Menu
Busca segunda, 27 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221
DOURADOS

Servidora da UEMS lança livro sobre Letramento Digital nesta sexta

23 maio 2019 - 19h35Por Da redação

A servidora técnico-administrativa da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Vanessa Maciel Franco Magalhães, juntamente com Elisângela Pereira da Silva (professora da Rede Pública de Naviraí) e Edilaine Buin, docente da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), lança nesta sexta-feira, dia 24 de maio, o livro “Desafios do Letramento Digital: o diálogo entre a universidade e a escola”.

O livro é resultado de pesquisas realizadas durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

O evento ocorrerá às 18 horas, no Casulo, localizado na Rua Reinaldo Bianchi, 398, Parque Alvorada, em Dourados.

Sobre a obra

Um dos pontos mais relevantes deste livro é o diálogo entre universidade e escola diante dos desafios enfrentados com as tecnologias da comunicação e da informação. Isso foi possível porque as autoras circulam entre os dois contextos e origina-se de um problema que afeta tanto o ensino superior quanto o ensino básico. Os estudantes, muitas vezes, têm familiaridade com as ferramentas da tecnologia digital, mas, por vezes, falta-lhes domínio para tarefas mais elaboradas, como, por exemplo, uma busca mais eficiente de informações na internet.

Uma parte do trabalho, que deu origem a este livro, buscava, então, compreender melhor como se dava a busca de informações na internet de alunos do curso de Letras do 1º ano, que têm todo o conhecimento trazido do ensino básico, e de alunos do 4º ano, que já compilam os resultados de quatro anos de graduação, e reconstruir esse processo de busca. Essa primeira, em que se diagnosticaram os problemas, possibilitou a idealização e realização de um curso de formação continuada, para professores da escola básica e graduandos em Letras, envolvendo o letramento digital, no âmbito do PIBID-Letras-UFGD. Essa formação foi a base da segunda etapa de pesquisa, que constituiu em observar criticamente o desenvolvimento e os resultados da formação.

 Este livro é resultado de duas pesquisas de mestrado e das discussões que propiciaram no grupo de pesquisa Gênero Discursivos e Formação de Professores (GEDFOR)/CNPq; o que só foi possível devido a um clima constante de troca de experiências, de reflexão e de colaboração. Este livro é a compilação de questões que interessam, sobretudo, a professores da escola básica, a professores em formação, a acadêmicos de Letras e de outras áreas afins que tenham interesse no Letramento Digital, mais especificamente, em aspectos da busca de informação na internet e da construção do infográfico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÁFICO
Taxista boliviano é preso em MS com cocaína que entregaria em São Paulo
BATAYPORÃ
Vereador denuncia reforma de carro particular em oficina municipal
CRIME AMBIENTAL
Homem é multado em R$ 11 mil por desmatamento de vegetação nativa
COURO
Feira da Indústria de Calçados começa com projeções positivas
LUTO NO ESPORTE
Kobe Bryant, astro da NBA, morre aos 41 anos em acidente de helicóptero
CONCURSOS
Ao menos 15 órgãos abrem inscrições nesta segunda para mais de 600 vagas
COSTA RICA
Polícia prende suspeito de matar homem com tiros pelas costas em bar
DESLIZAMENTOS
Defesa Civil confirma 37 mortes por causa da chuva em Minas Gerais
BATAYPORÃ
Mulher de 22 anos é multada em R$ 1 mil por maus-tratos a cachorro
ECONOMIA
Dourados recebe palestra com técnicas para fugir da rotina na empresa

Mais Lidas

DOAÇÃO
Órgãos captados em Dourados vão salvar vidas em três Estados
DOURADOS
Motociclista bate em caminhão da coleta de lixo e fica em estado gravíssimo
MS
Homem é acusado de colocar sedativo no leite para abusar de enteada
DOURADOS
Designação para escolas e Ceim’s acontece neste sábado