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UEMS faz mapeamento de pesquisas sobre Educação Especial

11 dezembro 2012 - 13h42

Potencializar as pesquisas sobre Educação Especial desenvolvidos na região Centro Oeste. Este é o objetivo do projeto “Estado do Conhecimento sobre Educação Especial na Região Centro-Oeste”, coordenado pela pesquisadora e professora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Doracina Araújo, do mestrado em Educação da unidade universitária de Paranaíba.

O projeto possibilitará a realização de um completo mapeamento das teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduações do Centro Oeste que se dedicam à temática da Educação Especial. “O material mapeado será organizado em seis categorias: altas habilidades, cegueira ou deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual, síndromes e surdez ou deficiência auditiva. Em seguida identificaremos nas teses e dissertações as teorias que têm preponderado nas produções intelectuais dos estudiosos da Região Centro-Oeste”, explica Doracina.

Com os levantamentos realizados, a equipe do projeto criará um banco de dados para acompanhar anualmente a evolução desses estudos, inicialmente na região Centro-Oeste e, posteriormente, em outras regiões do Brasil. Espera-se com os resultados alcançados contribuir com pesquisadores que se interessam e realizam pesquisas sobre essa temática, assim como com educadores que buscam estudos para melhorar sua prática educacional e discentes de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu que se interessem em pesquisar sobre Educação Especial em seus trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, monografias, teses e dissertações.

###Investimento
No projeto serão investidos mais de R$ 26 mil, dinheiro que será utilizado, principalmente, na aquisição de seis computadores, base tecnológica para o desenvolvimento dos trabalhos propostos. A previsão de conclusão dessa primeira fase do projeto é para dezembro de 2013.

Atualmente estão inseridos nas atividades do projeto: um aluno do curso de Pedagogia, bolsista de iniciação científica pelo CNPq, dois professores do Mestrado em Educação de Paranaíba; um egresso do Mestrado em Educação da UEMS/Paranaíba, uma mestranda do mesmo programa, dois docentes do curso de Pedagogia de Paranaíba, um mestrando da UFGD, um professor da UFMS/Paranaíba e dois pedagogos formados pelo curso.


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