17/09/2011 12h48 - Atualizado em 17/09/2011 12h48

Nortão: acusados de chacina contra ladrões em praça começam a ser julgados na segunda

 

Antonio Neres

Após 23 anos, a Justiça de Mato Grosso iniciará o julgamento dos acusados de participação na Chacina da Praça, ocorrida em Juara, Mato Grosso, na madrugada de 16 de janeiro de 1988, quando foram mortas três pessoas, supostamente envolvidas no assassinato do taxista João Batista Câmara, que era suplente de vereador na época. Nos dias 19 e 29 serão julgados oito envolvidos no caso. Na época o caso ganhou repercussão nacional.

Ao todo foram denunciados na época 59 pessoas, mas apenas 20 devem ser julgadas. No júri de segunda-feira, 19, serão julgados os réus Gilberto Batista Câmara, Aparecido Dias do Nascimento e José Marcolino Alves, popular Dedézão. No júri do dia 29 irão a julgamento, Gelson Alves de Andrade, Milton Gasparini Moreira, David Alves da Silva, Evaldo José de Oliveira e o ex-vereador Sebastião Teroso.

A acusação que consta na denúncia do processo no 81/2007, que na madrugada do dia 16 de janeiro de 1988, um grupo de 52 pessoas se dirigiu até a comarca de Porto dos Gaúchos, invadiram o presídio e retiraram os três homens que estavam presos naquele município. Ademir Marques Ramos, Luiz Carlos Andrade dos Santos e João Batista da Silva, foram torturados enquanto eram levados até a praça pública de Juara, distante 50 km de onde estavam, onde, mediante faca, facões e outros instrumentos, foram mortos e pendurados de cabeça para baixo.

A população se aglomerou na praça, em frente à igreja, para assistir a chacina, que durou toda a madrugada.

O motivo alegado para o triplo assassinato, ainda de acordo com os autos, deu-se pelo fato de que, quatro dias antes, no dia 12 de janeiro, os três homens cometeram crime de latrocínio, assalto seguido de morte, contra um taxista e suplente de vereador João Batista Câmara. Após perseguição da Polícia, eles foram presos e levados para o presídio de Porto dos Gaúchos, onde aguardariam julgamento.

Esse deslocamento foi necessário porque a Delegacia de Juara não oferecia segurança, pois a população estava revoltada com o crime. Ao todo foram acusados na época 59 pessoas. De lá para cá, muitos morreram, outros ultrapassaram a idade penal, restando mais de 20 pessoas que serão julgadas em 4 julgamentos.

Nos dois julgamentos o presidente do Tribunal de Júri será o juiz João Manoel Pereira Guerra, que foi magistrado de Juara na década de 90 e conhece o processo. A defesa será feita pelo Jorge Balbino da Silva, advogado de Juara , com um auxiliar da cidade de Sinop, a acusação estará a cargo do promotor Pompilho Paulo Azevedo Neto e os jurados todos de Sinop.

Um Júri Popular de nove acusados chegou começar em Juara no dia 3 de março de 2008, porem, o Promotor de Justiça da época, Augusto César Fuzaro, pediu a suspensão do julgamento e redesiginação de uma nova data, com a justificativa de que houve quebra de incomunicabilidade dos réus.

Segundo o promotor, surgiu um boato de que tudo estava armado para a absolvição dos réus e, atendendo ao seu pedido, o presidente do Júri, o Juiz Douglas Bernardes Romão, remarcou o julgamento para 28 de abril daquele ano, porem, posteriormente acabou sendo desaforado e designado para a cidade de Sinop, onde a justiça entende que haverá maior isenção.

Veja no vídeo abaixo às imagens que chocaram o mundo

Com informações do 24 horas News/ Programa Cadeia neles

Ocorreu um erro ao tentar exibir o vídeo.

(38) Comentários

bandido bom é bandido morto ,, / , realmente acho incrível como tem gente babaca que ainda defende bandido !!!

