Menu
Busca segunda, 16 de setembro de 2019
(67) 9860-3221

Usinas:Deputado retira projeto se riscos forem comprovados

03 dezembro 2003 - 10h42

O deputado estadual Paulo Corrêa (PL) afirmou que retira o projeto de instalação de usinas e destilarias de álcool no Pantanal, se for comprovado cientificamente os riscos ambientais dos locais previstos. “Se alguém me comprovar que a instalação de uma usina, por exemplo em Bandeirantes, vai afetar o Pantanal, retiramos o projeto”, disse Corrêa.

Corrêa também afirmou, durante a entrevista, que dados técnicos, inclusive da Sema (Secretaria de Meio Ambiente) dão conta de que não há riscos de contaminação dos rios do Pantanal.

Ainda segundo o deputado, a polêmica é devido a um mito de que as usinas serão instaladas dentro do Pantanal. “O projeto prevê a instalação em serras, e não dentro do Pantanal”, defende.

Nesta quinta-feira, será realizada uma audiência pública que vai discutir a implantação das usinas em Mato Grosso do Sul. O Fórum de Defesa do Pantanal já se manifestou contra o projeto, que regulamenta a instalação de usinas na bacia do Rio Paraguai.

De acordo com Corrêa, as usinas não seriam construídas próximos aos afluentes do Rio Paraguai, e sim próximos aos sub-afluentes, que ficam nas serras. “Temos várias empresas que querem investir aqui. Não podemos dispensar cerca de 27 mil novos empregos”, concluiu.

O empresário Astúrio Ferreira dos Santos, presidente do Fórum de Defesa do Pantanal, garante que se o projeto for aprovado, será o caos para a fauna e flora da região.

Ele citou o caso da usina Santa Olinda, instalada na no distrito de Quebra Côco, município de Sidrolândia, que já provocou quatro grandes vazamentos (vinhoto e água de lavagem), provocando a mortandade de milhares de peixes desde os primeiros córregos próximos à usina (Belchior e Canastrão), até o Cachoeirão e Aquidauana. O empresário disse que 19 usinas estão interessadas em se instalar no Pantanal.






Deixe seu Comentário

Leia Também

PELA VIDA
Dourados terá “Concerto para a Vida“ no dia 28
MEIO AMBIENTE
“Operação Mata Atlântica em Pé” deflagra 3ª edição com participação de MS e 16 Estados
MATO GROSSO DO SUL
Debate sobre direito ambiental em MS resulta na edição de enunciados
COMER BEM
Restaurante Cheiro Verde
DOURADOS
Motorista foragido desde que família foi feita refém tem habeas corpus negado
EDUCAÇÃO
MEC lança portal para emissão da carteirinha digital
NOTA FISCAL
Atenção varejistas: o prazo do credenciamento da Nota Fiscal Eletrônica está acabando, a Visual Informática tem um recado para você
ECONOMIA
Brasil eleva em 9,5% comércio com EUA, mas diminui com outros países
RIO BRILHANTE
Cocaína é apreendida em tanque de combustível de veículo
DOURADOS/PONTA PORÃ
Traficante é preso com mais de 1t após perseguição na BR-463

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Homem morre e três ficam em estado grave em acidente na MS-429
MS
Motorista morre após bater carro em árvore em rodovia
POLÍCIA
Adolescente capota carro com droga na BR-463
DOURADOS
Jovem é preso com cocaína e crack avaliados em R$ 100 mil na rodoviária