Menu
Busca segunda, 18 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
SEMINÁRIO

Uems debate em evento internacional Rota Latina Americana

20 outubro 2017 - 14h50Por Da redação

Entre os dias 23, 24 e 25 de outubro, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e a Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, sediam o I Seminário da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana. Estarão presentes representantes da Argentina, do Brasil, do Chile e do Paraguai. 

O Seminário visa discutir os “Desafios Sociais, Turísticos, Econômicos e Potencialidades Acadêmicas” relativas ao Corredor Bioceânico Rodoviário que tem como objetivo ligar o Mato Grosso do Sul aos portos do Chile.

A abertura no dia 23, às 13h30 no Auditório da Uems, em Campo Grande, contará com a presença de autoridades como Embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica, o Ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, senadores, deputados, entre outros. 

Ainda no dia 23 ocorrerão duas mesas: O Corredor Bioceânico Rodoviário: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, às 15h30, e Cooperação Acadêmica na Rota Universitária Bioceânica: Ensaios de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica, às 19h30.

“A Rede Universitária da Rota Biocânica” será tema da primeira palestra do dia 24; e logo após professores Representantes das Instituições de Ensino Superior da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai falarão sobre “Identificando Realidades da Rota Bioceânica: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai”.

Na UCDB nos dias 24 e 25, às 19h, do dia 24, será a abertura oficial do “IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão “Saberes em Ação UCDB”. No dia 25, a partir das 08h, a discussão será sobre a “Cooperação Acadêmica na Rota Universitária Bioceânica”. No período vespertino serão feitas propostas de trabalho da Rede de Universidades para a Rota Bioceânica (Plano de Cooperação Universitária - Intervenções Comunitárias e Produções Científicas) e a eleição da 2ª Coordenação da Rede Universitária Bioceânica 2018/2 e 2019/02.

Entre os debatedores que participarão do evento, estão dez pesquisadores de Universidades conveniadas a Uems, durante a viagem que percorreu da Rota Bioceânica, em Agosto de 2017. 

Serão dois pesquisadores da Universidade Nacional de Jujuy, dois da Universidade Nacional de Salta, ambas da Argentina. Mais dois pesquisadores da Universidade de Antofagasta e dois a Universidade Católica do Norte, ambas do Chile. E dois pesquisadores da Universidade Nacional de Assunção, do Paraguai. A caravana de pesquisadores participara dos debates e conhecerá pontos turísticos de Campo Grande.

Ação do Crie

Organiza o evento a Rota de Integração Latino-Americana (RILA), o Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (Caf) e o Ministério das Relações Exteriores. Coordenada pelo Crie-MS (em que fazem parte a Uems, UFGD, UFMS, Uniderp, UCDB e IFMS), a Rede Universitária promove a integração das pesquisas sobre o impacto da Rota Bioceânica que liga MS ao oceano pacífico.

Para o Reitor da UEMS e presidente do Crie-MS, Fábio Edir dos Santos Costa, o Conselho, reforça o trabalho em conjunto entre as Instituições de Ensino Superior. “A primeira ação conjunta das Universidades foram os estudos da RILA (Rota de Integração Latino Americana), que ocorrem junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). E este I Seminário é importante para discutirmos sobre os desafios e potencialidades diagnosticados”, comentou o reitor a UEMS.

As inscrições serão realizadas antes de cada mesa de debates, com a certificação de 05h. O evento é gratuito e aberto a toda a população.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Um ano após demissão, ex-secretário de Délia retorna e é nomeado na Secretaria de Governo
GERAL
Centro alerta sobre revogação da exigência da emissão do Registro Aduaneiro
TRÁFICO DE DROGAS
Homem é preso com mais de 40kg de maconha na BR-060
CAMPO GRANDE
Ciclista suspeito de estar bêbado é atropelado e morre
ECONOMIA
Mercado reduz projeção de crescimento da economia para 2,48% em 2019
DOURADOS
“Buracão da Federal” dá prejuízo a motoristas em via movimentada
EDUCAÇÃO
230 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino retornam às aulas nesta segunda-feira
ELEIÇÕES 2018
Pedido de Bernal para validar votos é negado pelo STF
CAMPO GRANDE
Ex-tenente acusado de furtar cadáver é preso dirigindo bêbado
GERAL
Senai prorroga período de matrículas para dois cursos técnicos em Corumbá e Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncia anônima, Polícia fecha “boca de fumo” no jardim Itália
POLÍCIA
Para defender a mãe de agressão, adolescente mata padrasto a tiros
Homem é assassinado a tiros de pistola na região de fronteira
TRÁFICO
Homem de 27 anos é preso com 185 quilos de maconha em residência