Menu
Busca sexta, 17 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221

Tecnologia de inoculação em feijoeiro em pesquisa na Embrapa

22 agosto 2006 - 16h21

 Grande parte da produção do feijão brasileiro está ligada a pequenas e médias propriedades, geralmente utilizando baixos níveis tecnológicos. Dentro deste contexto, destaca-se a necessidade do desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de menor risco e de baixo custo, como a inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio, capazes de melhorar os níveis de produtividade dos pequenos agricultores, mantendo a sustentabilidade ambiental.
A inoculação com bactérias do grupo dos rizóbios (bactérias benéficas presentes no solo, as quais são atraídas para as raízes das plantas leguminosas, como o feijoeiro), capazes de fixar o nitrogênio atmosférico e fornecê-lo à cultura, é uma tecnologia capaz de substituir, pelo menos parcialmente, a adubação nitrogenada resultando em benefícios ao produtor.
O nitrogênio é um dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas e, normalmente, é fornecido para as culturas através da adubação com uréia, sulfato de amônia, esterco ou outras formulações. No entanto, o ar contém quase 80% de nitrogênio, na forma de gás, e este pode ser aproveitado pelas plantas por meio do trabalho dos rizóbios, que absorvem este elemento do ar, transformando-o em aminoácidos ou outros compostos que podem ser utilizados na nutrição nitrogenada do vegetal.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dr. Fábio Martins Mercante, a pesquisa com fixação biológica de nitrogênio em feijoeiro tem avançado bastante nos últimos anos, “através de programas de seleção de rizóbios com elevada eficiência simbiótica e adaptados às condições adversas dos solos brasileiros, como altas temperaturas e acidez elevada. Diversos ensaios de pesquisa a campo têm mostrado rendimentos médios da cultura do feijoeiro acima de 2000 kg/ ha, com o uso da tecnologia de inoculação com rizóbio. Considerando-se que o rendimento médio nacional da cultura, na safra 2004/205, foi de apenas 798 kg/ ha, verifica-se um grande potencial para obtenção de incrementos significativos no rendimento médio da cultura com o uso dessa tecnologia”, explica. 
Mercante estuda a fixação biológica de nitrogênio em feijoeiro há 19 anos, conduzindo projetos de pesquisa que visam à obtenção e seleção de estirpes de rizóbio com elevadas eficiência simbiótica e competitividade, além de outros estudos com pesquisas básicas e aplicadas para maximizar a contribuição da fixação biológica de nitrogênio na cultura do feijoeiro.
Na última semana, aproximadamente, 50 estudantes de graduação do curso de Agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participaram de seminário e dia de campo sobre o tema na Embrapa, no qual o pesquisador abordou os avanços e perspectivas da tecnologia de inoculação, incluindo o uso de aditivos para incrementos na nodulação do feijoeiro e, conseqüentemente, no rendimento médio da cultura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Fisioterapia da Cassems será na Unidade Carandá a partir de segunda
TRÊS LAGOAS
Com ajuda de cão farejador, polícia apreende droga e prende traficantes
ENSINO SUPERIOR
UFGD publica o resultado final do Vestibular 2020
RODOVIA FEDERAL
CCR MSVia alerta motoristas sobre obras em andamento na BR-163
ESCOLAS PARTICULARES
Mensalidades a partir do 6º ano variam mais de 250% em Dourados
BRASIL
Presidente do STJ susta cobrança contra geradora após suspensão de liminar a pedido da Aneel
ESPORTE
Velejador Jorge Zarif é pego em antidoping a seis meses de Tóquio 2020
REGIÃO
Novo na cidade, homem é flagrado com droga e entrega traficante à polícia
BRASIL
PGR deve se manifestar sobre pedido de Geddel para progressão de regime prisional
CRIME AMBIENTAL
Assentados usavam moto e cavalo para retirar madeiras de Reserva

Mais Lidas

DOURADOS
Dono de borracharia sofre ferimentos com explosão ao encher pneu
DOURADOS
Motorista envolvido em acidente com morte no domingo se apresenta à polícia
DOURADOS
Homem é preso por destruir celular em operação deflagrada para esclarecer homicídio
POLÍCIA
Mulher é presa após furtar loja de departamentos em Dourados