11/11/2011 15h58 - Atualizado em 11/11/2011 15h58

Operação do Gabinete de Fronteira prioriza abordagens em Ponta Porã; atuação segue até domingo

 

Antonio Neres

Começou nesta quinta-feira (10) em Ponta Porã a Operação de caráter preventivo e repressivo realizada pelo Gabinete de Gestão de Integração de Fronteira de Mato Grosso do Sul (GGIFron). No primeiro dia de operação foram realizadas abordagens a pessoas em pontos estratégicos da cidade, considerando os locais de maior concentração e maior vulnerabilidade, como é o caso da Linha Internacional entre os dois países - Brasil e Paraguai. Combinada com a Polícia Nacional do Paraguai, a ação aconteceu simultaneamente nos dois países, impedindo a fuga infratores.

A operação segue até o próximo domingo (13) e conta com agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Policias Civil e Militar, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Corpo de Bombeiros, integrantes do Exército Brasileiro, Força Nacional, Ministério Público Estadual e equipes da Polícia Nacional do Paraguai. O planejamento da ação prevê também a fiscalização das rodovias estaduais, federais e estradas vicinais.

De acordo com o secretário executivo do GGIFron, Coronel da Polícia Militar Valter Godoy Rojas, a operação será nos moldes da “Operação Presença”, deflagrada em outubro pelo GGIFron de Corumbá, no Distrito de Albuquerque. “A primeira ação realizada pelo Gabinete de Gestão de Integração da Fronteira teve saldo bastante positivo, ampliando a sensação de segurança e fortalecendo dos laços entre as instituições que integram o colegiado. A expectativa é obter resultado similar em Ponta Porã”, informou Godoy.

O Gabinete de Gestão de Integração da Fronteira é o segundo do Estado e foi instalado em Ponta Porã, instalado em agosto deste ano pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e visa intensificar as políticas de enfrentamento aos crimes na faixa de fronteira e fortalecer a integração entre o Brasil e o Paraguai, no combate à criminalidade.

Com informações do ASCOM SEJUSP (André Farinha)

(1) Comentário

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

isso ai tem q pega mesmo parabens

 
angelo pacheco em 14 de novembro de 2011 às 14:55