Menu
Busca domingo, 21 de outubro de 2018
(67) 9860-3221

Restauração do Santo Sudário causa polêmica

10 agosto 2002 - 09h46


Os últimos trabalhos de restauração do Santo Sudário, uma das relíquias mais importantes do cristianismo, deram início a uma grande polêmica por causa da retirada de alguns remendos que foram feitos durante a época medieval.
O trabalho foi feito, entre junho e julho, por uma equipe liderada pela especialista suíça Mechtild Flury-Lemberg e com a autorização da diocese de Turim, no norte da Itália. O Santo Sudário é o pano que, diz a tradição, envolveu o corpo sem vida de Jesus. Ele é conservado na catedral de Turim.
Agora vários especialistas criticaram o reparo, pois afirmam que a relíquia sofreu uma grande modificação em relação a seu estado original. A maior reclamação é proveniente da retirada de 30 remendos triangulares que foram costurados pelas Clarissas de Chambery (França) depois do incêndio que danificou a mortalha, em 1532. O trabalho feito recentemente pela especialista também incluiu a retirada do chamado "tecido da Holanda", que foi costurado ao sudário para favorecer sua conservação.
No entanto, um porta-voz do cardeal Severino Poletto, bispo de Turim e protetor do Sudário, afirmou que a restauração contou com a autorização da Santa Sé e foi feita seguindo as indicações dos maiores especialistas mundiais em Sindologia. A mesma fonte afirmou que os resultados das últimas pesquisas científicas feitas sobre a relíquia, levada temporariamente para a sacristia da catedral, serão divulgados em setembro.
O Vaticano nunca aceitou como definitivos os resultados dos testes de carbono-14, feitos por vários laboratórios em 1989, que concluíram que a mortalha data da Idade Média, entre os anos 1260 e 1390. O Santo Sudário é um pano de 1,36 metros de comprimento por 1,10 de largura, com marcas de cor sépia que desenham, em negativo, uma silhueta humana de tamanho natural e que teria coberto o rosto de Cristo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRADIÇÃO
18ª edição do Festsol acontece neste domingo no Clube Indaiá
DESCAMINHO
PRF apreende peças de helicóptero contrabandeadas do do Paraguai
LOTERIA
Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 18 milhões
EMPREGO
Segunda fase do concurso da PM e Bombeiros acontece neste domingo
CAMPO GRANDE
Homem espancado busca socorro, não resiste e morre em hospital
TEMPO
Domingo de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
UAUUUUU!!
Mulher Melão posa de lingerie e sensualiza com corrente
DOURADOS
Marcha para Jesus leva multidão de fiéis para o Centro
AGENDÃO
Semana na ALMS tem sessão solene, plenárias e CCJR
COXIM
Veículo roubado em Pernambuco e que seria levado para Campo Grande é recuperado

Mais Lidas

DOURADOS
Familiares e amigos dão adeus a empresário e filho mortos em acidente
DOURADOS
Bandidos atiram contra viatura e abandonam carro tomado em assalto
DOURADOS
Dupla é flagrada furtando comércio no Centro
TRÁFICO
Quadrilha que distribua cocaína é desarticulada em MS