Menu
Busca quarta, 16 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221

Nova turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária terá início hoje

13 junho 2011 - 09h08

A terceira turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária terá início hoje (13), no auditório da Companhia Independente e Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (CIGCOE).

O curso é realizado através da celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), objetivando capacitar profissionais de segurança pública e lideranças comunitárias na filosofia e prática do policiamento comunitário.

No curso de 40 horas/aula serão abordados temas como: direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, mediação de conflitos, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários de segurança, sendo esta a 68ª turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária desde o ano de 2007, totalizando aproximadamente 3.250 capacitados.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, responsável pela execução dos cursos, as temáticas abordadas são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão dos problemas de segurança pública, sendo que cada turma do curso é destinada a 50 participantes, com vagas distribuídas entre os órgãos competentes da estrutura estadual de Segurança Pública e lideranças comunitárias.

"O Artigo 144 da Constituição Federal diz que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos, o que nos leva a inferir que além dos policiais, cabe a qualquer cidadão uma parcela de responsabilidade pela segurança. O cidadão na medida de sua capacidade, competência, e da natureza de seu trabalho, bem como, em função das solicitações da própria comunidade, deve colaborar, no que puder, na segurança e no bem estar coletivo. A pretensão é procurar congregar todos os cidadãos da comunidade através do trabalho da Polícia, no esforço da segurança".

“Polícia Comunitária é o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser só os da criminalidade. Tudo o que se possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a Polícia e a Comunidade”.



###Para outras informações sobre os cursos acesse

www.sejusp.ms.gov.br/polcomunitaria ou entre em contato com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária pelo telefone 3318-6800.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RIO BRILHANTE
Motorista fica ferido ao perder controle de veículo e parar em valeta
CALOR
Demanda por energia elétrica atingiu novo recorde nesta quarta-feira
CAARAPÓ
Homem simula sequestro para enganar mãe e acaba preso
JUSTIÇA
TJ/MS extingue Câmara e institui juiz substituto em 2º Grau
ATAQUES
Policiais encontram 700 kg de explosivos em apartamento de Fortaleza
NOVA ANDRADINA
Polícia apreende dois veículos com produtos eletrônicos na MS-141
STJ
Ex-presidente do Naviraiense é condenado por desviar R$ 247 mil
CRIME BÁRBARO
Mãe de santo acusada de homicídio em MS será julgada nesta quinta-feira
REAJUSTE
Petrobras eleva em 2,5% preço médio da gasolina nas refinarias
CAMPO GRANDE
Jovem atingido com tiro na nuca há 4 dias morre em hospital

Mais Lidas

GRUPOS RIVAIS
Interno do semiaberto de Dourados é morto em briga de facções
DOURADOS
Rapaz assassinado em emboscada foi preso por tentativa de furto a caixa eletrônico
POLÍCIA
Motorista que morreu em acidente na BR-163 tinha 28 anos
BR-163
Acidente que matou motorista de ônibus deixou outros cinco feridos