Menu
Busca domingo, 25 de agosto de 2019
(67) 9860-3221

UEMS intensifica verticalização e recebe aprovação de mais um mestrado profissional

29 novembro 2012 - 15h00

O ano está acabando, mas as conquistas da UEMS continuam ecoando pelos corredores da Universidade. A mais nova boa noticia veio da unidade universitária de Campo Grande que teve aprovado pela Capes um programa de mestrado profissional em Letras, cuja primeira turma será selecionada e iniciará os trabalhos já no ano que vem.

O novo programa, que na UEMS será coordenado pela professora Maria Leda Pinto, é uma proposta construída em rede, por um total de 35 instituições de todo o país, tais como USP, Unicamp, UFRJ, entre outras. A UEMS fez parte da comissão central de elaboração do projeto representando os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A Coordenação Nacional do Programa será desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

No âmbito dessa proposta, a Capes aprovou a abertura de um total de mi vagas que serão distribuídas entre as instituições participantes. A estimativa é que a UEMS abra cerca de 25 vagas na primeira turma.

O mestrado profissional atenderá a professores dos ensinos fundamental e médio que estejam atuando na rede pública. O objetivo é qualificar esses profissionais de forma com que eles consigam aplicar os conhecimentos adquiridos na pós-graduação em sala de aula. O novo programa do qual a UEMS faz parte atuará na linha geral de Práticas de Ensino de Línguas e Literatura.

"A UEMS se destaca mais uma vez como instituição compromissada com a educação básica. Juntamente com as áreas de Educação e Matemática, a área de Letras da UEMS vem oferecer uma grande contribuição à educação básica”, diz a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Carla Centeno e completa: “Essa vitória não seria possível sem o compromisso desses profissionais que vem se dedicando a nossa universidade, com produção e muito trabalho, pois, sem estes, nossa instituição não estaria inserida nesse seleto grupo".

Nota da qualidade

O mestrado profissional em Letras oferecido na UEMS/Campo Grande já surge com uma avaliação de qualidade acima da média. “É muito comum que os programas sejam implantados com nota 3, que é o mínimo exigido pela Capes, nosso programa está nascendo com nota 4, o que é um reconhecimento da qualidade do projeto e de todos os profissionais envolvidos”.

As notas atribuídas pela Capes aos programas de pós-graduação brasileiros vão de 1 a 7, sendo que as notas 1 e 2 significam desempenho fraco, abaixo do padrão mínimo de qualidade requerido. Os programas com esse nível de desempenho não obtêm a renovação do reconhecimento de seus cursos de mestrado e doutorado. A nota 3 representa um desempenho regular, atende o padrão mínimo de qualidade exigido. Já a nota 4 é classificada pela Capes como um bom desempenho.

Verticalização

A nova aprovação marca um ano de intensa verticalização na educação superior desenvolvida na UEMS. Em 2012 a Universidade conquistou seu primeiro doutorado e três novos mestrados, em Agronomia (Cassilândia), mestrado profissional em Educação (Campo Grande) e este mais recente profissional em Letras. “Todas essas conquistas mostram a qualidade dos nossos cursos, dos professores e de todos os envolvidos no desenvolvimento da Universidade. Ampliar nossos programas de pós-graduação significa dar condições para que a sociedade sul-mato-grossense tenha oportunidades de buscar qualificação profissional e acadêmica de qualidade sem precisar se deslocar para outros Estados como acontecia antigamente”, ressalta o reitor Fábio Edir.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
PF vai investigar grupo que teria planejado atear fogo em floresta
CORUMBÁ
Bombeiros combatem incêndio próximo a pousadas no Pantanal
ESPORTES
Brasil fecha individual do tênis de mesa com 19 medalhas; 5 ouros
SAÚDE
Uso de celular com cabeça inclinada pode causar lesão na cervical
CAPITAL
Homem deixa caminhonete na frente de casa e pela manhã descobre furto
LAGUNA CARAPÃ
Homem é preso e comparsas fogem após transportar fardos de maconha em motos por 130 km
AJUDA INTERNACIONAL
Repasses alemães para projetos ambientais equivalem em 1 ano a 4 vezes o orçamento do Ibama
TRÂNSITO
Idosa capota veículo em acidente na Capital
CAMPO GRANDE
Homem furta caminhão carregado de grama em viveiro de mudas
RIO BRILHANTE
Família encontra mulher morta após vítima passar mal durante a noite

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tem dedo amputado após empilhadeira a atingir enquanto fazia compras
DOURADOS
Após “falsa corrida”, motorista de aplicativo tem carro levado por bandido que se envolve em acidente e é preso
HOSPITAL DA VIDA
Órgãos de jovem que morreu em acidente são captados e levados para quatro cidades
POLÍCIA
Mulheres são presas por tráfico em Dourados