Menu
Busca quarta, 20 de novembro de 2019
(67) 9860-3221

UEMS intensifica verticalização e recebe aprovação de mais um mestrado profissional

29 novembro 2012 - 15h00

O ano está acabando, mas as conquistas da UEMS continuam ecoando pelos corredores da Universidade. A mais nova boa noticia veio da unidade universitária de Campo Grande que teve aprovado pela Capes um programa de mestrado profissional em Letras, cuja primeira turma será selecionada e iniciará os trabalhos já no ano que vem.

O novo programa, que na UEMS será coordenado pela professora Maria Leda Pinto, é uma proposta construída em rede, por um total de 35 instituições de todo o país, tais como USP, Unicamp, UFRJ, entre outras. A UEMS fez parte da comissão central de elaboração do projeto representando os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A Coordenação Nacional do Programa será desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

No âmbito dessa proposta, a Capes aprovou a abertura de um total de mi vagas que serão distribuídas entre as instituições participantes. A estimativa é que a UEMS abra cerca de 25 vagas na primeira turma.

O mestrado profissional atenderá a professores dos ensinos fundamental e médio que estejam atuando na rede pública. O objetivo é qualificar esses profissionais de forma com que eles consigam aplicar os conhecimentos adquiridos na pós-graduação em sala de aula. O novo programa do qual a UEMS faz parte atuará na linha geral de Práticas de Ensino de Línguas e Literatura.

"A UEMS se destaca mais uma vez como instituição compromissada com a educação básica. Juntamente com as áreas de Educação e Matemática, a área de Letras da UEMS vem oferecer uma grande contribuição à educação básica”, diz a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Carla Centeno e completa: “Essa vitória não seria possível sem o compromisso desses profissionais que vem se dedicando a nossa universidade, com produção e muito trabalho, pois, sem estes, nossa instituição não estaria inserida nesse seleto grupo".

Nota da qualidade

O mestrado profissional em Letras oferecido na UEMS/Campo Grande já surge com uma avaliação de qualidade acima da média. “É muito comum que os programas sejam implantados com nota 3, que é o mínimo exigido pela Capes, nosso programa está nascendo com nota 4, o que é um reconhecimento da qualidade do projeto e de todos os profissionais envolvidos”.

As notas atribuídas pela Capes aos programas de pós-graduação brasileiros vão de 1 a 7, sendo que as notas 1 e 2 significam desempenho fraco, abaixo do padrão mínimo de qualidade requerido. Os programas com esse nível de desempenho não obtêm a renovação do reconhecimento de seus cursos de mestrado e doutorado. A nota 3 representa um desempenho regular, atende o padrão mínimo de qualidade exigido. Já a nota 4 é classificada pela Capes como um bom desempenho.

Verticalização

A nova aprovação marca um ano de intensa verticalização na educação superior desenvolvida na UEMS. Em 2012 a Universidade conquistou seu primeiro doutorado e três novos mestrados, em Agronomia (Cassilândia), mestrado profissional em Educação (Campo Grande) e este mais recente profissional em Letras. “Todas essas conquistas mostram a qualidade dos nossos cursos, dos professores e de todos os envolvidos no desenvolvimento da Universidade. Ampliar nossos programas de pós-graduação significa dar condições para que a sociedade sul-mato-grossense tenha oportunidades de buscar qualificação profissional e acadêmica de qualidade sem precisar se deslocar para outros Estados como acontecia antigamente”, ressalta o reitor Fábio Edir.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÊS LAGOAS
Dupla armada rende família para roubar joias, celulares e dinheiro
EDUCAÇÃO
IFMS divulga locais de prova do Exame de Seleção 2020
NORTE DE MS
Após 14 anos, MS registra casos de raiva bovina, com quatro mortes
SELEÇÃO
Comarca de Angélica abre processo seletivo para estagiários de Direito
CORUMBÁ
Mulher é arrastada após ficar com braço preso no carro do ex-namorado
DOURADOS
Mulheres são presas com maconha dentro de ônibus
BRASIL
CCJ da Câmara aprova PEC da prisão em segunda instância
RIBAS DO RIO PARDO
Homem é preso após comprar catuaba para adolescentes
GOVERNO PRESENTE
Murilo ressalta obras e diz que novos projetos estão em construção em Dourados
MATO GROSSO DO SUL
Seminário debate atenção às mulheres em situação de violência no dia 29

Mais Lidas

ESTELIONATO
Suspeita de aplicar golpes em Dourados é presa na Paraíba
OPERAÇÃO PATRON
Dono de loja de importados na fronteira também é alvo de operação
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Ex esperou mulher chegar de curso para tentar matá-la no Estrela Verá
OPERAÇÃO PURIFICAÇÃO
Justiça Federal aceita denúncia contra cinco suspeitos de corrupção na Funsaud