 
Ripper Owens em 20 de março de 2013 - quarta às 18:15

eu morava na cidade de peixoto de azevedo na epoca do crime . na minha opiniao a popolaçao da cidade de matupa foi estupida enguinorante , o pior que um ser humano pode chegar , simplesmente eles aproveitarao da situasao , isto nao e ser cidadao

 
antonio em 15 de julho de 2012 - domingo às 12:40

deverião matar eles de outra forma, acho que queimados é muito cruel.

 
dosu em 11 de junho de 2012 - segunda às 16:44

morrrrra coisa ruim tem de fazer é isso mesmo com esses badidos.

 
miller em 04 de junho de 2012 - segunda às 14:00

Certos ou errados só Deus pode julgar, podem ter certeza uma mãe chorou, familias se desestruturaram, justiça não é feita dessa forma!

 
GLEYCE em 17 de maio de 2012 - quinta às 00:15

LADRÃO TEM MORRER MESMO...PORÉM, PROMETER E NÃO CUMPRIR É COVARDIA. ISSO NUMA GUERRA É CRIME MILITAR

 
OSAMA em 15 de maio de 2012 - terça às 13:52

relamente, essas imagens são chocantes, não desejo isso nem pros meus inimigos, as pessoas acham, há eles não mereciam isso, sinceramente eu acho q mereciam só levar uma coça, mais duvido se fosse com a familia de qualquer um, eles não desejariam isso.
mais como eles não mataram ninguem, ñ tinha pra quê fazer isso. É dessas e outras imagens q o mundo está se tornando o inferno, o dono da mão q jogou a gasolina e a do q ateou fogo tb irão ser repreendidas, e as pessoas tem q redirecionarem o seu idignamento é para esses politicos disgraçados q não estam nem ai por essas questõs, eles querem é o dinheiro deles, esses viados, eu não queimava esses politicos safados não, mais eu dava no minimo um socão q deixaria eles em coma por 2 mêses.

 
♪Junior♫ em 12 de maio de 2012 - sábado às 01:56

SE AS LEIS BRASILEIRAS FOSSEM MAIS SEVERAS COM CERTEZA ISSO NAO TERIA ACONTECIDO...PORQUE HAVERIA LEI...COMO NÃO TEM ...ACONTECE ESSAS COISAS....ELES COMETERAM CRIMES EM PESSOAS QUE TAMBÉM COMETERAM CRIMES .....ENTÃO CADEIA NELES...SE É QUE VAI TER CADEIA..!!!!

 
GENETRIZ EURÍPEDES FERREIRA MARTINS em 24 de janeiro de 2012 - terça às 12:57

bem manoel são dois crimes em juara 1988 latrocinio e outro em matupá sequestro quase na mesma época crimes e julgamento.

 
de sirlei para manoel em 30 de outubro de 2011 - domingo às 16:42

pelo amor de Deus, não sou muito a favor da violência, mas se esses ladrões conseguissem pegar uma familia refém, eles teriam pena? duvido, muito mais se eles tivessem matado um trabalhador, com certeza estariam soltos, praticando mais crimes! as vezes se tem de fazer isso mesmo, só podar a árvore daninha não adianta, o certo é cortar a raiz! a população cansa de tanta impunidade que acaba fazendo justiça com as próprias mãos! eles procuraram por isso!

 
josefa paula em 24 de outubro de 2011 - segunda às 16:28

Meu Deus!!!! como pode alguém concordar c/ isso! não defendo ladrões... mais esses ladrões tinham uma família, e como deve ter sido a dor dessa mãe... como disse uma colega aí em cima estamos voltando a idade média... Pedir perdão a Deus???? ele foi perdoado naquele momento, como fez Jesus c/ o ladrão na cruz.... espero que os que fizeram isso tbém tenham pedido perdão....

 
marcia em 04 de outubro de 2011 - terça às 18:16

Cada um escolhe o seu caminho... Todos sabem que aquele que luta pela espada pela espada morrerá... A justiça de Deus é plena... Não é certo a justiça feita pela própria mão, apesar do julgo se feito por um juri composto de ( 7 ) populares e sentenciado por ( 1 ) Hum... E eles foram julgados e sentenciados por muito mais de 50 populares!!! A justiça foi correta? ou eles queriam uma festa com churrasquinho?

