Menu
Busca Quinta, 23 de Novembro de 2017
(67) 9860-3221
Tribunal de Contas de MS - Novembro 2017

Informações de mercado garantem lucratividade do sojicultor

06 Setembro 2013 - 12h45

Para o produtor rural fechar bons negócios a qualidade da matéria-prima não é o único fator a ser levado em consideração, informações precisas de mercado podem valorizar o grão e garantir a lucratividade do empreendedor. Exemplo de quem segue este conceito é o sojicultor de Amambai, Antônio Lanzoni Filho, que buscou por atualização de dados que balizem sua rotina no Circuito Aprosoja, que ocorreu nesta quinta-feira (5), no parque de exposição agropecuária do município.

"Os preços da soja são previsíveis, basta acompanhar o mercado. Agosto e setembro, por exemplo, são meses ruins de negócios, devido o início da colheita da oleaginosa americana", destacou o operador de mercado de commodities agrícolas, Liones Severo, que apresentou aos produtores rurais de Amambai e região, dados históricos do aumento do consumo da China e do acompanhamento da safra brasileira de soja e de milho, durante o ciclo de palestras da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul).

O palestrante não dispensa a vantagem que os agricultores brasileiros podem ter, com a safra americana comprometida desde a seca histórica do ciclo passado. "A previsão é de que os Estados Unidos produza em torno de 90 milhões de toneladas de soja, volume pequeno para quem está com o estoque praticamente zerado. Já a produção brasileira está estimada em 85 milhões, além disso, as exportações já alcançaram efetivamente 42 milhões de toneladas, volume que indica a possibilidade de falta da oleaginosa no mercado interno entre setembro e outubro", avalia o operador.

Severo destacou a demanda da China quanto aos produzidos no Brasil, que não demonstra sinais de redução. "O consumo chinês é altamente representativo. A renda da população do país asiático cresceu nove vezes nos últimos anos, impactando diretamente no consumo, somado a esse fato, eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, fizeram com que o país importasse redes alimentícias ocidentais, mudando hábitos alimentares".

Para o agricultor de Amambai, Lanzoni, as informações do palestrante servirão para as próximas comercializações. “Acompanho os fechamentos da Bolsa de Chicago diariamente, o produtor não pode esquecer a globalização e que a maior parte da soja e do milho produzido em Mato Grosso do Sul, está fora do país. Informação nunca é demais e o Circuito estimula o empreendedorismo rural, indispensável para se manter no mercado", enfatizou o produtor.

Reforçando a importância ao acesso de informações de qualidade no apoio ao setor, durante a abertura do evento, o presidente da Aprosoja/MS, Almir Dalpasquale, destacou a oportunidade dos agricultores de MS de se inscreverem no programa de gestão econômica, social e ambiental, o Soja Plus, que visa capacitar 500 agricultores de 15 municípios do Estado quanto a qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade econômica e responsabilidade social. O programa é de iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e a Aprosoja/MS – Sistema Famasul.

Circuito


O Circuito Aprosoja percorre Mato Grosso do Sul com palestras e informações técnicas sobre o agronegócio, na finalidade de auxiliar os produtores rurais na conquista da excelência quanto a produção e gestão das propriedades do Estado.

Em 2012, o Circuito Aprosoja atendeu 1.252, entre agricultores, acadêmicos e técnicos do setor. Neste ano os palestrantes do Circuito já levaram conhecimento aos profissionais dos municípios de Ponta Porã, Dourados, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Amambai. As próximas etapas serão desenvolvidas em Naviraí e Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUA DE MEL
Atleta do nado curte dia de sol nas Maldivas
DOURADOS
Prefeita recebe Udam e destaca trabalho conjunto com presidentes de bairros
ASSEMBLEIA
Executivo envia três projetos à Casa de Leis nesta quarta-feira
FUTSAL
Presidente Vargas é campeão do Estadual feminino
BRASIL
CCJ dá início à tramitação da PEC que acaba com foro privilegiado
SAÚDE
"Ônibus da Saúde" leva atendimento oncológico até Fátima do Sul no próximo sábado
EDUCAÇÃO FÍSICA
Participantes do Desafio 15 Dias do Jorjão perderam 332 quilos
ECONOMIA
Dólar cai e volta a R$ 3,23 com exterior e à espera de reforma da Previdência
DOURADOS
Délia recebe entidades conveniadas e garante manter parcerias
DOURADOS
Termina amanhã as inscrições para residências no HU

Mais Lidas

CANAÃ I
Homem é preso com mais de 100 porções de pasta base
DOURADOS
Jovem é preso em nova fase de operação contra pedofilia
IVINHEMA
Fim do casamento faz ex divulgar fotos íntimas por whatsapp
JARDIM CLÍMAX
Mulher é presa suspeita de vender catuaba a menores