Menu
Busca sábado, 21 de julho de 2018
(67) 9860-3221

Crea-MS alerta sobre cuidados com instalações elétricas

14 dezembro 2012 - 18h00

Falhas nas instalações elétricas das edificações representam um grande risco à população. Grande parte dos incêndios ocorridos em residências ou lojas comerciais é decorrente dessas falhas. Exemplos como os vistos nos últimos dias, reacendem a discussão sobre a necessidade de manutenção constante e de cuidados básicos para se evitar acidentes.

O engenheiro eletricista e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), Jenner Ferreira, afirma que um projeto de instalação elétrica deve seguir a norma brasileira e ser idealizado apoiado principalmente na segurança operacional e de prevenção à vida humana.

"O correto dimensionamento de fios e cabos, além de uma proteção adequada, certamente faz a diferença em uma situação de risco", destaca. Entretanto, não apenas um projeto tecnicamente seguro é suficiente, a execução deve seguir os procedimentos determinados em projeto e ser conduzido por um profissional legalmente habilitado.

São muitos os cuidados a serem seguidos na execução de um projeto de instalação elétrica onde uma simples conexão errada pode ser foco de um incêndio por originar um ponto quente.

O hábito de consumo também pode se tornar um fator agravante e colocar em risco a instalação elétrica. O uso indiscriminado de equipamentos em um único ponto de energia é um exemplo crítico, principalmente se não houver uma proteção adequada. "As tomadas de uma instalação são dimensionadas para serem utilizadas sob determinada condição e ao sobrecarregá-la, sem uma proteção apropriada, o risco de incêndio torna-se maior", alerta o engenheiro.

Em tempos de intenso calor outra questão que deve ser considerada é a utilização de ar condicionado. “Essa é uma carga significativa para uma edificação e o projeto de instalação elétrica deve prever um circuito específico para alimentá-lo, portanto não é um equipamento que possa ser ligado em qualquer ponto", finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Dany Bananinha exibe suas curvas na ilha de Fernando de Noronha
DOIS IRMÃOS DO BURITI
Detentos tiram fotos e atualizam Facebook de dentro de presídio
MEDIDA PROVISÓRIA
Governo Federal cria fundo nacional de desenvolvimento ferroviário
ECONOMIA
Preço da gasolina sobe após 6 semanas seguidas de queda, diz ANP
ECONOMIA
Prazo para atualização do Cadastro Único é prorrogado até 17 de agosto
TRÊS LAGOAS
Retirada da carreta que tombou na BR-158 demorou mais de 5 horas
TECNOLOGIA
Whatsapp anuncia testes contra disseminação de fake news
NOVA ANDRADINA
Taxista tenta desviar de buraco e capota veículo na MS-134
ELEIÇÕES 2018
Solidariedade ameaça deixar 'Blocão' após se aproximar de Alckmin
BOAS PRÁTICAS
Grupo de Brasília visita o HU de Dourados e conhece assistência a indígenas

Mais Lidas

ALBINO COM A JOAQUIM
Músico morre quatro dias após acidente no Centro de Dourados
LAMA ASFÁLTICA
Puccinelli, filho e advogado são presos na Capital
DOURADOS
Vereador é assaltado por dupla armada ao chegar em casa
CAARAPÓ
Ação conjunta prende trio suspeito de roubo a joalheria