Menu
Busca sábado, 06 de junho de 2020
(67) 99659-5905

Nova turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária terá início hoje

13 junho 2011 - 09h08

A terceira turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária terá início hoje (13), no auditório da Companhia Independente e Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (CIGCOE).

O curso é realizado através da celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), objetivando capacitar profissionais de segurança pública e lideranças comunitárias na filosofia e prática do policiamento comunitário.

No curso de 40 horas/aula serão abordados temas como: direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, mediação de conflitos, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários de segurança, sendo esta a 68ª turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária desde o ano de 2007, totalizando aproximadamente 3.250 capacitados.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, responsável pela execução dos cursos, as temáticas abordadas são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão dos problemas de segurança pública, sendo que cada turma do curso é destinada a 50 participantes, com vagas distribuídas entre os órgãos competentes da estrutura estadual de Segurança Pública e lideranças comunitárias.

"O Artigo 144 da Constituição Federal diz que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos, o que nos leva a inferir que além dos policiais, cabe a qualquer cidadão uma parcela de responsabilidade pela segurança. O cidadão na medida de sua capacidade, competência, e da natureza de seu trabalho, bem como, em função das solicitações da própria comunidade, deve colaborar, no que puder, na segurança e no bem estar coletivo. A pretensão é procurar congregar todos os cidadãos da comunidade através do trabalho da Polícia, no esforço da segurança".

“Polícia Comunitária é o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser só os da criminalidade. Tudo o que se possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a Polícia e a Comunidade”.



###Para outras informações sobre os cursos acesse

www.sejusp.ms.gov.br/polcomunitaria ou entre em contato com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária pelo telefone 3318-6800.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Filho de Flávio Migliaccio desabafa sobre morte do pai
CLIMA
Em sábado frio, temperatura não passou dos 20°C em Dourados
COM PREMIAÇÃO
Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul selecionará 150 projetos
MEIO AMBIENTE
Prevenção e combate a incêndios florestais em MS envolverá setor público e privado
SIDROLÂNDIA
Homem que estava desaparecido é encontrado morto sem as orelhas em açude
BRASIL
Prefeito de Santa Quitéria do Maranhão morre por Covid-19
BRASIL
Estudo defende aprimoramento de norma que avalia endividamento público
CAPITAL
Vítima salta de porta-malas com carro em movimento para fugir de bandidos
BRASIL
Bolsonaro defende divulgação atrasada e parcial de dados
SAÚDE
CCZ notifica seis pessoas para limpar quintal neste sábado, em Dourados

Mais Lidas

PANDEMIA
Em disparada, casos de Covid-19 tem novo recorde diário e passam de 400 em Dourados
DOURADOS
Suspeito de apontar arma na cabeça de motoboy para roubar veículo é apreendido
DOURADOS
Empresário que vendeu gasolina sem imposto vê tributo mal usado no país
DOURADOS
Polícia descobre central que abastecia “bocas de fumo” e prende traficante