terça, 19 de março de 2024
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UEMS

“Mobilização sem precedentes” marca desenvolvimento da Rila em MS

20 abril 2018 - 21h20Por Da Redação

“Uma mobilização interinstitucional sem precedente”. Foi dessa forma que o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir dos Santos Costa, classificou o encontro realizado na tarde desta quinta-feira (19), em Campo Grande, com diferentes órgãos envolvidos na viabilização da Rota de Integração Latino-americana (Rila).

O objetivo do encontro foi realizar um levantamento integrado das diversas ações necessárias à construção da Rota. “Entendemos que a demanda não é só estrutural, vai ter que fazer concurso, normativas, instruções de serviço, e hoje nós estamos em tempo hábil para isso”, disse o superintendente do Dnit, Thiago Carim Bucker.

Durante o encontro, foi criado um grupo de trabalho para acompanhamento do projeto, com uma primeira demanda objetiva: cada instituição fará um levantamento das exigências e necessidades concernentes a suas respectivas áreas de atuação. Esses levantamentos serão apresentados e discutidos na tarde do dia 8 de maio, em encontro que acontecerá na unidade da UEMS em Campo Grande. “Até a obra ficar pronta, temos de dois a três anos, que é tempo suficiente para nos estruturar. Por isso a criação deste grupo de trabalho é tão importante”, completou Bucker.

A reunião, que aconteceu na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), contou com a participação da UEMS, das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra), Fazenda (Sefaz), Governo (Segov), Ibama, polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Receita Federal e o próprio Dnit.

Mobilização Universitária

Mais cedo, também nesta quinta-feira (19), uma outra ação marcou a mobilização universitária em torno da construção da Rila. Representantes do (Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) apresentaram o projeto a lideranças acadêmicas da UFMS, com o objetivo de potencializar o engajamento em torno do Projeto.

O reitor da UEMS e presidente do Crie-MS destacou o protagonismo que as universidades têm tido na condução dos trabalhos da Rila. Fábio Edir liderou a organização da UniRila, grupo de suporte à Rota que que uniu universidades de Mato Grosso do Sul, Paraguai, Argentina e Chile.

O grupo, que já realizou um encontro internacional no final de 2017, tem como primeiro grande desafio o apoio à produção do Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que possibilitará a construção da mais emblemática obra da Rila: uma ponte que ligará Brasil e Paraguai, através das cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

A construção da ponte é vital para consolidar a Rila, encurtando em cerca de oito mil quilômetros a distância hoje percorrida pelas cargas brasileiras até os portos chilenos de Iquiqui, Antofagasta e Mejillones. Além dessa etapa, a viabilidade do novo corredor de cargas, turismo e outros serviços ainda depende da pavimentação de 600 quilômetros da Transchaco, entre Carmelo Peralta e a fronteira com a Argentina, ação que já está sendo desenvolvida pelos países vizinhos.

O Ministro das Relações Exteriores, João Carlos Parkison de Castro, que participou do evento, destacou a importância da parceria das Universidade. “Desde o começo, propus a criação de uma Rede Universitária para unir as Universidades dos quatro países onde o corredor cruza, e todas as universidades de Mato Grosso do Sul. Todas elas estão integradas na Rede, contribuindo com estudos e pesquisa”, destacou.

 “Tanto o processo de construção, quanto a consolidação da rota vão gerar muitos estudos para mapear a transformação gerada por um empreendimento tão grande como este. E, como a maior universidade de Mato Grosso do Sul, é fundamental que estejamos presentes para contribuir”, apontou o Reitor da UFMS, Marcelo Turine.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos