Menu
Busca domingo, 25 de agosto de 2019
(67) 9860-3221

Leis garantem direitos a consumidores e a mães em licença-maternidade

18 dezembro 2012 - 17h30

O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, elaborou seis leis ao longo de 2012. Uma delas garante direitos aos usuários de cinemas em Mato Grosso do Sul; a outra é referente às mães em licença-maternidade que sejam servidoras do Poder Legislativo do Estado.



Além de elaborar leis, o trabalho parlamentar também inclui definir em até R$ 800 mil o modo como o orçamento estadual será aplicado, respeitando como critério que tais recursos sejam destinados às pastas da Saúde, Educação e Assistência Social. Através das emendas parlamentares, os deputados podem contribuir diretamente com prefeituras e organizações não governamentais.



O deputado estadual também pode apresentar as chamadas “indicações”, que consistem nos pedidos e reivindicações encaminhados, por exemplo, ao Poder Executivo, mas também às prefeituras e, quanto à esfera federal, a ministérios e gabinetes dos parlamentares federais – deputados federais e senadores. Em 2012, Marcio Fernandes encaminhou 112 indicações.



Leis – A Lei nº 4.204/12 obriga as empresas operadoras de cinema em Mato Grosso do Sul a vender ingressos com marcação de poltrona. A preocupação do deputado é com o respeito ao consumidor, que não terá que se preocupar com o assento depois de ter adquirido o ingresso.



Outra Lei de destaque, nº 4.261/12, garante às mães em licença-maternidade, que sejam servidoras da Assembleia Legislativa, o direito de deixar os filhos em creches no período final da licença. Tal alteração tem o intuito de permitir que as mães possam acompanhar o período de adaptação dos filhos nas creches antes que elas tenham que retomar o trabalho.



Emendas – Quanto aos recursos do orçamento estadual, em 2012 Marcio Fernandes vai beneficiar 12 municípios com a destinação de 20 emendas parlamentares, totalizando R$ 800 mil.



Campo Grande foi beneficiada com recursos para aquisição de equipamentos médico-hospitalares para a UBS – Unidade Básica de Saúde – da Vila Carvalho e aquisição de 3 veículos e dois computadores para extensão dos serviços socioassistenciais da SAS – Secretaria de Assistência Social, dentre outras.



As emendas também beneficiarão, além da Capital, Antônio João, Bandeirantes, Bonito, Camapuã, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Jaraguari, Nioaque, Paranhos e Rochedo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
PF vai investigar grupo que teria planejado atear fogo em floresta
CORUMBÁ
Bombeiros combatem incêndio próximo a pousadas no Pantanal
ESPORTES
Brasil fecha individual do tênis de mesa com 19 medalhas; 5 ouros
SAÚDE
Uso de celular com cabeça inclinada pode causar lesão na cervical
CAPITAL
Homem deixa caminhonete na frente de casa e pela manhã descobre furto
LAGUNA CARAPÃ
Homem é preso e comparsas fogem após transportar fardos de maconha em motos por 130 km
AJUDA INTERNACIONAL
Repasses alemães para projetos ambientais equivalem em 1 ano a 4 vezes o orçamento do Ibama
TRÂNSITO
Idosa capota veículo em acidente na Capital
CAMPO GRANDE
Homem furta caminhão carregado de grama em viveiro de mudas
RIO BRILHANTE
Família encontra mulher morta após vítima passar mal durante a noite

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tem dedo amputado após empilhadeira a atingir enquanto fazia compras
DOURADOS
Após “falsa corrida”, motorista de aplicativo tem carro levado por bandido que se envolve em acidente e é preso
HOSPITAL DA VIDA
Órgãos de jovem que morreu em acidente são captados e levados para quatro cidades
POLÍCIA
Mulheres são presas por tráfico em Dourados