Menu
Busca domingo, 25 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018

Ruralistas entram em confronto com a polícia no RS

03 dezembro 2003 - 14h15

A tropa de choque da Brigada Militar entrou em confronto com ruralistas no km 90 da RS-630, em São Gabriel, por volta das 9h30min desta quarta, dia 3. Dezenas de produtores rurais montavam bloqueio em frente à Estância Campestre para impedir a passagem de cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que marcham em direção à divisa de São Gabriel com Dom Pedrito, onde uma área foi cedida para os agricultores. O confronto teve início após a tropa de choque desbloquear a rodovia para a passagem do MST. Balas de borracha e bombas de efeito moral foram usadas para dispersar os produtores, que reagiram com paus e pedras. Um ruralista ficou ferido e alguns apresentam hematomas provocados por cacetetes da polícia. Para interromper o conflito, a BM encurralou os produtores na entrada da Estância Campestre. De acordo com o coronel Cláudio Afonso, que comanda as operações policiais no local, a ordem de desbloquear a RS-630 e permitir a passagem dos agricultores partiu do governador Germando Rigotto. Conforme informações da Rádio Gaúcha, o prefeito de São Gabriel, Rossano Doto Gonçalves, e o presidente do sindicato rural do município, José Francisco Costa, foram detidos durante o tumulto. O MST marcha em direção à área de Batovi, na divisa entre São Gabriel e Dom Pedrito, onde um terreno de três hectares foi cedido por um produtor para que os agricultores montem acampamento. A marcha do MST em direção a São Gabriel teve início há cerca de cinco meses, quando uma área de 13,2 mil hectares de propriedade de Alfredo Southall foi desapropriada pelo governo federal para fins de reforma agrária. O Supremo Tribunal Federal suspendeu a ação desapropriatória, e desde então ruralistas temem que o MST invada propriedades do município. A caminhada dos agricultores, interrompida diversas vezes por uma contramarcha dos ruralistas, foi retomada nesta sexta, dia 28. O MST alega que pretende acampar em área cedida, mas produtores temem que os manifestantes ocupem propriedades privadas. A área para a qual os agricultores se dirigem foi comprada por um simpatizante do MST e é vizinha às propriedades de Alfredo Southall. Os fazendeiros alegam que a propriedade está em processo de inventário, por isso sua venda seria irregular. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Com oferta de veículos e equipamentos agrícolas, Governo realizará 1° leilão do ano
NOVA ALVORADA DO SUL
Motorista alcolizado perde controle e colide carro em muro de delegacia
Jovem de 24 anos colidiu o carro que conduzia contra o muro da Delegacia de Polícia Civil, de Nova Alvorada do Sul, distante 120 quilômetros de Campo Grande, por volta das 18h de ontem (24), na Rua Dorivaldo Monteiro Nogueira, no Centro.
CAPITAL
Pichadores detidos pela GM são autuados pela PMA
FAMOSOS
Decotada, Kim Kardashian quase mostra demais
PRAZO
Programa Vencendo o Medo de Dirigir está com inscrições abertas
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran- MS), em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece o programa Vencendo o Medo de Dirigir, para auxiliar homens e mulheres que possuem medo, nervosismo e insegurança para dirigir.
EDUCAÇÃO
Inscrição para financiamento estudantil em universidade paga termina quarta
REGIÃO
PMA autua pecuarista em R$ 132 mil por desmatamento ilegal
TRÁFICO
Jovem é flagrada com maconha em ônibus
INTERNACIONAL
Combates na Síria continuam e deixam 3 mortos, após resolução de trégua da ONU
Pelo menos três civis morreram e 26 ficaram feridos neste domingo (25) em bombardeios e ataques de artilharia contra a região de Ghouta Oriental, reduto da oposição na periferia de Damasco, horas depois de a ONU ter exigido o fim imediato das hostilidades. As informações são da EFE.
REGIÃO
Governo de MS deve homologar situação de emergência em Aquidauana e Miranda
Governo do estado deve reconhecer na próxima semana a situação de emergência em Aquidauana e Miranda, dois municípios que sofrem os efeitos das inundações provocadas pelas chuvas dos últimos dias.

Mais Lidas

WILLIAM DENTE PODRE
Ladrão baleado após atirar contra a polícia morre em hospital
NOVO HORIZONTE
Foragido da Justiça é preso após trocar tiros com policiais em Dourados
DOURADOS
Idoso morre ao ser atropelado na Monte Alegre
FÁTIMA DO SUL
População faz protesto e pedem Justiça no caso Débora