31/10/2012 12h55

Polícia Ambiental antecipa operação às vésperas da piracema em MS

 

Globo.com

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou que antecipará o início da operação “Dia de Finados” em Mato Grosso do Sul. Os trabalhos intensificados de fiscalização durante o feriado começarão a partir das 12h da quarta-feira (31), por ser o último dia de pesca aberta no leito do rio Paraná.

Nos demais rios do estado, a pesca será permitida até a meia-noite de domingo (4), quando começa o período da piracema, época de reprodução dos peixes. Segundo a PMA, no mês de outubro os rios do estado recebem maior número de turistas de outras regiões do país, por ser o último mês antes da proibição da pesca.

Outro fator que favorece o aumento da pesca é a formação de cardumes, o que facilita a captura das espécies. Por isso, a previsão é que na última semana de pesca permitida o movimento seja mais intenso nos rios.

Além da pesca predatória, o foco da operação também inclui o tráfico de animais silvestres, desmatamentos e caça. A PMA orienta que os pescadores respeitem as regras que definiem a medida permitida para pesca, ou acima da cota (10 kg mais um exemplar e 5 piranhas). Outra orientação é não pescar em locais proibidos e ter licença para pesca e transporte do pescado.

Quem for flagrado desrespeitando as leis ambientais está sujeito à prisão em flagrante e multa administrativa, além de responder processo em liberdade. Em caso de condenação, as penas podem variar de um a três anos de detenção.


Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O DouradosNews não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
* Obrigatório
 
2011 © - Dourados News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet
Tel. (67) 3423-5060 - 55 (67) 3421-6196
Rua Hilda Bergo Duarte, 462 - 1º Andar - Sala 01 - Edifício Dinho
Cep. 79.806 - 020 - Centro - Dourados - MS.