Menu
Busca terça, 18 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
SEMINÁRIO

Uems debate em evento internacional Rota Latina Americana

20 outubro 2017 - 14h50Por Da redação

Entre os dias 23, 24 e 25 de outubro, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e a Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, sediam o I Seminário da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana. Estarão presentes representantes da Argentina, do Brasil, do Chile e do Paraguai. 

O Seminário visa discutir os “Desafios Sociais, Turísticos, Econômicos e Potencialidades Acadêmicas” relativas ao Corredor Bioceânico Rodoviário que tem como objetivo ligar o Mato Grosso do Sul aos portos do Chile.

A abertura no dia 23, às 13h30 no Auditório da Uems, em Campo Grande, contará com a presença de autoridades como Embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica, o Ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, senadores, deputados, entre outros. 

Ainda no dia 23 ocorrerão duas mesas: O Corredor Bioceânico Rodoviário: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, às 15h30, e Cooperação Acadêmica na Rota Universitária Bioceânica: Ensaios de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica, às 19h30.

“A Rede Universitária da Rota Biocânica” será tema da primeira palestra do dia 24; e logo após professores Representantes das Instituições de Ensino Superior da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai falarão sobre “Identificando Realidades da Rota Bioceânica: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai”.

Na UCDB nos dias 24 e 25, às 19h, do dia 24, será a abertura oficial do “IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão “Saberes em Ação UCDB”. No dia 25, a partir das 08h, a discussão será sobre a “Cooperação Acadêmica na Rota Universitária Bioceânica”. No período vespertino serão feitas propostas de trabalho da Rede de Universidades para a Rota Bioceânica (Plano de Cooperação Universitária - Intervenções Comunitárias e Produções Científicas) e a eleição da 2ª Coordenação da Rede Universitária Bioceânica 2018/2 e 2019/02.

Entre os debatedores que participarão do evento, estão dez pesquisadores de Universidades conveniadas a Uems, durante a viagem que percorreu da Rota Bioceânica, em Agosto de 2017. 

Serão dois pesquisadores da Universidade Nacional de Jujuy, dois da Universidade Nacional de Salta, ambas da Argentina. Mais dois pesquisadores da Universidade de Antofagasta e dois a Universidade Católica do Norte, ambas do Chile. E dois pesquisadores da Universidade Nacional de Assunção, do Paraguai. A caravana de pesquisadores participara dos debates e conhecerá pontos turísticos de Campo Grande.

Ação do Crie

Organiza o evento a Rota de Integração Latino-Americana (RILA), o Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (Caf) e o Ministério das Relações Exteriores. Coordenada pelo Crie-MS (em que fazem parte a Uems, UFGD, UFMS, Uniderp, UCDB e IFMS), a Rede Universitária promove a integração das pesquisas sobre o impacto da Rota Bioceânica que liga MS ao oceano pacífico.

Para o Reitor da UEMS e presidente do Crie-MS, Fábio Edir dos Santos Costa, o Conselho, reforça o trabalho em conjunto entre as Instituições de Ensino Superior. “A primeira ação conjunta das Universidades foram os estudos da RILA (Rota de Integração Latino Americana), que ocorrem junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). E este I Seminário é importante para discutirmos sobre os desafios e potencialidades diagnosticados”, comentou o reitor a UEMS.

As inscrições serão realizadas antes de cada mesa de debates, com a certificação de 05h. O evento é gratuito e aberto a toda a população.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Sasha enfrenta calor forte do Rio em dia de praia com amigas
LADÁRIO
Antes da prisão, vereador procurou MP para “entregar” delator
CAARAPÓ
Juiz federal determina reintegração de área invadida por índios
TRÊS LAGOAS
Três dias após internação, professora morre com suspeita de dengue
RELIGIÃO
Imagens sacras serão mantidas no Planalto e Alvorada, diz Bolsonaro
AQUIDAUANA
Operador de máquina morre um dia após batida entre carro e caminhão
LIMINAR
Justiça de Goiás nega habeas corpus ao médium João de Deus
BATAGUASSU
Polícia apreende 115 quilos de cocaína em estepe de caminhão
MAIS CEDO
Globo oficializa que jogos de quarta-feira terão início às 21h30
TECNOLOGIA
Clientes do Banco do Brasil poderão usar WhatsApp para fazer saques

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem faz desabafo sobre a morte do pai em confronto: “lamento por você ter escolhido esse caminho”
DOURADOS
Délia exonera cinco secretários de uma só vez e inicia reforma administrativa
DOURADOS
“Batida” acaba com festa lotada de menores e regada a bebida alcoólica
POLÍCIA
Jovem é baleada em tentativa de assalto em Dourados