Menu
Busca domingo, 22 de julho de 2018
(67) 9860-3221

Restauração do Santo Sudário causa polêmica

10 agosto 2002 - 09h46


Os últimos trabalhos de restauração do Santo Sudário, uma das relíquias mais importantes do cristianismo, deram início a uma grande polêmica por causa da retirada de alguns remendos que foram feitos durante a época medieval.
O trabalho foi feito, entre junho e julho, por uma equipe liderada pela especialista suíça Mechtild Flury-Lemberg e com a autorização da diocese de Turim, no norte da Itália. O Santo Sudário é o pano que, diz a tradição, envolveu o corpo sem vida de Jesus. Ele é conservado na catedral de Turim.
Agora vários especialistas criticaram o reparo, pois afirmam que a relíquia sofreu uma grande modificação em relação a seu estado original. A maior reclamação é proveniente da retirada de 30 remendos triangulares que foram costurados pelas Clarissas de Chambery (França) depois do incêndio que danificou a mortalha, em 1532. O trabalho feito recentemente pela especialista também incluiu a retirada do chamado "tecido da Holanda", que foi costurado ao sudário para favorecer sua conservação.
No entanto, um porta-voz do cardeal Severino Poletto, bispo de Turim e protetor do Sudário, afirmou que a restauração contou com a autorização da Santa Sé e foi feita seguindo as indicações dos maiores especialistas mundiais em Sindologia. A mesma fonte afirmou que os resultados das últimas pesquisas científicas feitas sobre a relíquia, levada temporariamente para a sacristia da catedral, serão divulgados em setembro.
O Vaticano nunca aceitou como definitivos os resultados dos testes de carbono-14, feitos por vários laboratórios em 1989, que concluíram que a mortalha data da Idade Média, entre os anos 1260 e 1390. O Santo Sudário é um pano de 1,36 metros de comprimento por 1,10 de largura, com marcas de cor sépia que desenham, em negativo, uma silhueta humana de tamanho natural e que teria coberto o rosto de Cristo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTRELA DO LESTE
Rapaz esfaqueado pede socorro em conveniência, mas acaba morrendo no local
SHOWBIZ
Paolla Oliveira exibe corpão ao tomar sol em piscína
LAGUNA CARAPÃ
Polícia apreende 365 quilos de maconha em veículo abandonado
GUARAPUAVA
Acidente aéreo mata deputado estadual do Paraná Bernardo Carli
AMAMBAI
Bebê de 1 ano e 9 meses morre afogado em açude de chácara
BLOCOS
Temer vai ao México para reunião de Mercosul e Aliança do Pacífico
MEIO AMBIENTE
PMA de Dourados autua pecuarista em R$ 57 mil por desmatamento
EMPREGO
10 órgãos abrem inscrições para quase 600 vagas na segunda-feira
CAMPO GRANDE
Mulher fica gravemente ferida após ser lançada contra arame farpado
AMPLAVISÃO 1315
Nas pontes de Roma a lembrança de André

Mais Lidas

ÁGUA BOA
Ferido com tiro durante comemorações na Copa é preso com drogas em Dourados
CAMPO DOURADO
Jovem nega tráfico e diz que pedido de carona o levou até casa com droga
DOURADOS
Índios invadem fazenda, torturam e fazem caseiro refém por 6h
CAMPO GRANDE
Mulher morre ao bater carro na traseira de caminhão parado