Menu
Busca quinta, 23 de maio de 2019
(67) 9860-3221

Crea-MS alerta sobre cuidados com instalações elétricas

14 dezembro 2012 - 18h00

Falhas nas instalações elétricas das edificações representam um grande risco à população. Grande parte dos incêndios ocorridos em residências ou lojas comerciais é decorrente dessas falhas. Exemplos como os vistos nos últimos dias, reacendem a discussão sobre a necessidade de manutenção constante e de cuidados básicos para se evitar acidentes.

O engenheiro eletricista e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), Jenner Ferreira, afirma que um projeto de instalação elétrica deve seguir a norma brasileira e ser idealizado apoiado principalmente na segurança operacional e de prevenção à vida humana.

"O correto dimensionamento de fios e cabos, além de uma proteção adequada, certamente faz a diferença em uma situação de risco", destaca. Entretanto, não apenas um projeto tecnicamente seguro é suficiente, a execução deve seguir os procedimentos determinados em projeto e ser conduzido por um profissional legalmente habilitado.

São muitos os cuidados a serem seguidos na execução de um projeto de instalação elétrica onde uma simples conexão errada pode ser foco de um incêndio por originar um ponto quente.

O hábito de consumo também pode se tornar um fator agravante e colocar em risco a instalação elétrica. O uso indiscriminado de equipamentos em um único ponto de energia é um exemplo crítico, principalmente se não houver uma proteção adequada. "As tomadas de uma instalação são dimensionadas para serem utilizadas sob determinada condição e ao sobrecarregá-la, sem uma proteção apropriada, o risco de incêndio torna-se maior", alerta o engenheiro.

Em tempos de intenso calor outra questão que deve ser considerada é a utilização de ar condicionado. “Essa é uma carga significativa para uma edificação e o projeto de instalação elétrica deve prever um circuito específico para alimentá-lo, portanto não é um equipamento que possa ser ligado em qualquer ponto", finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RIBAS DO RIO PARDO
Homem é preso e confessa que estuprava a sobrinha de 9 anos
SELEÇÃO
Marinha abre concurso para 90 vagas para o Corpo Auxiliar de Praças
JUSTIÇA
Integrante do PCC é condenado a 15 anos por esquartejar rival
DEMANDAS
Comitê da Saúde do Judiciário realiza segunda reunião em Dourados
MS
Jovem é flagrado com 4kg de pasta base em “mocó” de veículo
EDUCAÇÃO
ProUni abre inscrições no dia 11 de junho para bolsas no 2º semestre
CAPITAL
Durante corrida, motorista de aplicativo tenta estuprar passageira
ECONOMIA
Dólar fecha em alta, de olho no exterior
CAMPANHA
Grupo ABV faz entrega de agasalhos em bairros de Dourados
SEGURANÇA PÚBLICA
Parlamentares vêm a Dourados conhecer o Sisfron

Mais Lidas

POLÍCIA
Após pescaria, marido encontra desconhecido na frente de casa e ameaça mulher com arma em Dourados
DOURADOS
Preso em operação estava sob monitoramento por assalto
PEDRO JUAN
Três suspeitos de chacina na fronteira são presos pela polícia paraguaia
PEDRO JUAN
Seis morrem e uma criança fica ferida após ataque de pistoleiros na fronteira