 
Wélsynho em 04 de outubro de 2011 - terça às 13:25

Tenho certeza de que a população está descrente com a justiça falha,e com nosso código penal arcaico da década de 40,mas dúvido que entre esses populares tenha algum santo,só o senhor é Deus e só ele pode julgar,quem não tiver pecado,que atire a primeira pedra!

 
fernando (belo horizonte,mg) em 04 de outubro de 2011 - terça às 08:04

fica dificil explicar. se minha familia for a vitima hummmmmm dificil. espero q nenhum dos lados saia como martir. cabe a deus julgar

 
edson garcia em 01 de outubro de 2011 - sábado às 12:53

TÃO COM PENA???
LEVEM PRA VCS!!!!
TEM QUE SE FUDER MESMO!!!

 
Carlão em 22 de setembro de 2011 - quinta às 03:15

ta ficando mais dificio se as leis nao mudar vai ficar cada ves pior

 
helio em 19 de setembro de 2011 - segunda às 21:14

esse crime ja tem que prescrever tem mais de 15 anos

 
helio em 19 de setembro de 2011 - segunda às 21:11

Esta noticia esta meia distorcida pois no video diz que é em matupá o notica relata juara
o ano é 1990 o noticia relata 1988, o crime é carcere privado, a noticia relata latrocinio, muito confusa, porem foi cruel o que aconteceu.

 
manoel em 19 de setembro de 2011 - segunda às 11:37

A população só parte para a barbaridade quando há total discrença na Justiça.
Cansados de ver bandidos soltos um ou dois anos depois de matar um pai de família, resolveram fazer justiça com suas próprias mãos.
Agiram errado legalmente, sem dúvida, mas moralmente não consigo condenar aqueles que lincham assaltantes assassinos de um trabalhador.
Deveriam responsabilizar as autoridades públicas coniventes com a situação de imoralidade legal e penal travestida de garantismos, antes de julgarem esse povo.
Se o legislativo não abrandasse as penas para se perpetuarem em liberdade, ainda que surrupiando verbas públicas e se o Judiciário mantivesse os presos em seus devidos lugares, não haveria espaço para essa selvageria.

 
Jubakr em 18 de setembro de 2011 - domingo às 17:55

Nossa a maioria desses comentário são corvades, niguém merece morre dessa maneira, no brasil não existe pena de morte, eu tenho certesa que a maioria desses pessoas que mataram esses bandidos deve ter se arrependido e na minha opinão e pior do um bandindo.

 
aurineide em 18 de setembro de 2011 - domingo às 17:21

vao matar politicos keimados q eles sao os ladros de verdade e nao matar ladroes de galinha _)_

 
legalize em 18 de setembro de 2011 - domingo às 12:48

vejo o seguinte, se nossa lei fosse mais severa, não havia tanta barbaridade assim, sou a favor de execução quando comprovado o crime, assim teríamos número zero de bandidos.

 
Parana em 18 de setembro de 2011 - domingo às 10:51

pede perdao pra deus essas pessoas que fizeram isso que deviam pedir perdao pra deus,tentando fazer justiça com as proprias maos,si achando melhores que os bandidos eu sei que eles errou mas nao é pra tanto,aposto que tinha gente fazendo coisa pior que esses bandidos,pela amor de deus.

 
cristian em 18 de setembro de 2011 - domingo às 02:23

meu deus gente sao seres humanos,e ninguem é melhor que ninguem,deixa que deus vai julgar nossas açoes,nao cabe a vcs ficar falando essas coisas,se sua vida ta perfeita sem nemhum pecado ai vcs julga essas pessoas e fala essas coisas.

