Menu
Busca terça, 20 de agosto de 2019
(67) 9860-3221

DOF bate recorde em apreensões de maconha em 25 anos de atuação

11 janeiro 2013 - 14h27

O levantamento anual das ações realizadas pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apontou que o número de apreensões de maconha no ano de 2012 foi o maior desde a criação do Departamento há 25 anos. Os números revelam que de janeiro a dezembro foi apreendido pouco mais de 23 toneladas da droga, o que representa 58,5% a mais de apreensões do entorpecente, se comparado ao mesmo período de 2011 quando o montante chegou a 9,6 toneladas de maconha.

As maiores apreensões da droga aconteceram nos meses de março (3,4 toneladas) e agosto (5,1 toneladas). Somente no primeiro semestre de 2012 foram interceptadas 10,8 toneladas do entorpecente, e no segundo semestre os números superaram as 12 toneladas de maconha.

A região que abrange os municípios de Amambai, Coronel Sapucaia e Tacuru registrou os maiores índices de apreensões de maconha. Na localidade o Departamento de Operações de Fronteira flagrou o tráfico de 8,5 toneladas do entorpecente de janeiro a dezembro de 2012. “Estes municípios fazem fronteira com cidades que possuem histórico de plantação de maconha, por isso o DOF intensificou as ações nestas regiões. Nestas localidades temos um período específico para que o tráfico ocorra em decorrência do plantio e da colheita da maconha, mas que já foi identificado pela nossa equipe de inteligência”, explica o coronel da PM Edilson Osnei Nazareth Duarte, diretor do DOF.

Nos municípios da região de Laguna Carapã e Ponta Porã o número de apreensões de maconha se mostrou considerável conforme o levantamento do DOF. Na região foram apreendidas 7,3 toneladas. Nos municípios de Dourados, Caarapó e Nova Alvorada do Sul foram barradas nas fiscalizações 3,9 toneladas de maconha. Maracaju, Bela Vista, Jardim e os municípios vizinhos a esta região apontaram mais de 2 toneladas de maconha apreendidas. Os índices mais baixos de apreensões foram registrados na região de Mundo Novo, Eldorado e Iguatemi, com cerca 1,4 toneladas de maconha encontradas pelo Departamento durante todo o ano de 2012.

As ações do Departamento de Operações de Fronteira nos 51 municípios que compõem a faixa fronteiriça do Brasil e o Paraguai foram divididas em sete áreas de atuação. De acordo com o comandante do DOF a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai continuar e intensificar ainda mais as ações do Departamento em conjunto com o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) em parceria com o Ministério da Defesa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Jennifer Lopez exibe bumbum e esbanja boa forma em novo clique de maiô cavado
ARTIGO
Quando dessecar a braquiária para semeadura da soja?
BRASIL
Chileno aguarda decisão sobre extradição na Superintendência da PF
FUTEBOL AMADOR
Santo Antônio e Panambi estreiam com vitória no Interdistrital
PREVENÇÃO
Operação Impacto III vistoriou entidades de MS com objetivo de coibir desvios de armas e munições
FLAGRANTE
Veículo carregado com contrabando é apreendido
AGENDA
Semana da Justiça pela Paz em Casa terá ações educacionais e mutirão em MS
APARECIDA DO TABOADO
Adolescente é apreendido traficando crack em MS
BRASIL
Bolsa Família começa a pagar R$ 2,6 bilhões para beneficiários
CAMPO GRANDE
Idoso é encontrado morto dentro de casa em bairro da Capital

Mais Lidas

NO PARANÁ
Douradense morre ao ser prensado por caminhão em laticínio
DOURADOS
Acusado de participação no sequestro de família douradense se apresenta à polícia
DOURADOS
Em ato de filiação ao PSL, reitora temporária diz não ter prazo para deixar comando da UFGD
MS-376
Veículo fica completamente destruído e homem morre em acidente entre Vicentina e Fátima do Sul