Menu
Busca segunda, 23 de abril de 2018
(67) 9860-3221
" " " YOUR TEXT HERE "

UEMS faz mapeamento de pesquisas sobre Educação Especial

11 dezembro 2012 - 13h42

Potencializar as pesquisas sobre Educação Especial desenvolvidos na região Centro Oeste. Este é o objetivo do projeto “Estado do Conhecimento sobre Educação Especial na Região Centro-Oeste”, coordenado pela pesquisadora e professora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Doracina Araújo, do mestrado em Educação da unidade universitária de Paranaíba.

O projeto possibilitará a realização de um completo mapeamento das teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduações do Centro Oeste que se dedicam à temática da Educação Especial. “O material mapeado será organizado em seis categorias: altas habilidades, cegueira ou deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual, síndromes e surdez ou deficiência auditiva. Em seguida identificaremos nas teses e dissertações as teorias que têm preponderado nas produções intelectuais dos estudiosos da Região Centro-Oeste”, explica Doracina.

Com os levantamentos realizados, a equipe do projeto criará um banco de dados para acompanhar anualmente a evolução desses estudos, inicialmente na região Centro-Oeste e, posteriormente, em outras regiões do Brasil. Espera-se com os resultados alcançados contribuir com pesquisadores que se interessam e realizam pesquisas sobre essa temática, assim como com educadores que buscam estudos para melhorar sua prática educacional e discentes de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu que se interessem em pesquisar sobre Educação Especial em seus trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, monografias, teses e dissertações.

###Investimento
No projeto serão investidos mais de R$ 26 mil, dinheiro que será utilizado, principalmente, na aquisição de seis computadores, base tecnológica para o desenvolvimento dos trabalhos propostos. A previsão de conclusão dessa primeira fase do projeto é para dezembro de 2013.

Atualmente estão inseridos nas atividades do projeto: um aluno do curso de Pedagogia, bolsista de iniciação científica pelo CNPq, dois professores do Mestrado em Educação de Paranaíba; um egresso do Mestrado em Educação da UEMS/Paranaíba, uma mestranda do mesmo programa, dois docentes do curso de Pedagogia de Paranaíba, um mestrando da UFGD, um professor da UFMS/Paranaíba e dois pedagogos formados pelo curso.


Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Motorista sem CNH atropela criança de 5 anos a caminho da escola
SELEÇÃO
UEMS abre inscrições para processo seletivo de Tutores a Distância
CAMPO GRANDE
Motorista leva dois tiros durante golpe falso frete
TRIBUNAIS
Conselho de Justiça inicia inspeção ordinária no Poder Judiciário de MS
RIO BRILHANTE
Morador de São Paulo aciona polícia de MS para livrar a irmã de cárcere
MODERNIZAÇÃO
Assembleia implementa projeto de acessibilidade no Palácio Guaicurus
UFGD
Colóquio debaterá o direito à educação em contextos de privatização
ACIDENTE
Motorista campo-grandense morre atropelado por carro em rodovia de SP
ELEIÇÕES
PT reafirma candidatura de Lula para presidente da República
POLÍCIA
Dois são presos com veículos que seriam utilizados para contrabando

Mais Lidas

BR-163
Homem é preso com carro de luxo comprado pelo “Finanzinho”
JARDIM RASSELEN
Após furtar produtos de atacadista homem é detido por populares
TRÊS LAGOAS
Morre vítima de acidente com carreta; filho revelou tentativa de suicídio
MARACAJU
Homem com várias passagens pela polícia é encontrado degolado