 
cristian em 18 de setembro de 2011 - domingo às 02:14

Estão certissimos, sim, mas segundo o islamismo,não sob as leis de Cristãs
Então deveriamos todos a população que se diz a voz de Deus burra e cristã, deveria abandonar essa doutrina e sermos cueis como os mulçumanos que pregam o odio que só leva a mais odio, como religião, com certeza eles deveriam mesmo dominar o mundo e colocar cada um em seu devido lugar, as mulheres deverima usar burcar e ficar em casa e os homens (seres ruins por natureza) proverem o lar e matarem quem entra em seu caminho, só assim teriamos um mundo melhor mais unido, ciom certeza funcionaria muito! rarará quero estar viva para esse dia chegar, gente ignorante quem nem capaz de se unir para se manisfestar contra os impostos altos que os politicos lhe enfiam guela abaixo, pra que mais roubo do que esses, que disfarçados tiram uma boa parte do nosso sustento e mata pessoas nas filas de hospitais a espera de um atendimento melhor! Não pra queee tratar o problema pela raiz, melhor agir como na antiguidade como seres irracionais que somos! Certo, certissimo!!!

 
Ana leitora em 18 de setembro de 2011 - domingo às 00:42

Pois é ana, como se diz "pimenta nos ...dos outros é refresco, se fosse vc. , sua mãe seus irmãos,que tivesse ficado na mira desses bandidos e ainda seu pai tivesse sido assassinado na sua frente certamente vc pensaria diferente.

 
valdemir em 17 de setembro de 2011 - sábado às 21:27

Uma atrocidade, digna da nossa sociedade violenta e conservadora. Enquanto não tomarmos conhecimento e lutarmos contra os princípios Neoliberais, estaremos a favor da morte do criminoso, sobretudo se ele for pobre, pois nunca vi e penso que nunca verei um rico passar por tal situação.
A lógica neoliberal prega justamente isso, um indivíduo egoísta, competitivo e consumidor (e para que seja consumidor, deve trabalhar cada vez mais), aquele que não entra nessa lógica deve ser até mesmo queimado, como vimos no vídeo.
Enquanto pensarmos como a elite do nosso país, teremos mais pessoas pobres indo parar nas fogueiras ao vivo, para que sirva de exemplo aos pobres, mostrando qual o seu lugar em nossa sociedade.
Lembremos que não veremos ricos serem queimados,pois nossa justiça burguesa privilegia (através de suas leis) os indivíduos que historicamente sempre mandaram em nosso país. A igualdade (?) no Brasil não é econômica e nem social.

 
Felipe Megeredo Correa em 17 de setembro de 2011 - sábado às 21:10

que comentarios absurdos, estes castigos são do tempo da idade media, com isso ja da pra ter uma ideia do atraso mental das pessoas que tao apoiando isso!

 
claudete em 17 de setembro de 2011 - sábado às 20:23

/ Abaixo os falsos moralistas que dizem que tem que queimar, mas que se os botássemos com um isqueiro frente a frente com os ladrões, queimariam o próprio dedo mas não encostariam neles. Aliás, se há ladrões é porque há negligência por parte da população, incluindo estes hipócritas que comentam selvagerias mas nada fazem para combater a miséria e os tantos outros problemas do nosso país. Com seu egoísmo e conformismo, são tão culpados quanto os ladrões que estão acusando, e o reflexo disso (assaltos, roubos e assassinados), são o próprio 'castigo' de tanta ignorância.

 
julião em 17 de setembro de 2011 - sábado às 20:09

Como vcs são hipocritas, se fosse a familia de vcs que esses vagabundos tivessem assaltado, vcs teriam outra opinião. Se esses safados tivessem sido presos corretamente ja estariam soltos e rindo da cara de vcs, e roubando novamente, o governo nao ta falando que as cadeias estão cheias, uma pena o preço do alcool e da gasolina estar tao alto, tem vagabundo que não conserta mais, tem gente q nao consegue esperar 30 dias para ter salario, tem q roubar, e nesses casos tem q queimar com óleo diesel que e mais barato ou com oleo usado mesmo, se a corja desse povo de safado bandido soubesse q quando roubasse seriam queimados duvido se a criminalidade nao reduziria. Eu trabalho o mes todo pra pagar o tal de auxilio reclusao para esses safados, tira 10% pra comprar gasolina q sai mais barato pra mim.

