Menu
Busca domingo, 21 de outubro de 2018
(67) 9860-3221

Crea-MS alerta sobre cuidados com instalações elétricas

14 dezembro 2012 - 18h00

Falhas nas instalações elétricas das edificações representam um grande risco à população. Grande parte dos incêndios ocorridos em residências ou lojas comerciais é decorrente dessas falhas. Exemplos como os vistos nos últimos dias, reacendem a discussão sobre a necessidade de manutenção constante e de cuidados básicos para se evitar acidentes.

O engenheiro eletricista e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), Jenner Ferreira, afirma que um projeto de instalação elétrica deve seguir a norma brasileira e ser idealizado apoiado principalmente na segurança operacional e de prevenção à vida humana.

"O correto dimensionamento de fios e cabos, além de uma proteção adequada, certamente faz a diferença em uma situação de risco", destaca. Entretanto, não apenas um projeto tecnicamente seguro é suficiente, a execução deve seguir os procedimentos determinados em projeto e ser conduzido por um profissional legalmente habilitado.

São muitos os cuidados a serem seguidos na execução de um projeto de instalação elétrica onde uma simples conexão errada pode ser foco de um incêndio por originar um ponto quente.

O hábito de consumo também pode se tornar um fator agravante e colocar em risco a instalação elétrica. O uso indiscriminado de equipamentos em um único ponto de energia é um exemplo crítico, principalmente se não houver uma proteção adequada. "As tomadas de uma instalação são dimensionadas para serem utilizadas sob determinada condição e ao sobrecarregá-la, sem uma proteção apropriada, o risco de incêndio torna-se maior", alerta o engenheiro.

Em tempos de intenso calor outra questão que deve ser considerada é a utilização de ar condicionado. “Essa é uma carga significativa para uma edificação e o projeto de instalação elétrica deve prever um circuito específico para alimentá-lo, portanto não é um equipamento que possa ser ligado em qualquer ponto", finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL
‘Tuzin’ morre após colidir motocicleta em rotatória
SHOWBIZ
Sabrina Sato coloca fim a mistério e revela nome pra lá de diferente da filha
INTOLERÂNCIA
UFGD divulga Nota de Repúdio sobre "Suástica" em painel
CRIME AMBIENTAL
Pecuarista é autuado por desmatamento de vegetação nativa
TRÂNSITO
Acidentes com vítimas caem 18% até agosto, revela DPVAT
MARCELINO PIRES
Polícia registra mais um furto de motocicleta em Dourados
ELEIÇÕES 2018
TSE prepara anúncio de medidas de combate às fake news
RIO BRILHANTE
Caminhonete invade pista, bate em motocicleta e mata casal
TERAPIA
Anvisa aprova três novos tratamentos contra o câncer
JARAGUARI
Motorista morre e passageiro fica ferido após capotagem na BR-163

Mais Lidas

DOURADOS
Familiares e amigos dão adeus a empresário e filho mortos em acidente
DOURADOS
Bandidos atiram contra viatura e abandonam carro tomado em assalto
DOURADOS
Dupla é flagrada furtando comércio no Centro
TRÁFICO
Quadrilha que distribua cocaína é desarticulada em MS