Menu
Busca terça, 21 de maio de 2019
(67) 9860-3221

UEMS faz mapeamento de pesquisas sobre Educação Especial

11 dezembro 2012 - 13h42

Potencializar as pesquisas sobre Educação Especial desenvolvidos na região Centro Oeste. Este é o objetivo do projeto “Estado do Conhecimento sobre Educação Especial na Região Centro-Oeste”, coordenado pela pesquisadora e professora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Doracina Araújo, do mestrado em Educação da unidade universitária de Paranaíba.

O projeto possibilitará a realização de um completo mapeamento das teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduações do Centro Oeste que se dedicam à temática da Educação Especial. “O material mapeado será organizado em seis categorias: altas habilidades, cegueira ou deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual, síndromes e surdez ou deficiência auditiva. Em seguida identificaremos nas teses e dissertações as teorias que têm preponderado nas produções intelectuais dos estudiosos da Região Centro-Oeste”, explica Doracina.

Com os levantamentos realizados, a equipe do projeto criará um banco de dados para acompanhar anualmente a evolução desses estudos, inicialmente na região Centro-Oeste e, posteriormente, em outras regiões do Brasil. Espera-se com os resultados alcançados contribuir com pesquisadores que se interessam e realizam pesquisas sobre essa temática, assim como com educadores que buscam estudos para melhorar sua prática educacional e discentes de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu que se interessem em pesquisar sobre Educação Especial em seus trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, monografias, teses e dissertações.

###Investimento
No projeto serão investidos mais de R$ 26 mil, dinheiro que será utilizado, principalmente, na aquisição de seis computadores, base tecnológica para o desenvolvimento dos trabalhos propostos. A previsão de conclusão dessa primeira fase do projeto é para dezembro de 2013.

Atualmente estão inseridos nas atividades do projeto: um aluno do curso de Pedagogia, bolsista de iniciação científica pelo CNPq, dois professores do Mestrado em Educação de Paranaíba; um egresso do Mestrado em Educação da UEMS/Paranaíba, uma mestranda do mesmo programa, dois docentes do curso de Pedagogia de Paranaíba, um mestrando da UFGD, um professor da UFMS/Paranaíba e dois pedagogos formados pelo curso.


Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZZ
Sabrina Sato posa em ensaio de moda praia: "de boa já com o biquíni"
NOVA ANDRADINA
Polícia fecha "boca de fumo" chefiada por adolescente de 17 anos
PGR
Procurador de Mato Grosso do Sul disputa sucessão de Raquel Dodge
ENERGIA ELÉTRICA
Aneel reajusta valor das bandeiras tarifárias; maior é de 50% na amarela
PANTANAL
Empresários realizam encontro da pesca em apoio a cota zero
BRASIL
Senado aprova regulamentação da profissão de cuidador de idosos
CRIME AMBIENTAL
Paranaense é autuado em R$ 12 mil por armazenamento de madeira ilegal
CONCURSO
IBGE lança edital com 209 vagas de recenseador e agente censitário
CAPITAL
Travesti é suspeita de matar vendedor de 48 anos com 14 facadas
SELEÇÃO
UEMS abre inscrições para processo seletivo de professores temporários

Mais Lidas

ITAPORÃ
PM da reserva morre em acidente próximo a ponte do Rio Santa Maria
DOURADOS
Comissão vota contra o próprio parecer e Idenor se salva de cassação
EDUCAÇÃO
Inscrições do Encceja 2019 começam nesta segunda-feira
DOURADOS
Ex-líder da prefeita Délia Razuk é alvo de pedido de cassação