 
Brasileiro em 17 de setembro de 2011 - sábado às 20:00

a pessoa que age da mesma forma que o assassino, ou o ladrão se torna igual ou pior que ele...não justifica queimá-los...

 
paz em 17 de setembro de 2011 - sábado às 19:53

esse carlos ai nao sabe nada fica nessa ai ow babaca se o cara se arrepender deus o perdoa ow vai quere me dize que vc nunca fez nada errado em o mané?

 
claudio cesar duartes em 17 de setembro de 2011 - sábado às 19:43

O crime bárbaro não está bem explicado; o defensor dos réus, jorge balbino, era amante da mulher do taxista naquela época. Hoje é casado com ela. Queria liv rar-se dele para viver seu idílio e procurou um certo FRUTUOSO, conhecídissimo pistoleiro daquela cidade. Frutuoso recusou, por ser amigo da vítima, mas indicou outro indivíduo para fazer o trabALHO sujo. Esse, ao invés de fazer pessoalmente contratou os três chacinados para obra macabra. Depois disso, o pistoleiro contratado que não fez o serviço, contratando outros, ficou com medo de ser descoberto, e incitou a população contra os acusados. Em Juara todo o mundo sabe disso, só as autoridades não sabem. Jorge Balbino é um sujeito influente e poderoso para os padrões juarenses. Era promotor de justiça e foi expulso no estágio probatório. É o que dizem e quem me contou, tinha certeza disso e outras pessoas confirmaram.

 
LUIZ PINHEIRO em 17 de setembro de 2011 - sábado às 19:19

Isso só prova que as pessoas quando estão em grupo são capazes das maiores atrocidades em nome de Deus, aquela velha historia de que toda unanimidade é burra vale nesse caso.
Um roubo justifica tamanha barbárie? Há tantas maneiras saudáveis de dar uma lição neles, matar fez bem a essas pessoas? Duvido, aposto que sonham com isso todas as noites, a não ser que seja todas psicopatas, ai então esse lugar está perdido hein, um bando de psicipatas soltos e nenhum ser capaz de dar grito e mostrar a essas pessoas o estrago que fizeram a suas almas!
Ja imaginou se isso vira moda? O mundo viraria uma terra sem lei.
Pessoas querendo fazer sua propria lei. Movidas pela emoção, gente sem Deus no coração!

 
Ana leitora em 17 de setembro de 2011 - sábado às 19:08

e ta errado?, bandido tem que ser queimado vivo mesmo, pois se vão pra cadeia temos que pagar auxilio reclusa~no valor de R$800,00 a familia do bandido, morte aos vagabundos!!!!!!!

 
Carlos em 17 de setembro de 2011 - sábado às 19:05

Seria uma imagem forte se fosse pessoas de bem sofrendo isso, como são bandidos tiveram o que mereceram, cada um colhe o que planta.
Concerteza serão absolvidos!

 
Leandro Amaral em 17 de setembro de 2011 - sábado às 18:56

Garanto que se todo o sequestrador e ladrão acontecesse algo parecido a criminalidade seria diminuido, e tem mais, eu estive na região na época da chacina e o que eu sei é que a população tomou na marra os presos dos policiais senão eles estariam aumentando o numero de mortos, e eles não podiam atirar no povo apesar do povo de estar buscando a justiça pelas própias mãos.

 
Sabino da Silva em 17 de setembro de 2011 - sábado às 18:05

e se eles tivessem matado pelo ao menos um dos reféns que ficaram á mercê de tudo , invulneráveis , sem chance de defesa , eles estariam presos ? duvido , nossas leis teriam que ser mais severas com esses tipos de crimes !!!!!!!!!!!!!!!!!

 
tikinho em 17 de setembro de 2011 - sábado às 17:17