Menu
Busca terça, 16 de julho de 2019
(67) 9860-3221

UEMS faz mapeamento de pesquisas sobre Educação Especial

11 dezembro 2012 - 13h42

Potencializar as pesquisas sobre Educação Especial desenvolvidos na região Centro Oeste. Este é o objetivo do projeto “Estado do Conhecimento sobre Educação Especial na Região Centro-Oeste”, coordenado pela pesquisadora e professora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Doracina Araújo, do mestrado em Educação da unidade universitária de Paranaíba.

O projeto possibilitará a realização de um completo mapeamento das teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduações do Centro Oeste que se dedicam à temática da Educação Especial. “O material mapeado será organizado em seis categorias: altas habilidades, cegueira ou deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual, síndromes e surdez ou deficiência auditiva. Em seguida identificaremos nas teses e dissertações as teorias que têm preponderado nas produções intelectuais dos estudiosos da Região Centro-Oeste”, explica Doracina.

Com os levantamentos realizados, a equipe do projeto criará um banco de dados para acompanhar anualmente a evolução desses estudos, inicialmente na região Centro-Oeste e, posteriormente, em outras regiões do Brasil. Espera-se com os resultados alcançados contribuir com pesquisadores que se interessam e realizam pesquisas sobre essa temática, assim como com educadores que buscam estudos para melhorar sua prática educacional e discentes de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu que se interessem em pesquisar sobre Educação Especial em seus trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, monografias, teses e dissertações.

###Investimento
No projeto serão investidos mais de R$ 26 mil, dinheiro que será utilizado, principalmente, na aquisição de seis computadores, base tecnológica para o desenvolvimento dos trabalhos propostos. A previsão de conclusão dessa primeira fase do projeto é para dezembro de 2013.

Atualmente estão inseridos nas atividades do projeto: um aluno do curso de Pedagogia, bolsista de iniciação científica pelo CNPq, dois professores do Mestrado em Educação de Paranaíba; um egresso do Mestrado em Educação da UEMS/Paranaíba, uma mestranda do mesmo programa, dois docentes do curso de Pedagogia de Paranaíba, um mestrando da UFGD, um professor da UFMS/Paranaíba e dois pedagogos formados pelo curso.


Deixe seu Comentário

Leia Também

ACORDO
Vale vai pagar R$ 700 mil a cada familiar de mortos em Brumadinho
MODERNIZAR
TJ/MS reformulará portal para melhorar acessibilidade e tecnologias
LIGAÇÕES INCÔMODAS
Entra no ar site para cadastramento na lista de 'não perturbe'
CORUMBÁ
Irmãos vão parar no CTI após explosão de chapa em confraternização
EDUCAÇÃO
Prazo para participar da lista de espera do ProUni termina hoje
BR-267
Carreta bate em 3 veículos durante interdição após acidente com morte
INFORME PUBLICITÁRIO
Para alguns alunos de Dourados, o futuro da Educação já é realidade
TEMPO
Terça-feira nublada, ainda com possibilidade de chuva em Dourados
SHOWBIZZ
Geisy Arruda posa de biquíni e avisa: “De volta à dieta e treinos”
CORUMBÁ
Flagrado pedindo propina, ginecologista foi denunciado por abuso sexual

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é assassinado a tiros em conveniência
DOURADOS
Homem é morto no Jardim Pantanal; segundo homicídio da noite
DOURADOS
Homem é baleado no Jardim Pelicano
DOURADOS
Homem assassinado no Jardim Pantanal tinha 23 anos