quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
AGRICULTURA FAMILIAR

Semaf entrega mudas de maracujá para produtores de Dourados

Semaf entrega mudas de maracujá para produtores de Dourados

06 novembro 2017 - 16h50Por Assessoria

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), em parceria firmada com a Embrapa e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) entrega aos agricultores familiares de Dourados as mudas de maracujá em mais uma etapa do projeto de fomento à produção da fruta no município.


Mais de 20 produtores recebem as 2,3 mil mudas para plantio nas propriedades que participam do projeto Maracujá Agroecológico. A ação busca a estruturação da cadeia produtiva do maracujá e a entrega das mudas é a quinta etapa de um processo que teve a produção das mudas, com estudo genético realizado pela Embrapa, a seleção dos produtores devidamente cadastrados na Semaf, a ministração de palestra com o tema “Cultura do maracujazeiro em sistema agroecológico” e o suporte para a preparação e análise do solo, das quais participaram especialistas da Semaf, Embrapa e Agraer, e dos produtores.


Segundo o secretário de Agricultura, Landmark Ferreira Rios, a meta é produzir pelo menos 20 toneladas de maracujá até os meses de março, abril e maio. “É uma injeção de ânimo ao setor com a geração de renda aos produtores e a inserção no mercado de uma quantidade do produto que leve a baixa do preço. Assim, ganha o produtor que permanece no campo, ganha o munícipe que tem um maracujá de boa qualidade mais acessível”, disse Landmark.


As mudas entregues são de maracujá do tipo Gigante Amarelo, Rubi do Cerrado e Sol do Cerrado. “Temos muitos pontos favoráveis ao cultivo do maracujá e de outras frutas, com clima e solo potenciais. Estas espécies são as mais adequadas a nossa região”, explicou o agrônomo José Joaquim, da Semaf.


Com a dotação de conhecimento e aplicação de tecnologias aos produtores, a meta da Semaf é que Dourados também caminhe para a independência na produção, não dependendo mais de trazer estes produtos de outras localidades.


Segundo o secretário Landmark Ferreira Rios, o entendimento de que o município e a região são potenciais produtores de plantas frutíferas se soma a necessidade de geração de emprego e renda e de aplicação de conhecimento que possuem os técnicos das entidades que tratam o assunto. “Solicitamos à Embrapa o aporte, tivemos na Agraer uma parceria e vamos trabalhando juntos com este planejamento para dar, literalmente, muitos frutos para que a nossa cidade evolua na produção agroecológica e venha ser autossuficiente em muitos aspectos. Potencial nós temos”, analisou Landmark.


Assim, a Semaf ataca um dos grandes entraves que o setor enfrenta que é a falta de especialização, e muitas vezes, de incentivo. O próximo passo será o fomento ao cultivo da goiaba, com os mesmos objetivos de aumento da produção e diminuição do preço no mercado local.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262
TRÊS LAGOAS

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional
58ª EXPOAGRO

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira
DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira
SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta