Menu
Busca quinta, 17 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
UEMS

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Nacional

18 junho 2019 - 22h05Por Da redação

Estão abertas as inscrições ao OMN (Programa de Mobilidade Nacional) para estudantes de universidades filiadas à Abruem (Associação dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais). Ao todo, são oferecidas mais de 2.197 vagas no Programa para o semestre 2019/2, em 21 instituições. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de Junho de 2019.

Saiba quais as universidades estão ofertando vagas e os cursos que estão disponíveis.

Edital: Clique aqui para ler o edital

O PMN tem como objetivo promover intercâmbio de estudantes de graduação dentro do próprio Brasil. A oportunidade de vivenciar diferentes métodos pedagógicos e didáticos, conhecer diferenças e costumes regionais, participar de atividades estudantis complementares e adentrar em projetos de extensão e pesquisa em diferentes centros educacionais distribuídos em todo o território nacional são significativos para ampliar as dimensões de formação do estudante brasileiro e colaborar para o desenvolvimento regional e nacional. 

Como Funciona

O Programa abre dois editais anualmente para a seleção de estudantes de graduação interessados em fazer intercâmbio nacional. O candidato deve se inscrever na instituição em que pretende fazer a mobilidade e cumprir os requisitos necessários explícitos no edital de seleção. Fica a cargo das instituições de ensino participantes criar programas de bolsas para apoio à mobilidade nacional no sentido de democratizar o acesso do estudante ao intercâmbio, que dura entre 6 e 12 meses. O candidato não terá despesas com custos operacionais do programa, somente despesas pessoais como moradia, alimentação e transporte. 

Seleção

Os estudantes que tenham interesse na mobilidade nacional devem identificar quais das universidades oferecem os cursos nos quais eles estão atualmente matriculados. A lista será publicada junto com o edital. Com a escolha feita, o estudante deve entregar no departamento responsável pela mobilidade em sua universidade os documentos exigidos para participar do PMN.

Os interessados em fazer a mobilidade devem apresentar um plano de estudos aprovado pelo coordenador do curso de origem, bem como uma carta de recomendação assinada pelo departamento da universidade de origem, para a IES escolhida. A seleção seguirá a ordem de recebimento das inscrições.

CRONOGRAMA

Até 26 de junho de 2019 - Prazo para Inscrição na Mobilidade com o coordenador da IES de origem, observando o Edital Único.

27 de junho a 12 de julho de 2019 - Prazo de análise das candidaturas pelas IES de destino. Prazo para envio da Carta Aceite ou Carta Recusa para a IES de origem.

A partir de agosto de 2019 - Início das aulas conforme calendário acadêmico de cada IES

Saiba mais pelo site

https://sites.google.com/view/mobilidadenacional/home)

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS
Terminam hoje as inscrições do workshop “Redação de Patentes - Além dos Guias”
JUDICIÁRIO
Supremo julga nesta quinta-feira prisão após segunda instância
DINHEIRO NOVO
Pagamento do Pis/pasep aos nascidos em outubro começa nesta quinta
Carreta carregada com material bélico do Exército tomba na divisa com MS
TEMPO
Quinta-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
INVESTIMENTO
MEC vai liberar mais R$ 43 milhões para 96 obras em universidades
UEMS
Semana Técnica de Computação acontece de 21 a 25 de outubro
SAÚDE
Senado aprova obrigação de exame em 30 dias para diagnóstico de câncer
FERRAMENTA
Banco do Brasil lança cartão para escolas públicas comprarem merenda
UFGD
Centro de Formação abre 50 novas vagas para Cursinho Pré-vestibular

Mais Lidas

POLÍCIA
Irmãos são detidos após polícia encontrar droga no Jardim Flórida
DOURADOS
Ciclista morre no HV após ser atropelado por ônibus
DOURADOS
UPA passa a atender apenas casos de urgência e emergência
EXPULSÃO
Chefão do narcotráfico é entregue à Polícia Federal brasileira