Menu
Busca Terça, 16 de Janeiro de 2018
(67) 9860-3221
Escola Sesc - Janeiro 2018

UEMS intensifica verticalização e recebe aprovação de mais um mestrado profissional

29 Novembro 2012 - 15h00

O ano está acabando, mas as conquistas da UEMS continuam ecoando pelos corredores da Universidade. A mais nova boa noticia veio da unidade universitária de Campo Grande que teve aprovado pela Capes um programa de mestrado profissional em Letras, cuja primeira turma será selecionada e iniciará os trabalhos já no ano que vem.

O novo programa, que na UEMS será coordenado pela professora Maria Leda Pinto, é uma proposta construída em rede, por um total de 35 instituições de todo o país, tais como USP, Unicamp, UFRJ, entre outras. A UEMS fez parte da comissão central de elaboração do projeto representando os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A Coordenação Nacional do Programa será desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

No âmbito dessa proposta, a Capes aprovou a abertura de um total de mi vagas que serão distribuídas entre as instituições participantes. A estimativa é que a UEMS abra cerca de 25 vagas na primeira turma.

O mestrado profissional atenderá a professores dos ensinos fundamental e médio que estejam atuando na rede pública. O objetivo é qualificar esses profissionais de forma com que eles consigam aplicar os conhecimentos adquiridos na pós-graduação em sala de aula. O novo programa do qual a UEMS faz parte atuará na linha geral de Práticas de Ensino de Línguas e Literatura.

"A UEMS se destaca mais uma vez como instituição compromissada com a educação básica. Juntamente com as áreas de Educação e Matemática, a área de Letras da UEMS vem oferecer uma grande contribuição à educação básica”, diz a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Carla Centeno e completa: “Essa vitória não seria possível sem o compromisso desses profissionais que vem se dedicando a nossa universidade, com produção e muito trabalho, pois, sem estes, nossa instituição não estaria inserida nesse seleto grupo".

Nota da qualidade

O mestrado profissional em Letras oferecido na UEMS/Campo Grande já surge com uma avaliação de qualidade acima da média. “É muito comum que os programas sejam implantados com nota 3, que é o mínimo exigido pela Capes, nosso programa está nascendo com nota 4, o que é um reconhecimento da qualidade do projeto e de todos os profissionais envolvidos”.

As notas atribuídas pela Capes aos programas de pós-graduação brasileiros vão de 1 a 7, sendo que as notas 1 e 2 significam desempenho fraco, abaixo do padrão mínimo de qualidade requerido. Os programas com esse nível de desempenho não obtêm a renovação do reconhecimento de seus cursos de mestrado e doutorado. A nota 3 representa um desempenho regular, atende o padrão mínimo de qualidade exigido. Já a nota 4 é classificada pela Capes como um bom desempenho.

Verticalização

A nova aprovação marca um ano de intensa verticalização na educação superior desenvolvida na UEMS. Em 2012 a Universidade conquistou seu primeiro doutorado e três novos mestrados, em Agronomia (Cassilândia), mestrado profissional em Educação (Campo Grande) e este mais recente profissional em Letras. “Todas essas conquistas mostram a qualidade dos nossos cursos, dos professores e de todos os envolvidos no desenvolvimento da Universidade. Ampliar nossos programas de pós-graduação significa dar condições para que a sociedade sul-mato-grossense tenha oportunidades de buscar qualificação profissional e acadêmica de qualidade sem precisar se deslocar para outros Estados como acontecia antigamente”, ressalta o reitor Fábio Edir.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PRAZO
Inscrições ao concurso para Promotor de Justiça Substituto vão até fevereiro
FUTEBOL
Federação muda estréa do Sete de Setembro para o estádio Douradão
SHOWBIZ
Cauã Reymond e Mariana Goldfarb não dividem mais o mesmo teto
ÁGUA CLARA
Acidente entre caminhão e micro-ônibus deixa dois feridos na BR-262
AGENDA
Governadora Rose participa da passagem de comando dos Bombeiros
BOATE
Jovem diz ter sido ameaçado com arma na boca por policial federal
JUSTIÇA
TJ/MS nega recurso a condenado por estupro de vulnerável
EDUCAÇÃO
UFGD oferece cursos gratuitos de informática em bairros de Dourados
RIO BRILHANTE
Geraldo e Donato garantem ações nas áreas de saúde e infraestrutura
FUTEBOL
Sete treina sob chuva para montar o time que enfrenta o Urso

Mais Lidas

TRÊS LAGOAS
Mulher é morta pelo marido com tiro nas costas na frente da filha
OUSADIA
Polícia e agentes abatem drone que sobrevoava penitenciária em Dourados
POLÍCIA
Operações da Polícia Militar levam 29 pessoas às delegacias de Dourados
ARAL MOREIRA
Jovem de 21 anos é assassinado com tiros de escopeta na fronteira