Menu
Busca quinta, 21 de junho de 2018
(67) 9860-3221

Curso capacita produtores rurais em combate a incêndios florestais

04 dezembro 2012 - 10h42


Até o ano de 2030, Mato Grosso do Sul terá aproximadamente 1 milhão de hectares de florestas plantadas de acordo com o Plano Estadual de Florestas. Com a crescente demanda das indústrias consumidoras e produtoras de florestas no Estado, surge também a preocupação com os incêndios florestais.

Para atender a essa demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS lança em 2013 um novo curso, com a proposta de oferecer noções de monitoramento, prevenção e combate a incêndios florestais.

A gestora de Educação Profissional do Senar/MS Maria do Rosário de Almeida, explica que a iniciativa do curso se deu por meio de uma demanda da Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas – Reflore. Segundo ela, grande parte das florestas de MS já está com crescimento adiantado, e a iminência de incêndios em determinadas épocas do ano preocupa.

O treinamento é realizado em módulos e ensina aos alunos noções básica de legislação, monitoramento, prevenção e combate a incêndios florestais, sejam eles acidentais, de causa natural, intencionais ou mesmo provocados de forma controlada.

Durante as aulas práticas, os alunos aprendem a manusear os equipamentos usados no combate a incêndios como, bombas costais - de uso com água, e abafadores. São realizadas também, atividades para que os participantes possam vivenciar a prática de combate à incêndio florestais o mais próximo possível da realidade.

Para garantir a segurança dos alunos e efetividade do procedimento, todos devem usar os chamados EPI (Equipamento de Proteção Individual) e se atentar aos comandos do líder dos brigadistas.

"O perfil do trabalhador que será capacitado é aquele que desenvolve o trabalho de campo e, por isso precisa estar preparado para atuar com prontidão, caso surjam princípios de incêndios nas áreas de florestas. Com isso, é feito um trabalho preventivo para preservar o investimento das empresas do setor", finaliza Maria do Rosário de Almeida.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifOs interessados podem se inscrever nos sindicatos rurais de seu município, ou se informar pelo site www.senarms.org.br

Sobre o Senar - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. Para mais informações acesse: www.senarms.org.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAUUUU!!
Esposa de Faustão ostenta corpão em viagem por Honduras
ECONOMIA
Caged: 33 mil novos empregos formais foram criados em abril
APROVEITAMENTO
Potencial para transformação de biomassa em energia é amplo em MS
PROCON
Pesquisa aponta variação de quase 40% no preço do diesel na Capital
EXÉRCITO
Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho
BRASIL
Câmara aprova novo marco regulatório para transporte de cargas
LEILÃO
Com lances a partir de R$ 10 mil, governo leiloa oito terrenos amanhã
REDE ABEVÊ
Veja vídeo da entrega do carro 0km para ganhadora de promoção
INTERNACIONAL
Trump assina ordem para suspender separação de famílias de imigrantes
DOURADOS
UFGD seleciona empreendimentos para Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias

Mais Lidas

MS-276
Acidente entre trator e caminhonete mata homem em Dourados
COMPLICAÇÃO APÓS CIRURGIA
Juiz aposentado e ex-diretor da Agepen, Ailton Stropa, morre em São Paulo
RESERVA INDÍGENA
Homem é flagrado nu sobre menina de 7 anos em Dourados
SÃO PAULO
Jovem desaparecido há duas semanas foi preso com 74 kg de cocaína