Menu
Busca quinta, 20 de setembro de 2018
(67) 9860-3221

Curso capacita produtores rurais em combate a incêndios florestais

04 dezembro 2012 - 10h42


Até o ano de 2030, Mato Grosso do Sul terá aproximadamente 1 milhão de hectares de florestas plantadas de acordo com o Plano Estadual de Florestas. Com a crescente demanda das indústrias consumidoras e produtoras de florestas no Estado, surge também a preocupação com os incêndios florestais.

Para atender a essa demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS lança em 2013 um novo curso, com a proposta de oferecer noções de monitoramento, prevenção e combate a incêndios florestais.

A gestora de Educação Profissional do Senar/MS Maria do Rosário de Almeida, explica que a iniciativa do curso se deu por meio de uma demanda da Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas – Reflore. Segundo ela, grande parte das florestas de MS já está com crescimento adiantado, e a iminência de incêndios em determinadas épocas do ano preocupa.

O treinamento é realizado em módulos e ensina aos alunos noções básica de legislação, monitoramento, prevenção e combate a incêndios florestais, sejam eles acidentais, de causa natural, intencionais ou mesmo provocados de forma controlada.

Durante as aulas práticas, os alunos aprendem a manusear os equipamentos usados no combate a incêndios como, bombas costais - de uso com água, e abafadores. São realizadas também, atividades para que os participantes possam vivenciar a prática de combate à incêndio florestais o mais próximo possível da realidade.

Para garantir a segurança dos alunos e efetividade do procedimento, todos devem usar os chamados EPI (Equipamento de Proteção Individual) e se atentar aos comandos do líder dos brigadistas.

"O perfil do trabalhador que será capacitado é aquele que desenvolve o trabalho de campo e, por isso precisa estar preparado para atuar com prontidão, caso surjam princípios de incêndios nas áreas de florestas. Com isso, é feito um trabalho preventivo para preservar o investimento das empresas do setor", finaliza Maria do Rosário de Almeida.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifOs interessados podem se inscrever nos sindicatos rurais de seu município, ou se informar pelo site www.senarms.org.br

Sobre o Senar - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. Para mais informações acesse: www.senarms.org.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORUMBÁ
Tráfego na MS-184 é liberado após recuperar ponte de madeira
ECONOMIA
STF mantém decisão que manda corrigir saldo do FGTS no Plano Collor 2
PREVENÇÃO
Centros de assistência de saúde mental ajudam na prevenção ao suicídio
FLAGRANTE
Preso pela segunda vez em uma semana, homem levava 1t de maconha e armas
COTAÇÕES
Dólar fecha abaixo de R$ 4,10 nesta quinta-feira
SAÚDE
MS registra 235 notificações de dengue em pouco mais de um mês
DOURADOS
PF apreende mais de 150 quilos de cocaína na Guaicurus
ECONOMIA
Justiça do Trabalho bloqueia R$ 157 milhões para pagar trabalhadores em MS
ELEIÇÕES 2018
TRE-MS realiza procedimento de carga e lacração das urnas para as Eleições 2018
CRIME AMBIENTAL
Fazendeiro é autuado por exploração ilegal de madeira

Mais Lidas

DOURADOS
Colisão frontal mata passageiro de caminhonete e deixa três pessoas feridas
DOURADOS
Homem esfaqueado pelo filho morre no Hospital da Vida
BR-163
Acidente envolvendo caminhão e caminhonete deixa dois em estado grave e um morto
DOURADOS
Polícia fecha entreposto de drogas e prende três no Jardim Colibri