Menu
Busca quarta, 19 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221

Funasa vai participar da Expocatadores 2012

26 novembro 2012 - 15h45

#####Assessoria




O evento está em sua 3ª edição e é uma realização do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Associação Nacional de Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat), com o apoio da Funasa.

A Fundação é uma das patrocinadoras do evento, porque, dentre as suas atribuições, está a realização do programa de Apoio aos Catadores que objetiva fomentar a implantação do acesso aos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos de forma ambientalmente adequada, induzindo a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis.

Nesse programa, são financiadas a execução de serviços — relacionados à coleta e destinação final dos resíduos sólidos —, a construção de aterros, galpões de triagem e a aquisição de equipamentos. A seleção das cooperativas e associações é realizada por meio de edital de chamamento público, divulgado no site da Fundação, para envio das propostas.

A Expocatadores 2012 deverá contar com um público de 1.500 catadores de 25 estados brasileiros, além de visitantes e autoridades, como a Presidenta Dilma Rousseff. Estão confirmados representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Greenpeace, da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Novo Hamburgo-RS, da Secretaria de Economia Solidária, da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Sustentar, do Instituto Ethos e da Agenda 21, entre outros.

A previsão é de que 4 mil pessoas passem, diariamente, pelo evento. Haverá, ainda, a participação de delegações de 12 países da América Latina, além da Índia e da África do Sul. O evento reunirá especialistas em gestão de resíduos sólidos do Brasil e da América Latina com a tarefa de valorização profissional dos catadores de materiais recicláveis e de fortalecimento de sua ação na cadeia produtiva de recicláveis de forma sustentável e inclusiva.

Seminários

Simultaneamente, será realizado o 3º Encontro Nacional e Internacional de Catadores para troca de experiências. Serão realizados seminários técnicos para debater a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o fechamento de lixões e os planos de gestão dos resíduos.

Feira de Negócios

A Expocatadores 2012 reunirá as empresas produtoras de equipamentos e tecnologia do setor, facilitando o intercâmbio entre os diversos atores do mercado. Essa iniciativa, além de simbólica, tem caráter educativo. As organizações de catadores credenciadas com cartas de crédito passarão por capacitação com técnicos da área financeira para realizar os melhores negócios na feira com bons resultados para os catadores. Os catadores terão a oportunidade de conhecer novas tecnologias e equipamentos para trabalhar adequadamente nas cooperativas, adquirindo informação, refletindo diretamente no trabalho e planejamento dos empreendimentos. Confira a programação completa: http://www.expocatadores.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
PIB cresce 1,2% no trimestre encerrado em outubro, diz FGV
MATO GROSSO DO SUL
Resolução renova autorização de funcionamento de etapas da Educação Básica nas escolas
DOURADOS
Câmara institui o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa
BRASIL
Defesa de João de Deus recorrerá ao STJ para tentar prisão domiciliar
MS/PARAGUAI
Grupo usa explosivos e destrói casas e carros em ataque na fronteira
JAQUE DIERINGS
Eu apoio o Natal para Todos - Dourados Brilha
ANASTÁCIO
Traficante que seguia de carona é preso com 23 quilos de maconha
TELEVISÃO
Ana Maria comete gafe ao mostrar inseto em prato no “Mais Você”
ESPORTES
Isaquias Queiroz e Ana Marcela Cunha vencem o Prêmio Brasil Olímpico
ECONOMIA
Empresas tem até amanhã para pagar a 2ª parcela do 13º salário

Mais Lidas

DOURADOS
Comandante da Guarda Municipal é mais um a deixar governo Délia
DOURADOS
Internauta flagra acidente entre van e caminhonete no centro; veja vídeo
ITAQUIRAÍ
Corpo de bebê recém-nascido é encontrado boiando em açude
FÁTIMA DO SUL
Incêndio destrói casa e mulher suspeita de envolvimento do ex no caso