Menu
Busca quinta, 23 de maio de 2019
(67) 9860-3221

Advogado denúncia violação das prerrogativas em licitação

21 dezembro 2012 - 18h00

Por supostas violações nas prerrogativas profissionais, um advogado solicitou à OAB/MS a intervenção, com providências judiciais e extrajudiciais cabíveis, na Licitação 135/2012, modalidade concorrência.

O advogado, no dia 20 de dezembro, foi contratado por uma das empresas interessadas do pleito, porém, de acordo com o operador do Direito, o CECOM (Centro Municipal de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal) criou – nas palavras do profissional – “vários óbices, na tentativa de impedir o acesso deste advogado aos autos, afirmando que, para ter vistas dos autos, era necessário formalizar um requerimento”.

O suposto impedimento fere o direito do advogado, como prevê o Art. 7º da Lei n. 8906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB). São direitos do operador do direito examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário, Legislativo ou da Administração Pública, autos de processos findos ou em andamento, e ter vistas de processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza.

A situação é ainda ressaltada pelo Art. 63, da Lei n. 8.666/93, que prevê que “é permitido a qualquer licitante o conhecimento dos termos do contrato e do respectivo processo licitatório e, a qualquer interessado, a obtenção de cópia autenticada, mediante o pagamento dos emolumentos devidos”.

Segundo o advogado, ele teve que realizar uma solicitação por escrito, e foi informado, pelo diretor geral do Centro, que o pedido não seria “julgado tão cedo e que eu (advogado) deveria esperar a intimação”. A Comissão de Licitação se negou ainda a certificar a não permissão do acesso ao contraditório.

Uma representante da OAB foi chamada para auxiliar o advogado, que informou ao diretor geral do Centro sobre a violação da prerrogativa profissional do operador do Direito. O diretor teria mantido a posição, negando o acesso aos autos do processo.

Ainda segundo o advogado, nenhuma solução pacífica sobre o caso foi encontrada, mesmo com diversas tentativas. Desta maneira, o profissional solicitou à OAB/MS que interfira, da maneira cabível, na licitação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Mercadoria contrabandeada é apreendida pelo DOF em Ponta Porã
PRESO NA LAVA JATO
Justiça autoriza transferência de Eduardo Cunha para o Rio de Janeiro
SOCIAL
Famílias de baixa renda podem solicitar abatimento na conta de luz
PMA
Dono de imobiliária é autuado por prejuízo em área protegida durante construção de loteamento
FUTEBOL FEMININO
Seleção Brasileira começa trabalhos nesta tarde visando a Copa do Mundo
AMBIENTAL
Homem é autuado por desmatamento ilegal de 10 hectares em Corguinho
SAÚDE
Saúde confirma mais duas mortes por dengue em Dourados
DOURADOS
Mulher é presa na rodoviária com droga que seria levada para o interior de SP
POLÍCIA
Motorista de caminhonete receberia R$ 6,5 mil para levar droga até São Paulo
GUERRA DAS FRUTAS
Mulher Melão e Mulher Pêra trocam farpas no palco do "Superpop"

Mais Lidas

POLÍCIA
Após pescaria, marido encontra desconhecido na frente de casa e ameaça mulher com arma em Dourados
DOURADOS
Preso em operação estava sob monitoramento por assalto
PEDRO JUAN
Três suspeitos de chacina na fronteira são presos pela polícia paraguaia
PEDRO JUAN
Seis morrem e uma criança fica ferida após ataque de pistoleiros na fronteira