urinar. Se o homem está com dificuldade em iniciar e manter um jato contínuo, é preciso investigar”, disse o palestrante.

Para o senador Nelsinho Trad, é necessário aos homens a partir dos 45 anos fazerem os exames de PSA e de toque retal uma vez por ano e, principalmente, se há histórico familiar de casos da doença. “20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal”, enfatizou o palestrante.?

Deixe seu Comentário

Leia Também

SÃO GABRIEL DO OESTE
Adolescente é morta a tiros pelo marido após discussão
CAPITAL
Florista baleada pelo ex-namorado morre na Santa Casa
DOURADOS
Homem tem moto furtada no Jardim Tropical
MUNDO
Vírus de origem chinesa pode ter infectado mais de mil de pessoas
PEDRO JUAN
Ministra da Justiça do Paraguai reconhece corrupção de agentes em presídio com 75 foragidos
POLÍCIA
Ameaçado desde que se envolveu em acidente com morte, homem é alvo de tiros na Capital
DOURADOS
Homem é flagrado correndo pelado na Presidente Vargas
TECNOLOGIA
Whatsapp foi o app mais baixado no Brasil e no mundo em 2019
BELLA VISTA DO NORTE
Ex-prefeito de cidade paraguaia vizinha a MS é executado a tiros
ECONOMIA
Mato Grosso do Sul se consolida como maior exportador de tilápia do Brasil

Mais Lidas

CAPITAL
Veterinária deixa motel em surto e morre embaixo de caminhão
TRÁFICO
Polícia flagra esquema de venda de droga no cartão em Dourados
DOURADOS
Mulher é trancada no banheiro durante assalto no BNH 3º Plano
GUARDA
Traficante que queria ganhar R$ 12 mil vendendo drogas é presa em Dourados